Menu

Fim do inferno astral?

A mídia hoje traz notícias que sugerem o fim do período de inferno astral do governo Dilma. Crescimento baixo, crises políticas, inadimplência em alta, indústrias sangrando, motim entre aliados, greve de servidores.

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A mídia hoje traz notícias que sugerem o fim do período de inferno astral do governo Dilma. Crescimento baixo, crises políticas, inadimplência em alta, indústrias sangrando, motim entre aliados, greve de servidores. Uma série de fatores conjugavam-se para deixar a presidente numa situação delicada, apesar de sua alta popularidade.

  1. O crescimento baixo parece ter chegado ao fim. Todas as previsões (FMI, Banco Central, agentes privados) indicam que o segundo semestre assistirá a uma aceleração da economia. A mudança não veio de graça. O governo promoveu uma violenta guinada na política econômica, abandonando a postura conservadora e recessiva do primeiro ano; e adotando uma mais assertiva, quase interventora, em 2012: fazendo pressão pela redução de juros e spreads, cortando impostos e ampliando fortemente o crédito.
  2. As crises políticas amainaram, em primeiro lugar com a postura algo jesuítica da presidente de usar a mídia para fazer uma espécie de limpeza dentro de casa, arcando com os riscos de enfurecer aliados feridos com denúncias nem sempre consistentes. Em segundo lugar, porque a Polícia Federal estourou o principal bunker de produção de escândalos: o esquema Cachoeira, que espionava agentes do governo, muitas vezes arquitetando armadilhas, para entregar fitas à revista Veja. O feitiço virou contra o feiticeiro e hoje Cachoeira e Veja estão no banco dos réus.
  3. A inadimplência parou de cair. É bom lembrar que o aumento da dívida do cidadão brasileiro se deu, principalmente, pelo crescimento do crédito imobiliário, o que é um fato positivo. Mas a inadimplência é sempre negativa, e, apesar de ainda estar em níveis aceitáveis, vinha aumentando. Pois bem, em junho deu uma trégua e a estimativa de bancos privados e do Banco Central é que registre um declínio substancial até o fim do ano.
  4. O sangramento das indústrias também deve se reduzir nos próximos meses. A redução em até 30% no custo de energia pode representar um incentivo determinante para restabelecer a sua competitividade. A queda nos juros, spread, concessão de crédito e redução de tributos, produzirão um ambiente amigável no qual as indústrias nacionais poderão, enfim, deflagrar um grande  contra-ataque às suas concorrentes externas.
  5. As greves dos servidores parece estar se encaminhando a uma resolução. Dilma já acenou com um aumento linear para todos os servidores federais, a partir de janeiro de 2013. A mobilização dos professores universitários, embora os sindicatos não queiram admitir (porque a lógica sindical é de arrancar sempre mais), já resultou num ganho considerável dos salários, desde a base até as categorias top; a greve não deve durar muito mais.  O aumento de 45% para os professores com dedicação exclusiva é de fazer inveja a qualquer outro assalariado no país. E os na base da categoria, conseguiram arrancar aumento médio de 25%.
  6. No dia 31, Dilma, Mujica e Cristina baterão o martelo para a entrada da Venezuela no Mercosul, o que deverá servir para fortalecer substancialmente o bloco, apesar dos faniquitos da mídia. A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do planeta e, por isso mesmo, é um grande importador de produtos manufaturados e básicos. Sua entrada beneficia a indústria brasileira e de nossos vizinhos. A decisão, além disso, representa um delicioso contragolpe ideológico contra a direita golpista do continente (que patrocinou e apoiou o golpe no Paraguai), e por isso mesmo ajuda a azeitar a relação da durona Dilma com as sempre desconfiadas forças progressistas.

De resto, temos o julgamento do mensalão, que paradoxalmente também ajuda o governo Dilma, porque desvia atenção dos pitbulls midiáticos, que a partir de agora acompanharão cada notícia com dentes pra fora e baba escorrendo da boca. As notícias podem prejudicar o PT, mas não respingam em Dilma, nem em seus ministros, que não têm nada a ver com o escândalo de caixa 2 das campanhas de 2002.

Por outro lado, temos a CPI do Cachoeira, que corresponde a um câncer nos órgãos vitais da oposição, visto que o vilão número 1 era o seu principal campeão ético, Demóstenes Torres; além de envolver a sua maior arma, a revista Veja, cujas denúncias contra o PT eram forjadas nos porões da máfia do bicho.

Quanto às eleições, os prognósticos – por mais que a mídia tente confundir as análises –  são de crescimento do núcleo de esquerda da base aliada: PT, PSB, PDT, PCdoB, devem crescer, e a oposição, declinar. O PMDB deve crescer apenas onde decidiu se aliar de maneira mais explícita com partidos de esquerda, como no Rio de Janeiro.

O PT conseguiu dar um contragolpe genial em Belo Horizonte; mesmo que não ganhe, conseguirá certamente eleger um bom número de vereadores e sustar o avanço eleitoral do aecismo em Minas Gerais. Em Recife, a vantagem de Humberto Costa em Recife me parece difícil de ser superada.

Em São Paulo, Haddad continua estagnado, mas há uma enorme expectativa para quando começar a propaganda de TV, porque o PT conseguiu um bom tempo, e somente quando o petista vencer a barreira do anonimato será possível avaliar concretamente o seu potencial de voto. De qualquer forma, temos a mesma situação de BH; mesmo que o PT perca, conseguirá eleger um bom número de vereadores; e provavelmente aumentará sua presença nas cidades no entorno da capital, e em todo estado de São Paulo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

admin

28/07/2012 - 15h53

Tá se divertindo, né, troll. Assinando com o nome dos comentaristas do blog…

Paulo

28/07/2012 - 15h10

E o Cachoeira que é defendido pelo ex-ministro da Justiça de Lula ?

Márcio Thomaz Bastos. Grave bem o nome do defensor do bandido.
E saiba que os iguais se misturam.

Elson

28/07/2012 - 00h31

Infelizmente, está rodando na internet uma foto de lula com cavendish, dilma e eduardo paes.
Todos bem íntimos.
E agora?

Pedro Cruz

27/07/2012 - 22h18

Tudo deu errado hoje para Lulinha e sua turma do Bispo, hahahahahahahahahhahahahahahahah…
.
Ana Paula Padrao chamando o Jornal da Globo, em plena transmissao ao vivo na Record do reino de Deus, ….
.
http://www.aimorridesungabranca.com/2012/07/ana-paula-padrao-chamando-record-de.html

O DESESPERO DO MENSALAO FAZENDO ESTRAGOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

FranciscoD.A.

27/07/2012 - 21h31

Nesse mesmo interim, Dilma teve 40 SEGUNDOS na agenda da Rainha Elisabeth II, hoje…

HUAUHAUHAUHAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAUHAUHHUAHUAHUAUHHAUUHAHUAHUAUHAUHUAHUHAUHAUHAHUAHUUHAUHAUHAUHAHUUHAUHAUHAUHAUHAHUUHAHUAUHAUHAUHAUHUHAUHAUHAUHAHUAHUHUAHUAHUAHUAUHUHAHUAUHAHUAUHAHUUAHUAUHAHUAHU

    emerson57

    29/07/2012 - 21h45

    tem razão seu francisco,
    a dilma (brasil 6ª economia do mundo) não tem tempo a perder om o reino unido (7ª economia).

FranciscoD.A.

27/07/2012 - 21h30

Lula e os seus tentaram o suicídio hoje, bebendo pinga com gasolina, ao ver Marina Silva, linda, ereta, carregando a bandeira olímpica, ao lado de outras 7 super celebridades mundiais…

O que PHA falará? heheheheh

    FranciscoD.A.

    27/07/2012 - 21h33

    Reporteres dizem que Dilma tambem tentou se matar, ouvindo seu próprio discurso, sem pé nem cabeça, de ontem, huuauhauhahuauhahuauhauhhuahuauhauhauahuhahuahuauhauhahuahuauhauhauhauhahuauhahuahuahauhahuahuahuahuahuhauhuahu

Elson

27/07/2012 - 21h09

Não vai adiantar muito a mídia e as oposições baterem o bumbo do mensalão, enquanto as pessoas tiverem trabalho e portanto renda o governo Dilma seguirá sendo bem avaliado.

    FranciscoD.A.

    27/07/2012 - 21h39

    VAI SONHANDO, VERMELHINHO. VAI SONHANDO.

    5 DIAS PARA O JULGAMENTO DOS MENSALEIROS DO PT. E CONTANDO….

      Elson

      28/07/2012 - 00h34

      Voce acha que o mensalão terá efeitos sobre as eleições?
      Prefiro acreditar que não, embora as chances sejam imensas.

        FranciscoD.A.

        28/07/2012 - 00h37

        NAO TENHA DÚVIDAS.
        O ESQUEMA de corrupção do PT será exposto na semana que vem…
        E Lulinha será arrolado no processo.
        Quem viver verá…
        The PT is DEAD….

          Elson

          28/07/2012 - 00h40

          Estou perdendo as esperanças na honestidade de Lula e do PT.

Yuri

27/07/2012 - 18h03

Pois é, Miguelito. Águas mais calmas daqui pra frente!


Leia mais

Recentes

Recentes