Menu
, ,

Brasil volta a crescer!

É com orgulho que este blogueiro doentiamente nacionalista informa que a prévia do PIB, anunciada hoje pela manhã pelo Banco Central, indica que a economia brasileira voltou a crescer.

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Ilustração Basquiat)

É com orgulho que este blogueiro doentiamente nacionalista informa que a prévia do PIB, anunciada hoje pela manhã pelo Banco Central, indica que a economia brasileira voltou a crescer. Na verdade, era o que já vínhamos dizendo aqui há tempos: paciência, a recuperação virá no segundo semestre. O Brasil não é só um país com um grande PIB (quinta ou sexta maior economia mundial), é um país grande fisicamente, de maneira que as ondas de crescimento demoraram um pouco para se disseminar por todo território nacional.

O Banco Central informou que o Índice de Atividade Econômica registrou em junho o maior crescimento em 15 meses, 0,75% sobre o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Daqui pra frente, a tendência é positiva, em função das medidas governamentais e dos próprios sinais da economia.

Ontem, o IBGE já havia divulgado a pesquisa sobre o varejo, onde informa forte crescimento da receita e volume.

O conjunto de números indica que o Brasil encerro o ciclo negativo e entrou numa fase de expansão. A venda de automóveis, por exemplo, experimentou em julho um crescimento espetacular de 22% sobre o mesmo mês de 2011, além de alta de 3,15% sobre junho.

Ontem o Ministério do Trabalho já havia informado que foi registrado em julho a criação de 142,5 mil empregos formais, alta sobre o mês anterior e sobre o mesmo mês de 2011.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a ficar otimista e agora estima que a economia brasileira deverá estar crescendo 4% ao ano no último trimestre. Para 2012, no entanto, a previsão continua de um crescimento em torno de 2%.

Considerando que as previsões para a economia brasileira em 2013 são cada vez melhores, e levando em conta o pacote de R$ 133 bilhões em investimento em infra-estrutura que a presidente Dilma anunciou esta semana, temos uma situação bastante confortável no Brasil. Como diria nosso querido PHA, uma situação capaz de levar urubólogos ao suicídio.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

luciano mollina

27/08/2012 - 14h22

Não acredito no Brasil a curto prazo, mas infelizmente a fatia é desigual.Em questão de território, será que não seria o caso de racharmos este pais para o bem da população? – uma vez que realmente não creio que o governo possa melhorara participação regional, e por consequência a Nação.

Daniel

20/08/2012 - 08h47

Eu acho engraçado quando os economistas gritam desesperados “GAHHHHHH a economia só vai crescer 2%, é o fim do mundo!!!”.

E porque? Porque a economia pode estar crescendo menos mas ESTÁ crescendo, eu me preocuparia é se a economia estivesse encolhendo. E com o detalhe importante de que ao contrário do que os nossos ridículos “economistas” pensam, é IMPOSSÍVEL crescer para sempre, o planeta Terra têm espaço e recursos FINITOS. Até uma criança consegue ver que a conta uma hora não iria fechar.

E adendo, para variar a Folha pintou a notícia como uma “tragédia”

Antonio Lyra Filho

18/08/2012 - 15h14

Miguel, em quanto você está orgulhoso, tem gente no Brasil preocupado com este crescimento e torcendo contra.

Elson

18/08/2012 - 06h20

O resultado pode ser melhor, afinal o fim do ano está chegando e com ele o décimo terceiro salário e as festas que irão impulsionar o comércio criando empregos e renda.


Leia mais

Recentes

Recentes