Repórter Ninja espancada e presa pela polícia mineira

Do site do Mídia Ninja:

Repórter NINJA está presa em BH


O vídeo, feito a partir de imagens da transmissão de ontem, mostra que ela estava em locais diferentes do que consta na acusação

Karinny de Magalhães, correspondente do NINJA na capital mineira, foi presa ao cumprir sua função jornalística na cobertura dos protestos contra a Copa do Mundo na cidade.

Ao transmitir ao vivo o ato “Copa sem povo, tô na rua de novo” Karinny sofreu longa série de arbitrariedades por parte da Polícia Militar. Pela transmissão ao vivo pudemos acompanhar o enquadro, onde se ouve ela denunciando ter sido agredida. A transmissão foi desconectada e Karinny detida.

Mantida por mais de uma hora no interior de uma viatura, foi conduzida em sigilo para um quartel, onde foi espancada por cinco policiais até perder a consciência. Em seguida foi levada até a 6ª Delegacia Regional de Policia Civil –Noroeste, onde passou a noite, prestou depoimento e realizou o exame de corpo delito.

Karinny é ré primária e está sendo acusada de fazer parte do grupo que virou de ponta cabeça uma viatura da Polícia Civil durante os protestos. Os vídeos da transmissão ao vivo mostram todo seu percurso durante a manifestação e comprovam a falsidade dessa afirmação. Mais dois manifestantes que participavam da ação também foram detidos.

Mesmo sendo encaminhada às 5h30 para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional Centro-Sul, Karinny ainda não chegou no local. Está agora no IML fazendo exames de corpo delito.

Pedimos a todos que compartilhem o caso e denunciem as atrocidades cometidas.

Vídeo que mostra o momento em que Karinny foi abordada e agredida no rosto pela polícia: http://ninj.as/i27jl

• 12h58 •

A prisão arbitrária de Karinny mobilizou todo o Brasil. Defensores de direitos humanos, advogados, parlamentares e ativistas estão em ação para impedir a continuidade de mais um absurdo cometido pela justiça e pela polícia brasileira.

Nesse instante Karinny encontra-se na sede do Ministério Público Estadual em Belo Horizonte onde é ouvida por duas promotoras que acompanham o caso. O depoimento que ela dá agora será utilizado pela Defensoria Pública e pela OAB para denunciar a violência policial e será anexado junto à procuração do pedido de liberdade.

A prisão de Karinny de Magalhães enquanto exercia seu papel midialivrista durante uma manifestação explicita a decadência de um sistema de segurança pública e a criminalização dos movimentos sociais que ocupam as ruas.

A Mídia NINJA segue acompanhando o caso e volta em breve com novas informações.

• 13h30 •

A repórter Ninja detida em Belo Horizonte é acusada de depredação de patrimônio público e privado durante ato “Copa sem povo, tô na rua de novo”. O vídeo, feito a partir de imagens da transmissão de ontem, mostra que ela estava em locais diferentes do que consta na acusação.

Até o momento, Karinny continua detida.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.