O golpe será derrotado. Entenda como, quando e porque | O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

7

setembro 2016

50

COMENTÁRIOS

O golpe será derrotado. Entenda como, quando e porque

Escrito por , Postado em Comunicados, Política



(Foto: Jornalistas Livres)

Por Miguel do Rosário, editor do Cafezinho

O golpe será derrotado.

Haverá resistência democrática e o Brasil superará mais esse triste capítulo de sua história.

Por trás do aparente triunfo das classes rentistas e da mídia, crescem, no subterrâneos profundos da consciência política nacional, poderosas correntes de pensamento crítico, independente, soberano.

Foi exatamente por detectar o crescimento dessas correntes que as classes endinheiradas deram o golpe.

Mas não adianta. São forças que não podem ser contidas. Ao contrário, conforme a dinâmica dialética da história, o golpe ajuda a desatar energias que, não fosse por ele, ficariam estagnadas por muito mais tempo.

Essas correntes de pensamento emergirão em breve, e tomarão o poder por um longo período, bem mais longo do que os 13 anos de mandatos populares, os quais, em verdade, foram apenas os espasmos iniciais da classe trabalhadora.

Para apressar essa vitória, que virá necessariamente, pois se trata de um imperativo revolucionário, precisamos investir em conhecimento.

Temos que entender o golpe. E com urgência, porque esses primeiros momentos de luta serão decisivos para estabelecer o ritmo com o qual a luta se dará e o tempo a ser transcorrido até uma vitória mais completa das forças populares.

Pensando nisso, o Cafezinho iniciou uma parceria com a editora Fórum para vender o livro Golpe 16, uma coletânea de ensaios inéditos sobre a segunda ruptura democrática vivida pelo Brasil em pouco mais de 50 anos.

Como sou um dos autores, temos um acordo com a editora para vender diretamente por aqui.

Eu participo com um ensaio inédito, intitulado “As conspirações golpistas: o fator geopolítico”, em que faço uma análise da relação entre a Lava Jato, a queda no preço do petróleo e a mudança de regime operada pelo golpe.

É um livro de 223 páginas, que já nasce um clássico do pensamento político sobre o golpe de Estado de 2016.

Os autores são os principais blogueiros políticos brasileiros, profissionais que, por sua experiência, não apenas conhecem a conjuntura e suas batalhas, mas sobretudo viveram essas batalhas, sofreram-nas, lutaram nelas.

Luis Nassif, Fernando Brito, Luiz Carlos Azenha, Cynara Menezes, Rodrigo Vianna, Paulo Henrique Amorim, são alguns dos nomes que assinam artigos no livro.

São mais que ensaios e reportagens, portanto.

São relatos pessoais e ao mesmo tempo diários de guerra, cheios de mal contida emoção, assinados por experientes soldados da informação.

São objetos de estudo profundamente valiosos para se entender a atmosfera moral do nosso tempo.

É um material obrigatório para estudantes de história, juristas, professores, intelectuais, curiosos.

São informações necessárias, fundamentais, ao projeto de se construir uma resistência democrática de curto, médio e longo prazos.

Para enfrentar o golpe de 2016, teremos que estudá-lo.

Ler “Golpe 16”, escrito por quem enfrentou o golpe na linha de frente, lutando diariamente contra a manipulação da opinião pública, é o primeiro passo para quem deseja não apenas resistir, mas derrotar o golpe.

Então vamos experimentar uma coisa diferente aqui no Cafezinho, como forma de agregar valor ao produto, dar sustentabilidade ao blog e oferecer uma novidade ao internauta.

Os livros oferecidos pelo Cafezinho virão autografados por Miguel do Rosário, um dos autores do livro, além de editor e fundador do blog O Cafezinho.

Serão autógrafos personalizados, com um recado diferente para cada pessoa, escritos a mão. Se quiser me dar informações adicionais sobre você ou sobre a pessoa a quem o livro será dedicado, para eu usar no texto do autógrafo, envie-as para migueldorosario@gmail.com.

