Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno?

Com a polarização, é cada vez mais alta as chances de que as eleições à presidência se resolvam em 1º Turno.

Mas como se vence uma eleição em 1º Turno?

Quais as chances de Lula e Bolsonaro?

Segundo o TSE, vence em 1º turno o candidato a presidente que fizer:

50% Votos Válidos

1 (um) voto

+

Votos válidos são aqueles dados efetivamente para algum candidato no pleito. Votos em Branco, nulo ou os ausentes não são contabilizados.

Ou seja, se o 1º colocado tiver mais votos que a SOMA de todos os outros candidatos, ele tem 50% dos votos válidos + 1. E está eleito em 1º turno.

O ex-presidente Lula tem mostrado uma alta capacidade de vitória no 1º turno. Pontuando sempre acima dos 45% dos votos válidos.

Se Lula conseguir convencer parte do eleitorado “nem lula, nem bolsonaro” a lhe dar um voto de confiança, pode liquidar a disputa.

Impor uma vitória incontestável sobre Bolsonaro e vencer o quanto antes a ameaça à democracia que Bolsonaro representa, são os grandes argumentos.

A baixa pontuação dos candidatos de "fora da polarização", teoricamente, diminuiria a diferença que Bolsonaro teria que tirar para tentar uma vitória em 1º turno.

Entretanto, o presidente possui uma rejeição consolidada e alta, até mesmo entre os eleitores “nem Lula, nem Bolsonaro”. Bolsonaro necessitaria de uma série de fatos políticos favoráveis que pudessem fazer essa grande migração de voto.

Tem a seu favor um maior engajamento de seu eleitorado, com índices menores de abstenção, segundo especialistas.

MIGUEL DO ROSÁRIO Editor-Chefe

Mais sobre Política?