Análise da recuperação de Dilma na pesquisa CNT

Selecionei as principais tabelas da pesquisa CNT/MDA, cuja íntegra foi divulgada há pouco. Faço alguns comentários sob cada uma.

 

Interessante notar que Aécio tem quase cinco vezes mais votos na espontânea que José Serra. Dilma tem mais votos espontâneos que todos seus adversários somados.

PT é o partido preferido dos brasileiros. Tem quase 5 vezes mais eleitores que o segundo colocado, o PSDB. Isso explica a razão pela qual a oposição apóia movimentos generalistas “contra partidos”. Tal postura afeta o partido líder.

Dilma cresceu 3 pontos. Marina oscilou um ponto em meio, Aécio ficou parado e Eduardo Campos caiu.

No segundo turno, o cenário ficou mais sólido. Caiu o número de brancos e nulos. Dilma tem 41%, Marina 32%.

Dilma ampliou a vantagem sobre Aécio no segundo turno; passou de 13,4 pontos para 19,5 pontos.

Esses são os únicos números negativos para Dilma. A rejeição é alta, mas é explicável pela consolidação dos números e pelo conhecimento quase total da candidata Dilma (só 0,8% não a conhecem). Esses que não votariam nela “de jeito nenhum” correspondem a bloco da oposição.  Somando os dois primeiros itens, temos 53,9% que votariam nela, contra 41,6% que não votariam: uma vantagem de 12,3%.

Aécio tem vantagem positiva menor. Os dois primeiros itens somam 41%, contra 36,8% que não votariam nele de jeito nenhum, com vantagem de apenas 4,6%. Aécio ainda precisa ampliar seu nível de conhecimento: 18% não o conhecem.


O aumento da aprovação à Dilma foi espetacular.


O clima urubu também arrefeceu. O brasileiro está voltando a ser otimista.


O brasileiro ficou um pouco mais otimista em relação à saúde: 34,7% acham que a situação de saúde vai melhorar, contra 21% que prevêem piora.


Esse quadro explica a melhora da imagem da presidenta. A grande maioria (63,3%) considera que a presidenta atendeu às manifestações.


Este apoio à importação de médicos estrangeiros no programa “Mais Médicos” reforça a teoria de que o governo e a esquerda conseguiu vencer a batalha da opinião pública neste embate, contra o corporativismo e a mídia.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.