Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Escândalo em Alagoas

Por Miguel do Rosário

11 de novembro de 2011 : 09h47

Eu não queria que minhas análises soassem partidárias, mas acho que é exatamente isso o que está acontecendo. É que eu faço uma análise crítica da mídia, o que, aliás, me parece a única maneira correta de fazê-lo. Como a mídia tem um viés anti-governamental, e eu critico, acabo recaindo no maldito governismo, do qual eu queria tanto fugir. Prometo me esforçar para superar esse dilema e adotar um tom apartidário e isento – na medida em que isso não me torne um hipócrita, claro.

Por exemplo, hoje tem uma verdadeira bomba na página A13 da Folha, que realmente merecia a manchete. Menos mal que o jornal liberou a íntegra da matéria em seu site, com direito a infográfico e tudo.

O caso envolve o banco PanAmericano, que pertencia ao grupo Silvio Santos e que teve seu nome vinculado a campanhas petistas e à operações financeiras nebulosas, incluindo a compra de suas ações pela Caixa. Eu gostaria que esse escândalo – e suas implicações com o PT – fosse mais explorado pela mídia. O rombo no Panamericano, divulgado em fevereiro deste ano, ficou em torno de R$ 4 bilhões. Tem uma matéria no Estadão de hoje que promete desdobramentos explosivos, podendo configurar um dos maiores escândalos financeiros do governo Lula.

Desta vez, porém, há um vínculo direto entre a campanha do PSDB em Alagoas e tráfico de influência do governo do estado. O governo devia R$ 3 milhões ao banco e só se dispôs a pagar se o mesmo fizesse uma doação para sua campanha, através do pagamento de fornecedores. O banco aceitou o acordo espúrio.

Este é um caso emblemático para pensarmos a necessidade de uma reforma política e a aprovação do financiamento público de campanha.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil