Em Minas, Aécio e Dilma travam disputa apertada

O Estado de Minas divulgou hoje pesquisa de intenção de voto, feita em Minas Gerais, do Instituto MDA, na qual o candidato aparece quase 14 pontos à frente de Dilma na pesquisa estimulada.

Entretanto, na pesquisa espontânea (na qual não são apresentados os candidatos ao entrevistado), Dilma está empatada tecnicamente com o tucano.

Campos, por sua vez, está empatado tecnicamente com Pastor Everaldo, e parece fora do páreo.

Os números indicam que a petista pode obter bons resultados no estado, frustrando a expectativa do tucano de conseguir uma diferença espetacular que compense a derrota certa no Nordeste.

Para o governo do Estado, o candidato petista Fernando Pimentel mantém 12 pontos de dianteira sobre Pimenta da Veiga, do PSDB, na estimulada.

O leitor que me mandou a notícia me lembra que não podemos esquecer que o jornal que encomendou a pesquisa, o Estado de Minas, é aecista até a medula.

Aécio Neves dispara na intenção de votos para presidente em Minas Gerais

Pesquisa MDA/EM Data sobre a intenção de voto dos mineiros para presidente mostra Aécio Neves com 43,8%, contra 31,9% de Dilma. O tucano também venceria numa simulação de segundo turno

Por Isabella Souto, no Estado de Minas
Publicação: 01/07/2014 06:00 Atualização: 01/07/2014 07:11

Se dependesse somente do votos dos mineiros, o senador Aécio Neves (PSDB) estaria eleito presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. A primeira rodada da pesquisa MDA/EM Data, encomendada pelo Estado de Minas, mostra o tucano na dianteira da disputa presidencial, com 43,8% das intenções de voto, seguido da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), com 31,9%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece na terceira colocação, com 4,3%. Pastor Everaldo (PSC) recebeu a indicação de 1,8% daqueles que responderam ao levantamento. Brancos, nulos e indecisos somam 16,8%. Outros candidatos somaram 1,3%.

A pesquisa registrada sob o número 00188/2014 foi realizada entre 22 e 26 de junho e ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na modalidade espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos –, o senador Aécio Neves continua na frente, mas com uma vantagem bem menor: o tucano foi apontado por 27,1% dos eleitores, seguido de perto por Dilma Rousseff, citada por 24,7%. Eduardo Campos recebeu a menção de 1,9%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não é candidato, foi citado por 1,2%. Marina Silva, que compõe a chapa de Eduardo Campos como candidata a vice-presidente, recebeu 0,9% das indicações.

Em uma simulação de segundo turno, Aécio Neves vence nos dois cenários em que aparece. No primeiro deles, contra Dilma Rousseff, o tucano derrota a petista por 49,7% a 35,5%. Brancos, nulos e indecisos somaram 14,8%. Em uma disputa com Eduardo Campos, o tucano venceria com mais folga ainda: 63,7% a 14,4%. Brancos, nulos e indecisos somaram 21,9%. Em um terceiro cenário em que a disputa ficaria com Dilma Rousseff e Eduardo Campos, a petista leva vantagem por 45,3% a 30,9%. Indecisos e aqueles que pretendem votar em brancos ou anular o voto totalizaram 23,7%.

Aprovação

Na avaliação do diretor do MDA/EM Data, Marcelo Costa Souza, a preferência dos mineiros por Aécio Neves é reflexo da boa avaliação do tucano nos pouco mais de sete anos em que governou Minas Gerais – ele deixou o cargo em abril de 2010 para disputar uma cadeira no Senado. “Mas isso não significa uma reprovação a Dilma, até porque o índice dela é semelhante aos números das pesquisas nacionais”, diz o pesquisador.

Um ponto que chama a atenção na pesquisa é o baixo número de indecisos (7,1%) e daqueles que manifestaram a intenção de votar em branco ou nulo (9,7%). Uma explicação apresentada por Marcelo Costa é o fato de ambos serem bem conhecidos no estado: Aécio por ter sido governador por dois mandatos, e Dilma por ser a atual presidente da República. Na disputa para o governo mineiro, acontece o contrário. A edição de ontem do EM mostrou que 45% do eleitorado mineiro ainda não definiu o voto para governador em outubro.

*

Candidatos ao governo comemoram resultado da pesquisa de intenção de votos em MG

Fernando Pimentel saiu na frente, com 27% das intenções, seguido pelo tucano Pimenta da Veiga, com 15,1%

Por Isabella Souto, no Estado de Minas.
Publicação: 01/07/2014 06:00 Atualização: 01/07/2014 07:27

Os números da primeira pesquisa MDA/EM Data que mediu as intenções de voto dos mineiros para governador do estado agradou aos dois candidatos mais bem colocados: o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (PSDB) e o ex-ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel (PT). O petista saiu na frente, com 27% das intenções de voto, seguido do tucano, com 15,1%. Em uma simulação de segundo turno, Pimentel levou a melhor mais uma vez, com 36,8%, batendo os 22,3% de Pimenta. A pesquisa mostrou ainda que há um grande contingente de eleitores indecisos (29,3%) e que pretendem votar em branco ou nulo (15,1%).

A uma semana do iníco das campanhas, indecisos, brancos e nulos somam 45% em Minas
O candidato do PT afirmou ontem ter ficado “feliz e honrado” com o resultado, “ainda que as pesquisas retratem o momento em que são feitas”. Às vésperas do início da campanha eleitoral – liberada pela legislação a partir de domingo –, Pimentel ponderou que estar na liderança na disputa é um “estímulo” para levar aos mineiros o programa de governo que está sendo construído a partir das conversas que tem tido com lideranças políticas e sociais pelo interior do estado durante a chamada “Caravana da Participação”. Desde março, o petista já percorreu 15 cidades.

Embora tenha aparecido na segunda colocação, o tucano se disse “impressionado” com os “números restritos” de seu principal adversário, o petista Fernando Pimentel. “O meu concorrente é candidato há quatro anos e os números estão caindo”, afirmou. Sobre índice de 45% do eleitorado que pretende votar em branco ou nulo ou que ainda não decidiu o voto, Pimenta da Veiga disse que é “natural”, levando-se em conta que a campanha eleitoral ainda nem começou. “As pessoas estão pensando é em Copa do Mundo”, brincou. Para ele, com o início da propaganda na televisão, em agosto, é que a eleição começa a despertar o interesse.

A pesquisa publicada na edição dessa segunda-feira do Estado de Minas ouviu 2.002 eleitores entre os dias 22 e 26 de junho e foi registrada sob o número MG 00048/2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.