Como temos, aqui no Cafezinho, um estoque de apenas 50 livros e o blogueiro também não tem tempo de ficar autografando muito mais que isso, faremos assim: os internautas que fizerem uma assinatura anual do Cafezinho a partir de hoje até o dia 17 de setembro de 2016 receberão o livro no endereço informado.

Reiterando: o internauta que fizer um assinatura anual do Cafezinho, até o dia 17 de setembro, ganha como brinde o livro Golpe 16, uma coletânea de ensaios sobre o impeachment, prefaciado pelo presidente Lula e com entrevista inédita com a presidenta Dilma Rousseff.

Lembrando que a assinatura do Cafezinho dá acesso ao conteúdo exclusivo do blog, como as análises diárias de conjuntura política, as análises diárias de mídia, e a Arpeggio, a coluna política diária do editor.

Além, é claro, de ajudar o blog a se manter forte e independente!

O livro virá com um autógrafo muito especial, personalizado, de Miguel do Rosário, fundador do blog Cafezinho.

golpe1

Se tiver qualquer dúvida, ou quiser adquirir mais de um exemplar, favor entrar em contato com Thamyres Santana, no email assineocafezinho@gmail.com ou pelo whatsapp/telegram 55 (21) 9-6774-9911.

Para participar da promoção Assinatura + Livro autografado, clique no botão abaixo.





***

Se já for assinante, ou não estiver interessado na assinatura do Cafezinho, e quiser apenas o livro autografado, clique no botão abaixo. O preço do produto é R$ 90,00:






***

Caso tenha qualquer dificuldade com os botões acima, ou não queira usar o sistema Pagseguro, basta entrar na página de assinatura (clique aqui) e fazer uma assinatura anual, ou um depósito no valor da assinatura ou do livro avulso. Neste caso, não esqueça de duas coisas: de depositar R$ 20 a mais pelo frete do livro e enviar seu endereço para a Thamyres (assineocafezinho@gmail.com). Qualquer dúvida, como envio para o exterior, fale com a Thamyres, por email ou celular/zap/telegram (55 21 96774-9911).

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

quarta-feira

7

setembro 2016

50

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

50 Comentários em "O golpe será derrotado. Entenda como, quando e porque"

Avise-me quando
avatar
Heloneida
Visitante

agora vc disse a grande verdade, tem que ter site que faca contraponto com essess sites vicioso s dessas televisoes e terra e etc.

José Hagar Romeu Pinto
Visitante

É preciso haver um programa de debates semanal hospedado no YouTube com presença dos Paulos (Moreira Leite, Henrique Amorim, Nogueira), Cruvinel, Nassif, Azenha, e demais colunistas e convidados.
Amigos blogueiros, por favor, duprsm essa demanda.

Maria Aparecida Lacerda Jubé
Visitante

Um amigo meu sempre dizia que, o povo é igual a um elefante preso por uma frágil corrente a um pequeno toco, não sabe a força que tem, só que que, um dia essa força pode explodir, nesse dia, ninguém segura o elefante, muito menos o povo.

Eduardo Albuquerque
Visitante

As pessoas já estão sofrendo violências verbais e físicas naa ruas e se fala em resistência democrática . Não existe mais democracia no país. Só houve enquanto Lula e Dilma foram governantes e, de tanto republicanismo, foram derrubados. A resistência não deve ter adjetivos até a derrubada do Temer. Hoje dia 08 ,João Paulo, candidato do PT a Pref. de Recife foi agredido enquanto almoçava.

Mujica da Silva
Visitante

Miguel, pense nisso! Grande abraço.

fabio
Visitante
Por conta de uma ideologia cega vcs sao capazes de defender bandidos e crimes. Ridiculo. Qd viram manifestacao de amor e apoio a cunha? Nao viram. Mas vcs apoiam e brigam por lula, vacari, delubio, dirceu. Roubaram, mentiram e vcs apoiam. 2 perguntas. 1- fora sarney, fora collor, fora itamar, fora fhc era golpe???? O pt apoiou todos esses movimentos. … 2- os fundos de pensao ROUBADOS do banco do brasil, correios, petrobras… Foi culpa da midia? Da elite? Da globo??? Quem era o responsavel por administrar esses fundos? Qual o partido que estava no poder??? So essas 2 perguntinhas.… Read more »
Esther Torinho
Visitante

No cérebro não tem mais nada. Foi roído pelo Pig.
Nem vou responder, mas assino embaixo o que diz Jst.

fabio
Visitante

Vcs so usam esses argumentos. Pig, elite, coxinha, globo,.. Assumam a responsabilidade dos erros da esquerda e parem de terceirar paraos outros. A esquerda nao erra nunca? Td esta certo na esquerda?? O pt nao roubou pra caramba??? A justica que esta errada e é a culpada pelo que o pt se transformou hoje? A globo qye é a culpada?? O pt fez td certo ne??? Eu que nem deveria responder…

Esther Torinho
Visitante
Ninguém disse que só a esquerda que tá certa, muito menos que está sempre certa. Agora, esse negócio de acusar um só partido é pura idiotice. Porque o Aécio já foi delatado um monte de vezes e o Moro sempre disse “NÃO VEM AO CASO” Por que nunca convocou para depor a mulher do Cunha? Por que o próprio Cunha ainda está solto? E o Jucá, o Renan e os outros todos também não? Vc é imbecil. A Glogo apoiou a ditadura de 64 e confessou isso. E agora não apenas apoiou como incentivou o golpe. Mas a cegueira seletiva… Read more »
Jst
Visitante
Sarney, Itamar e FHC foram derrubados? Quem derrubou Collor foi a mesma família que derrubou a Dilma, ou seja, GLOBO. Será que foi porque os dois não se curvaram? Collor queria criar uma rede de TV para concorrer com a Globo e a Dilma não entregou a chave do cofre. Foram derrubados. Acusam os fundos de pensão de terem sido roubados. Onde está o dinheiro? O Moro achou algum? nem vai achar. Mas se procurar na privataria tucana achará indícios que podem mostrar o porque dos fundos de pensão acumularem déficits. Os fundos de pensão não foram roubados. Os déficits… Read more »
fabio
Visitante

Cego mesmo. O pt iniciou todos esses “foras”. Na epoca diziam que nao era golpe.

fabio
Visitante

Adulto de fraldas

Jadir Rocha
Visitante

És, simplesmente, mais um manipulado pela grande mídia brasileira. Acorda otário!

fabio
Visitante

Adulto de fraldas

Heloneida
Visitante

vc que esta ainda com a chupeta assistindo a glbo e achando que o comunismo vai atacar. credo

Bernardete Baronti
Visitante

Está se falando de #GOLPE contra a nossa #DEMOCRACIA, Qual era a acusação contra a Presidenta Dilma? Onde já se viu querer julgar e condenar pelo tal “conjunto da obra”? Beleza!!! Quando vocês que condenam Dilma forem acusados pelo conjunto da obra num tribunal de inimigos, a pena poderá ser a máxima. Só pensar a respeito.

Antonio Carlos Lima Conceicao
Visitante

Está perdendo tempo discutindo com uma pedra.
Não há argumento contra anos e anos de doutrinação.
Quando um deles sai para criticar na blogosfera de esquerda é porque já está pronto, já está suficientemente doutrinado. É como um inseto que já está adulto, pronto para defender “a coméia” atacando o “inimigo” ou tentando sequestrar “larvas”. Não adianta lembrar a ele a classe a que pertence. São capazes de condenar a própria mãe para defender a fé.

fabio
Visitante

Vc é um adulto com fraldas

Antonio Passos
Visitante

Eu acho que a esquerda, mais uma vez, está comendo mosca. Porque não fazem uma declaração pública de que TODOS os negócios feitos pelo governo golpista serão objeto de investigação e possível ANULAÇÃO ?
Vão ficar parados vendo os bandidos entregarem o país ?
É preciso colocar PRESSÃO sobre essa bandalheira instalada, ao mesmo tempo em que se faz um alerta aos gaviões internacionais, que estão vindo saquear o Brasil.

Bernardete Baronti
Visitante

Pois é! O Brasil estava na tal “lista” dos imperialistas assim como Iraque, Líbia, Síria e outros.

fabio
Visitante

E o que me diz dos bandidos que sairam??? Nada?????? Serio?

Esther Torinho
Visitante

Vc sofre de cegueira seletiva. Só enxerga com o olho esquerdo, o direito é cego. Quanto ao cérebro, cuide do corpo….

fabio
Visitante

E a sra é uma adulta com fraldas. Nao cresceu. Igual aos que acreditam no populismo

Esther Torinho
Visitante

Se elevar a economia do país a 6a. posição mundial, tirar o país do mapa da Fome e criar Universidades e diversas oportunidades de estudo para os pobres é populismo, prefiro ser populista. Agora, vc se identifica com os ricos sem ser um deles. Acha-se rico? Tente fazer parte do grupo deles. E olha, melhor adulto com fraldas do que sem fraldas e espalhando sujeira por aí. KKKK.

Bernardete Baronti
Visitante

Bandidos? Tragicômico pensar que só o PT tem culpa no cartório. É o que menos poderá ter se analisarmos imparcialmente. Cada caso é um caso ou sementes podres poderão aparecer só no PT?

fabio
Visitante

Por fim
Alguem sensato

fabio
Visitante
Me respondam. Na epoca que o pt defendeu o fora sarney. Fora itamar. Fora fhc. Fora collor. Era golpe???? A esquerda esta acabando. Ledo engano, e ingenuidade, pensar o contrario. O mundo todo ja se deu conta do fracasso desse tipo de governo POPULISTA, so algumas “mentes inteligentes(sic)”, principalmente dos paises subdesenvolvidos, como é o nosso, ainda acreditam nessa utopia. Acabou. Esse modelo de governo assistencialista e que coloca a maioria do povo no cabresto acabou. Passado. Nao vejo os jovens atualmente acreditarem nisso, vejo em sua maioria pessoas que pararam no tempo.. Ainda estao vivendo como ha 40 anos… Read more »
Esther Torinho
Visitante

Me diz uma coisa: o que é ser de direita ou de esquerda.
Qem está querendo colocar o povo no cabresto é o seu ídolo., o Presidente intestino. Usurpador e golpista, Agora, sim, está havendo censura. E os mais jovens estão na luta contra o golpe.

fabio
Visitante

O atual que esta fazendo isso?? Nao foi o louco do lula? “Pobre contra rico”. ” negros contra brancos”. “Elite contra os pobrrs” o louco do lula que dividiu o pais. E faz ate hoje

Esther Torinho
Visitante

Perca seu 13o., férias remuneradas, FGTS, trabalhe 12 horas por dia ou 70-80 por semana e depois me conte como foi bom apaoiar o golpe. E quanto a dividir o país, só na sua cabeça sem noção. Desligue a Globobo que o país melhora.

Giordano Mochel
Visitante

Que primor de inteligência. “A esquerda acabou”. Não tem nenhuma noção do que é esquerda e nem se dá conta de que metade dos países da Europa são governados pela esquerda e que os que são governados pela direita tem partidos de esquerda fortes que se alternam. Não há problema algum na convivência entre direita e esquerda. O problema são imbecis como você, extremistas que pedem intervenção militar e votam em Bolsonaro. São problemas para qualquer governo que queira manter a sanidade mental.

fabio
Visitante

Nao peco intervencao militar. Diz onde esta escrito? Sou contra governantes populistas, incompetentes, manipuladores. Como é o caso do lula e do pt. So cego nao enxerga

Antonio Carlos Lima Conceicao
Visitante

Grande mente inteligente, ninguém está defendendo o PT ou seus erros. Defendemos um projeto que inclua todos e a democracia é o único meio não trágico de alcançar esse projeto.

Bernardete Baronti
Visitante

Mais fácil ser lacaio, né mesmo?

fabio
Visitante

Nao sou lacAio de nenhum partido. Mas esse pt que entrou e é liderado pelo lula foi um fracasso. Foram corruptos ao extremo. E ainda tem gente que apoia. Nao estou aqui apoiando temer ou outro. Mas nao consigo entender como pessoas esclarecidas defendam tantos ladroes

Isso Mesmo
Visitante

Entendo que vc quer vender o livro, mas o golpe só vai ser derrotado quando houver equilíbrio na “guerra de informação”. Os golpistas defendem o indefensável, tentam nos convencer a aceitar o inaceitável. Só conseguem esta proeza graças ao PIG e desinformação. Se não tiver avanço na informação, não vai ter avanço na luta contra o golpe.

Bernardete Baronti
Visitante

A mídia tem que ser revista. O povo ter que ter informação fidedigna.

Cecilia
Visitante

Tenho observado a presença maciça de jovens. Acho que esta é a esperança.

Messias Franca de Macedo
Visitante

DEPOIS DE VENDER POR U$ 2,5 BI ÁREA DO PRÉ-SAL AVALIADA EM U$ 20 BI, TEMER QUER ENTREGAR GASODUTO ESTRATÉGICO A ESTRANGEIROS.

O desmanche da Petrobras pelos corruptos que assaltaram a Petrobras

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/depois-de-vender-por-u-25-bi-area-do-pre-sal-avaliada-em-u-20-bi-temer-quer-entregar-gasoduto-estrategico-a-estrangeiros.html

Bernardete Baronti
Visitante

Trairagem da braba!!!

André M.
Visitante

Rapaz, acho que eu nunca te vi tão otimista na vida. Tenho um pé atrás, acho que a luta é longa e o resultado é incerto.

Bernardete Baronti
Visitante

Lutar para perder, já perdeu. Assim não dá.
RESISTIR PARA PODER EXISTIR e
VIVA A RESISTÊNCIA!

vera lucia pereira
Visitante
Comprei um livro pra eu ler e outro para presentear visando assim auxilia-los e fortalece-los na luta pela democracia nesse país. Adoro as analises de O cafezinho bem como sigo todos os bons jornalistas blogueiros que também o escrevem. Ainda bem que podemos contar com profissionais de jornalismo, na verdadeira acepção da palavra, capazes de fornecer informação precisa e critica dos fatos e acontecimentos do Brasil e do mundo. Fiz jornalismo mas não o exerço, porem mantenho-me focada já que estou em outra linha de frente tão importante quanto. Sou professora e muito me orgulho por manter-me prestando relevantes serviços… Read more »
Elias Helou
Visitante

Ah, não. O autor do livro diz que a obra já nasce um clássico. Menos, cara, você tem boas intenções mas é superficial e nem sabe usar a crase direito.

Tá longe de ser clássico. Falo isso de boa, com a melhor das intenções.

Bernardete Baronti
Visitante

Você vem me falar de uso de #crase. Fala sério!

Octavio Filho
Visitante

Para quem vota no Aécio, qualquer merda é um clássico. Então, não há padrões que vc possa se balizar para criticar a obra do Miguel do Rosário.

migueldorosario
Visitante

É sua opinião, que eu respeito. Mas tem gente que pensa diferente. Falo isso de boa, com a melhor das intenções ;) PS: quanto a ser um clássico, refiro-me aos outros autores, não necessariamente a meu texto.

Osmar Gonçalves Pereira
Visitante
Miguel, vale uma mirada: “Se eu contar para um estrangeiro qual é a concentração de renda e riqueza no Brasil, ele simplesmente dirá: unbelievable! Achará que minha narrativa não merece crédito por ser não acreditável ou incrível. Ele achará que tal injustiça social não se pode imaginar, explicar, admitir. Para ele, é inimaginável, inconcebível que uma sociedade ocidental dita civilizada, no século XXI, ainda aceite tal desigualdade. Ela é exagerada, desmedida, fora do comum, excessiva… Se é desmedida, tem de ser medida. Antes da Presidenta eleita, Dilma Rousseff, promulgar a Lei nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso… Read more »
Gerson
Visitante

Não liga não, Miguel. Tem gente que nasce somente para criticar.

wpDiscuz