Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Ex X Ex: Ex-Gabeira ataca ex-presidente

Por Miguel do Rosário

08 de junho de 2012 : 23h56

Gabeira, mosqueteiro da Veja, ataca

Por Altamiro Borges, em seu blog.

Fernando Gabeira, um dos “mosqueteiros da ética”, segundo o ranking da revista Veja de julho de 2007 – que também incluía o ex-demo Demóstenes Torres –, não gosta mesmo de Lula. Em seu artigo de hoje no Estadão, ele volta a fustigar o ex-presidente por causa de uma frase pronunciada no Programa do Ratinho, no SBT, na semana passada. “Não deixarei que um tucano assuma de novo a Presidência”.

Na avaliação do ex-parlamentar, um tucano disfarçado de verde, com esta frase o líder petista expressaria a sua visão autoritária da política. Mesmo dizendo que já concedeu um “habeas língua” a Lula, Gabeira posa de intelectual pedante para interpretar a frase do ex-presidente. “Foi só um rápido surto autoritário, talvez estimulado pelo tom de programa de TV, luzes e uma plateia receptiva”.

A torcida pelo retorno dos demotucanos

Para ele, porém, nada garante que Lula conseguirá afastar os tucanos da presidência. Na verdade, Gabeira torce pelo retorno dos seus eternos aliados do PSDB e do DEM ao Palácio do Planalto. Ele também torce para que a economia brasileira afunde na crise. De forma pouco honesta, ele até insinua que o petista só ganhou popularidade porque “dirigiu o país num período de crescimento e muitos gastos” – esquecendo-se de analisar a grave crise que atinge o capitalismo desde 2008 e que tem seus reflexos no Brasil.

Gabeira chega a teorizar que o período da “gastança” estaria com seus dias contatos. E prevê que um novo governo deverá adotar um plano de “austeridade”, como Angela Merkel e outros neoliberais da Europa. “Pode ser que o esgotamento do modelo de estímulo ao consumo abra espaço para discurso de reformas fiscal e trabalhista, de foco em educação e infraestrutura, enfim, de uma fase de austeridade. E não é totalmente impossível que um partido de oposição chegue ao governo”.

Blogueiro da Veja aplaude

Gabeira abandonou há muito tempo qualquer passado progressista. Hoje ele é um aliado incondicional dos demotucanos e um inimigo das forças de esquerda. Não é para menos que o seu texto no Estadão recebeu imediato apoio do agressivo blogueiro da Veja. “Nem sempre concordo com o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, mas admito que já há muito ele tem se dedicado a temas que considero pertinentes. E tem se posicionado sobre eles com a devida responsabilidade”, elogiou Reinaldo Azevedo. Bela companhia

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

lilana lima

09 de junho de 2012 às 18h18

Graças a Deus q e brasileiro, permitiu q o PSDB se afastasse da politica para q o Brasil viesse a se desenvolver como de fato veio. Demorou, mas como diz o ditado, a fruta qdo esta madura, cai, e foi o q aconteceu. E aposto q eles nao mais retornarao ja q o paîs mudou e nao deixou espaço para eles.

Responder

Ulisses

09 de junho de 2012 às 11h02

Apenas mais um insignificante representante da classe C que queria ser classe A. Filhinho de papai, entrou para a guerrilha por motivos banais, sua vida era insignificante antes. Queria aparecer e realmente apareceu por pouquíssimo tempo após voltar do exílio e escrever um livro. Porém como toda classe C que queria ser classe A nunca passou fome, nunca viveu na miséria e não sabe e nem tem noção do que os brasileiros passaram e o por que de veem o governo Lula a melhor coisa política que já aconteceu em suas vidas. Se existir inferno este não faz nem curva.

Responder

Carlos Veloso Leitão de Figueiredo

09 de junho de 2012 às 08h13

Quem é Gabeira?!?!?! E Lula está muito certo, um tucano na presidência seria um retrocesso. Lula é Lula!

Responder

Jose Mario HRP

09 de junho de 2012 às 06h18

Francamente, me deu vontade de vomitar.
Cada vez mais Gabeira chafurda na subserviência!
Abjeto?
Talvez hilário, ou patético?
Muito mais um perigo para a nação quando um tolo assim, por pura mágoa e inconformismo com a sua posição “menor” na nossa politica , usa de tão vis estratagemas para “se vingar”, mesmo que custe a miséria de todo o nosso povo.
Um espírita diria:
Pouca evolução moral num ser muito inteligente, mas sem autocrítica.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina