Ibope dá Dilma no 1º turno

Os números do Ibope para Dilma Rousseff lhe dariam 51% dos votos válidos, o que significaria uma vitória no 1º turno. Eduardo Campos continua esvaziando, agora tem 8%, cada vez mais próximo do Pastor Everaldo.

A eleição está polarizada entre esquerda e direita. PT X PSDB. Não há terceira via.

O desafio de Dilma é melhorar a avaliação de seu governo, que anda muito ruim. Talvez ela só consiga isso após o início da propaganda eleitoral, a partir de meados de agosto, quando terá tempo para mostrar as realizações de sua administração.

Outro número bastante positivo para a petista é que, segundo o mesmo Ibope, independente de quem merecerá seu voto, 54% dos entrevistados acreditam que Dilma será a próxima presidente da república.

*

Abaixo, texto publicado no site do Ibope:

Presidente Dilma está à frente na corrida presidencial, mas há indefinição sobre ocorrência ou não de segundo turno

22/07/2014
Aécio Neves aparece em patamar inferior, com 22% das menções

Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Globo e do Jornal O Estado de São Paulo sobre a sucessão presidencial após o registro das candidaturas, a presidente Dilma (PT) aparece à frente com 38% das intenções de voto. O senador Aécio Neves (PSDB) aparece em patamar inferior, com 22% das menções, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) é citado por 8% dos eleitores brasileiros. O candidato Pastor Everaldo (PSC) é mencionado por 3%, enquanto Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU) e Luciana Genro (PSOL) são lembrados por 1% do eleitorado cada.

Os demais candidatos à Presidência da República (Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; Rui Costa Pimenta, do PCO) obtêm, juntos, 1% das citações. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 16%; já 9% preferem não opinar a respeito.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Considerando que a candidata petista apresenta 38% das intenções de voto, frente a 37% de menções aos demais candidatos, não há uma definição clara sobre a ocorrência ou não de segundo turno na disputa presidencial.

Segundo turno – Numa eventual disputa de segundo turno entre Aécio Neves e Dilma, a vitória seria da atual presidente, caso as eleições fossem hoje: o nome da candidata petista é escolhido por 41% dos eleitores brasileiros, enquanto o candidato do PSDB é citado por 33%. Brancos e nulos somam 18%, enquanto 8% não opinam a respeito.

Na simulação de segundo turno disputado entre Dilma e Eduardo Campos, a presidente também sai vitoriosa neste momento: obtém 41% de menções, ao passo que o peesebista é citado por 29% do eleitorado. Neste cenário, aqueles que declaram intenção de anular ou votar em branco são 20%; já os que não sabem ou não respondem à pergunta totalizam 10%.

Rejeição de voto – Nesta pesquisa, o IBOPE Inteligência perguntou também aos entrevistados em quais dos candidatos à Presidência da República não votariam de jeito nenhum, apresentando todos os nomes registrados no TSE e dando a possibilidade de mais de uma opção de resposta. A atual presidente da República é citada por 36% dos eleitores brasileiros, apresentando, neste momento, a maior rejeição. Aécio Neves tem 16% das citações, Pastor Everaldo é mencionado por 11% e Zé Maria, por 9%. O ex-governador pernambucano é preterido por 8%, mesmo percentual dos que citam Levy Fidelix e dos que mencionam Eymael. Luciana Genro, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta são mencionados por 6% cada um, enquanto Eduardo Jorge é lembrado por 5%. Aqueles que declaram espontaneamente a possibilidade de votar em todos são 13%, enquanto 17% não respondem à pergunta.

Avaliação do governo da presidente Dilma – A atual administração federal é avaliada como regular por 36% dos eleitores brasileiros. Já 33% a consideram ruim ou péssima, enquanto 31% a avaliam positivamente (soma das menções ótima e boa). Não opina a respeito 1% dos entrevistados.

A maneira com que a presidente Dilma está governando o país é desaprovada por metade (50%) dos eleitores brasileiros, ao passo que é aprovada por 44%.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 14_0462-1 | 2014)
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de julho de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada pela Globo Comunicação e Participações S.A e S.A. O Estado de S. Paulo
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00235/2014.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.