Os Principais Candidatos a Governador de São Paulo

O ex-ministro da educação Fernando Haddad (PT) tenta ao governo de São Paulo. Cercado por uma aliança de centro-esquerda, Haddad é a aposta de Lula para vencer o Governo no maior Estado do país e fazer retroceder o bolsonarismo.

Defende a criação dos Institutos Estaduais de Educação, centros educacionais de referência de cultura e esporte para a comunidade em todas as regiões do estado, em especial nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Haddad quer aumentar o salário mínimo paulista para R$1.580, sem aumentar impostos e recuperar as perdas da inflação do Governo Doria/Rodrigo, aumentando o poder de compra do trabalhador. E retomar obras paralisadas para gerar empregos e ativar a economia paulista.

Na Saúde, propõe o Programa Atende Já SP, para reduzir a fila de consultas especializadas, exames e cirurgias com mutirões.

Quer a criação do Bilhete Único integrando os transportes municipais e estaduais com bilhete único e tarifa única nas regiões metropolitanas.

O atual Governador Rodrigo Garcia (PSDB) tenta a reeleição. Assumiu o Governo após a renúncia de João Dória. 

Herdando uma gestão elogiada, mas com índices de rejeição altos por conta da figura do Dória, Garcia é a esperança da tradicional centro-direita tucana manter o poder no Estado.

No social, pretende criar o Cartão Bom Prato Um cartão, que funciona como um tíquete alimentação, no valor de R$ 300, todos os meses. focando em 1,9 milhões de famílias inscritas no CadÚnico. 

Propõe também devolver o ICMS de produtos de higiene e alimentos para a conta bancária dos mais pobres.

No educação, fala em fortalecer e ampliar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. E fala em garantir o ensino em dobro, em tempo integral, em todas as 5.100 escolas estaduais.

Na saúde, promete a construção de mais 20 AMEs. Os AME + Hospital Dia realizam cirurgias e procedimentos em que o paciente fica até 12 horas no local. Ampliar seu horário de atendimento e atender também hemodiálise e quimioterapia.

Tarcísio de Feitas (Republicanos), ex-ministro de Infraestrutura do Governo Bolsonaro, tenta o governo paulistano galgado na fama de acabar obras inacabadas. 

Optando por terminar obras de gestões anteriores ao invés de iniciar novos empreendimentos, Tarcísio ganhou fama no governo Bolsonaro. Tentará vender a imagem de um bom gestor e pragmático.

Na saúde, fala em implementar a tecnologia 5g para zerar as filas de Saúde na rede pública. Implementar serviços especializados em geriatria e pacientes crônicos.

Defende o uso de tecnologia para aprimorar a investigação feita pela policia. É defensor da redução da maioridade penal.

Quer recompor e implementar no Estado a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Ampliar a oferta de ensino integral e o projeto Jovem Aprendiz Paulista.

Pretende uma revisão na politica tributária do Estado, com a revisão dos incentivos fiscais dados. Pretende incentivar startups para gerar novos empregos.

Mais sobre Política?