Menu

A armadilha não está na dívida, mas na mídia

O Brasil ainda precisa enfrentar muitos desafios, mas é importante que os empresários sejam ousados e invistam pesado na economia brasileira. O terrorismo do Globo, vendendo a criação de uma bolha de crédito que não existe, serve apenas para intimidá-los neste sentido.

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Bem, eu falei que iria fazer dois posts exclusivos, um sobre economia, outro sobre as eleições. Mas hoje não tem quase nada sobre eleições. Vi uma notícia falando que o PSB deve finalmente sair do muro em São Paulo, e depois outra negando a informação e dizendo que o PSB deve ir de candidato próprio. Vamos deixar a coluna de eleição para amanhã então, porque hoje tem uma análise importante de economia que eu quero fazer. É sobre esta matéria do Globo, na capa do caderno de Economia:

 

Vejamos os gráficos de perto. Reproduzo primeiro uma fotografia do conjunto de infográficos, depois dois deles, mais de perto:

A matéria faz uma tremenda confusão e parece ter como objetivo apenas promover terrorismo financeiro. Em primeiro lugar, confira os dois últimos gráficos: eles mostram que a inadimplência está caindo substancialmente tem 2012. Isso é o mais importante. Quanto ao crescimento das dívidas com o sistema financeiro, que chegou a 45% em abril de 2012, segundo o professor Simão Silber, a própria reportagem lembra que esse nível costuma superar 100% em países ricos. Mas isso acontece por causa da aquisição de casa própria, que nos países ricos é tradição de toda família, enquanto aqui no Brasil é uma realidade nova. Se eu ganho mil reais por mês e compro uma casa própria com prazo de pagamento em 25 anos, o valor do imóvel fará o meu gráfico de “endividamento” explodir. Mas eu tenho casa própria! É melhor comprometer o rendimento com casa própria do que comprometer com aluguel!

Então toda argumentação do jornal, que tenta forçar uma interpretação de que o endividamento das famílias brasileiras estaria chegando a um ponto crítico, cai por terra. Se o comprometimento da renda dos brasileiros com dívidas bancárias está caindo, qual o problema? O Globo procura pêlos em ovo. As famílias estão mais endividadas sim, porque antes não tinham crédito, não compravam casas, nem carros, nem adquiriam tantos eletrodomésticos. Mas a inadimplência está caindo, estão tendo mais emprego, sua renda está crescendo acima de suas dívidas, o que se reflete em mais otimismo quanto ao futuro e maior sensação de felicidade. O Brasil ainda precisa enfrentar muitos desafios, mas é importante que os empresários sejam ousados e invistam pesado na economia brasileira. O terrorismo do Globo, vendendo a criação de uma bolha de crédito que não existe, serve apenas para intimidá-los neste sentido, cumprindo uma função de promover o atraso.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes