Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Comércio registra forte alta em novembro

Por Miguel do Rosário

13 de janeiro de 2012 : 10h21

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
A notícia de que as vendas do comércio registraram um crescimento substancial em novembro último, conforme divulgado ontem pelo IBGE, trazem enorme alívio a este analista. Porque revelam que o declínio da produção industrial, observado no mesmo período, não tem como origem um problema de demanda. Os brasileiros aumentaram o consumo de bens industriais. Aumentou a exportação de bens industriais. Porque a indústria caiu, então. Há duas explicações: queima de estoque e, sobretudo, aumento da importação.

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
Podemos apontar ainda dois fatores importantes: a ausência ou lentidão de investimentos públicos em infra-estrutura; e a incompetência ou covardia dos industriais, que parecem não estar acreditando no potencial do país. Os estrangeiros estão investindo cada vez mais no Brasil. Os industriais brasileiros investem pouco, mesmo com a aumento exponencial do crédito disponível nas instituições financeiras.

Voltando aos dados do comércio, divulgados ontem, vamos analisar as estatísticas.

Observe a variação sobre o ano anterior, tanto no mês quanto no acumulado. Em novembro de 2011, o volume de vendas cresceu 6,8% sobre o mesmo mês de 2010. No acumulado 12 meses, alta de 7% em volue de vendas e 12% em receita nominal. Lembrando: o ano de 2010 foi um ano de vigoroso crescimento econômico, um dos melhores anos da história do país.

Analisando o relatório completo da Pesquisa Mensal do Comércio, descubro que o volume de vendas de equipamentos de informática disparou 19% no acumulado de 12 meses até novembro.

[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário