Menu

Exportação brasileira de máquinas para Mercosul cresceu 90% em 2011

Repare quais os blocos econômicos que mais aumentaram a exportação brasileira de manufaturados e tente se lembrar se você lê essa informação na mídia convencional.

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os dados do sistema alice, banco de dados do Ministério do Desenvolvimento, foram publicados nesta sexta-feira. Estão quentinhos ainda. Nele se pode ver que as exportações brasileiras de todas as categorias de produtos cresceram em 2011, com exceção de uma só: a de aparelhos elétricos, cuja receita caiu 21% em relação ao ano passado.

Gostaria de chamar a atenção, porém, para duas categorias de manufaturados: máquinas com motor, cujas vendas cresceram 27% este ano; e autopeças, que subiu 11% em Jan/Nov 2011, na comparação com o mesmo período de 2010.

 

 

Agora preste atenção nisso. Eu separei somente as exportações de máquinas com motor, que é uma categoria que reúne milhares de produtos manufaturados, por bloco econômico como destino. Repare quais os blocos econômicos que mais aumentaram a exportação brasileira de manufaturados e tente se lembrar se você lê essa informação na mídia convencional.

Observe que as exportações brasileiras de máquinas para o Mercosul cresceu 90% este ano, enquanto caíram 19% para os EUA. Observe também que a América Latina e Caribe já importa 47% de nossas máquinas, ou seja, bem mais do que União Européia e EUA juntos. Por fim, note que o Mercosul pagou US$ 11,4 mil por tonelada em nossas máquinas, em média; enquanto os EUA pagaram $ 7,0 mil, ou seja, comprou equipamentos com menos valor agregado.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Elson

06/12/2011 - 06h36

E tem gente que ainda quer a ALCA e criticava o Lula por viajar demais , aliás foi o o ex-presidente que se denominou um mascate dos produtos brasileiros , foi sua estratégia que abriu para o Brasil um leque de parceiro comerciais que ajudou o país a não sentir os efeitos da crise em 2008 .


Leia mais

Recentes

Recentes