Reportagem Especial: O Golpe no Paraguai

A jornalista Natalia Viana, que ganhou notoriedade na blogosfera ao se tornar a representante do Weakleaks no Brasil, e que agora chefia uma organização não governamental voltada à produção de matérias jornalísticas, enviou-nos uma reportagem que, segundo ela, é talvez a mais importante de sua vida profissional. São matérias que abordam a gestação e nascimento do golpe parlamentar contra o presidente da república do Paraguai, Fernando Lugo.

A reportagem está dividida em três grandes blocos:

#1 O BISPO E SEUS TUBARÕES. O impeachment a Fernando Lugo começou a ser tramado em 2008; a guerra entre os ministros e o Congresso; a amizade do ex-presidente com a embaixada americana; a queda do ministro da Defesa; sem provas, impeachment deveria “servir de lição a futuros governantes”.

#2 A DEPOSIÇÃO VISTA DO PALÁCIO. A ordem do dia era condenar Lugo; a postura dos militares paraguaios; a ligação de Franco para a embaixada brasileira; a ignorada missão dos chanceleres; os rumores de um derramamento de sangue; e o que fez Federico Franco ao tomar posse.

#3 CURUGUATY, A MATANÇA QUE DERRUBOU LUGO. Pública visitou os camponeses acusados de armar um emboscada contra a polícia no conflito que deu origem ao impeachment; as falhas da investigação; as prisões arbitrárias de camponeses; encontramos uma das cápsulas de balas que sumiram do relatório oficial.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.