O que os Presidenciáveis acham da PETROBRAS?

Preço dos combustíveis e do diesel nas alturas. A PETROBRAS suscita debate. Privatizar? Dolarizar os preços? Subsidiar?

Os Presidenciáveis falam o que pensam sobre a Petrobras e o preço dos combustíveis.

Lula já afirmou que pretende interferir na política de preços da Petrobras. Abandonando o Preço de Paridade de Importação, instituído pela companhia em 2016. 

A dolarização dos combustíveis tem dado alto lucro aos acionistas privados da empresa, mas gerando inflação no mercado interno.

"Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro."  LULA

Ciro Gomes critica os lucros da Petrobras que seriam "um tapa na cara de cada brasileiro e uma apunhalada profunda no coração dos mais pobres",  já que os altos lucros advém da dolarização dos combustíveis. 

Ciro Gomes fala em rever a politica de preços da Petrobras, acabando com a paridade ao dólar e fazer investimentos em novas refinarias, para diminuir a importação de combustíveis refinados. Ciro fala em transformar a petroleira em uma "empresa de energia"

"Se venderem, eu tomo de volta com as devidas indenizações. O que Bolsonaro e Guedes planejam, com essa absurda política de preços de combustíveis, é, nada menos, que a privatização da Petrobras. (...) De um lado, [querem] tornar a Petrobras queridinha dos mercados internacionais. De outro, torná-la antipática ao povo brasileiro." CIRO GOMES

Sergio Moro já defendeu privatizar não só a Petrobras como "todas as estatais" e que Petrobras é "uma empresa atrasada", pois vive da exploração de petróleo. 

De acordo com Moro, exploração de petróleo deve ser abandonado "como no resto do mundo" em prol de fontes de energia limpa. A assessoria de imprensa do pré-candidato nega que ele tenha dito que a empresa é atrasada e afirma que a fala se referiria à discussão em torno do tema.

"Se do ponto de vista econômico fizer sentido a privatização da Petrobras, se isso gerar eficiência para a economia, a decisão tem que ser tomada." SERGIO MORO

Em 2018, ainda como pré-candidato, Bolsonaro disse que existia a possibilidade de privatização da Petrobras, mas que ele era "pessoalmente contra".

Ao longo do mandato, porém, Bolsonaro mudou de ideia. No ano passado, o presidente afirmou que tinha vontade de privatizar a empresa, chamando-a de "monstrengo". Ele também disse que pretendia revisar a política de preços da estatal.

Bolsonaro e seu ministro da economia Paulo Guedes, tem acelerado o processo de privatização da empresa, vendendo diversas refinarias a preços questionáveis, optando por uma gestão "privada" da empresa, sem enfoque no interesse público, explicando o aumento dos combustíveis.

"Alguém acha que eu sou o malvadão, que foi aumentado o preço da gasolina e do diesel ontem porque sou o malvadão? Primeiro que não tenho controle sobre isso. Se pudesse, ficaria livre da Petrobras." JAIR BOLSONARO

Mais sobre Política?