Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Reportagem Especial: O Golpe no Paraguai

Por Miguel do Rosário

29 de novembro de 2012 : 14h20

A jornalista Natalia Viana, que ganhou notoriedade na blogosfera ao se tornar a representante do Weakleaks no Brasil, e que agora chefia uma organização não governamental voltada à produção de matérias jornalísticas, enviou-nos uma reportagem que, segundo ela, é talvez a mais importante de sua vida profissional. São matérias que abordam a gestação e nascimento do golpe parlamentar contra o presidente da república do Paraguai, Fernando Lugo.

A reportagem está dividida em três grandes blocos:

#1 O BISPO E SEUS TUBARÕES. O impeachment a Fernando Lugo começou a ser tramado em 2008; a guerra entre os ministros e o Congresso; a amizade do ex-presidente com a embaixada americana; a queda do ministro da Defesa; sem provas, impeachment deveria “servir de lição a futuros governantes”.

#2 A DEPOSIÇÃO VISTA DO PALÁCIO. A ordem do dia era condenar Lugo; a postura dos militares paraguaios; a ligação de Franco para a embaixada brasileira; a ignorada missão dos chanceleres; os rumores de um derramamento de sangue; e o que fez Federico Franco ao tomar posse.

#3 CURUGUATY, A MATANÇA QUE DERRUBOU LUGO. Pública visitou os camponeses acusados de armar um emboscada contra a polícia no conflito que deu origem ao impeachment; as falhas da investigação; as prisões arbitrárias de camponeses; encontramos uma das cápsulas de balas que sumiram do relatório oficial.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Under_Siege (@SAGGIO_2)

04 de dezembro de 2012 às 08h36

Reportagem Especial: O Golpe no Paraguai – http://t.co/RdeWPhrX

Responder

@decimu

30 de novembro de 2012 às 05h05

Reportagem Especial: O Golpe no Paraguai – http://t.co/9xQMf8qZ

Responder

luizmbarros@hotmail.com

29 de novembro de 2012 às 21h31

Ora qualquer semelhança com o golpe em gestação no Brasil é mera coincidencia, ou não.

Responder

@Petrius

29 de novembro de 2012 às 14h45

A reedição do Plano Condor na America Latina, desta vez a elite não tem apoio, ainda, dos EUA. http://t.co/RB9q4m5J

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

29 de novembro de 2012 às 14h20

Reportagem Especial: O Golpe no Paraguai http://t.co/w0bQonI3

Responder

Deixe um comentário

Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno?