Menu

Especialista confirma: desindustrialização é um mito

Parece que a imprensa finalmente descobriu que não há desindustrialização e que foi usada pela Fiesp, pelos sindicalistas e pelo governo, para empurrar goela abaixo da opinião pública conservadora uma política industrial fortemente desenvolvimentista.

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Marcio Holland)

Parece que a imprensa finalmente descobriu que não há desindustrialização e que foi usada pela Fiesp, pelos sindicalistas e pelo governo, para empurrar goela abaixo da opinião pública conservadora uma política industrial fortemente desenvolvimentista. Por essa entrevista com Marcio Holland, está claro que o próprio governo tem consciência de que não há um processo de desindustrialização. Há indústrias em dificuldades, e o governo está disposto a ajudá-las, mas a quantidade de setores que vão indo bem, serve de comepensação. A indústria brasileira, assim como suas congêneres em todo o mundo ocidental, estão tendo que se acomodar à entrada avassaladora da China no mercado internacional. E o peso dos serviços vem crescendo em todo o mundo, reduzindo o percentual das indústrias nos respectivos PIBs.

Leia a entrevista com Marcio Holland, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, para o jornal O Globo.

‘A desindustrialização no Brasil é um mito’
O Globo – 15/04/2012, Por Martha Beck

BRASÍLIA. Integrante da equipe que montou o plano Brasil Maior – que destinou mais de R$ 60 bilhões em incentivos ao setor produtivo – o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse ao GLOBO que a tese de que o país passa por um processo de desindustrialização é um mito.

MÁRCIO HOLLAND: A desindustrialização no Brasil é um mito, um falso problema. O controle inflacionário, a estabilidade de preços e o aumento da renda elevaram a demanda das classes C e D, que deixaram de consumir manufaturados básicos e agora consomem produtos mais sofisticados e serviços. Com isso, você tem a oferta de novos produtos associados mais a serviços do que a manufaturados. Então a indústria vai perdendo participação em relação ao PIB, mas ainda tem seu dinamismo.

HOLLAND: Nos últimos 30 anos, a China tornou-se a maior produtora mundial de bens manufaturados e a maior exportadora mundial. Isso afetou a competitividade da indústria não só no Brasil como no resto do mundo. Todos os países tiveram que se reposicionar. A indústria brasileira também.

HOLLAND: Se não fossem as medidas do governo, a taxa de câmbio estaria mais apreciada, a indústria estaria sofrendo mais.

HOLLAND: Num mundo como o atual, não se adota um pacote de medidas que funciona como uma bala de prata, resolvendo os problemas de uma vez. O governo está atento, vem tomando medidas e vai tomar quando for necessário.

HOLLAND: Estamos fazendo todos os esforços nesse sentido. Muitos estímulos já foram dados.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes