Menu

Aprovação à democracia na América Latina ultrapassa a da Europa

Estranhei o fato do do relatório anual do Latino Barometro 2013 não ter recebido tanta atenção da mídia brasileira, ainda mais porque a presidente Dilma apareceu bem mal na fita. No Brasil, a pesquisa foi conduzida pelo Ibope justamente no auge das “jornadas de junho”, quando houve uma explosão emocional de insatisfação e mau humor, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Estranhei o fato do do relatório anual do Latino Barometro 2013 não ter recebido tanta atenção da mídia brasileira, ainda mais porque a presidente Dilma apareceu bem mal na fita. No Brasil, a pesquisa foi conduzida pelo Ibope justamente no auge das “jornadas de junho”, quando houve uma explosão emocional de insatisfação e mau humor, que derrubou a popularidade da presidente, que até então surfava num confortável olimpo de aprovação.

Lembrei do Latino Barometro porque o colunista político do Estadão, José Roberto de Toledo, cita-o hoje. Naturalmente, Toledo destacou apenas um dos dados negativos para o Brasil.

Então eu fui no site da ONG chilena que faz o Latino Barometro e analisei calmamente todo o relatório. E entendi porque a mídia preferiu tratar o documento com reservas. É que o preço de falar mal da Dilma seria muito alto: teria que falar bem do Equador, por exemplo, cujo presidente Rafael Correa, goza de altíssima aprovação popular. E teria também que mencionar o crescimento da aprovação à democracia em toda América Latina, em especial nos países “bolivarianos”.

O país que registrou o maior crescimento de aprovação à democracia foi a Venezuela, e justamente durante o período chavista.

ScreenHunter_2867 Nov. 04 18.48

E a Venezuela figura em primeiro lugar no ranking dos países onde se mais apoia a democracia como melhor forma de governo:

ScreenHunter_2864 Nov. 04 18.44

No total da América Latina, a satisfação com a democracia ultrapassou os índices da Europa.  Outros gráficos mostram ainda o Brasil entre os países onde há maior segurança alimentar de seus cidadãos. Não estou dizendo que as coisas são maravilhosas no Brasil, apenas comparando com outros países latino-americanos.  Nota-se ainda, em 2013, uma disparada positiva nas expectativas de melhora da situação futura pessoal dos cidadãos. Essas informações estão relacionadas nos gráficos abaixo:

ScreenHunter_2854 Nov. 04 18.06

ScreenHunter_2857 Nov. 04 18.14

 

 

ScreenHunter_2855 Nov. 04 18.11

 

ScreenHunter_2853 Nov. 04 18.00

chavez_opt

PS: O jornal O Povo divulgou um infográfico traduzido, com o ranking de apoio à democracia na América Latina. O Brasil tem uma das piores posições.

Indice-de-apoio-a-democracia-na-america-latina

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes