A candidata dos pobres

Entre os números trazidos abaixo, o mais impressionante é a alta de Dilma junto aos mais pobres. De 15 de junho para cá, a petista cresceu 14 pontos junto à população que ganha até 1 salário, segundo o Ibope, alcançando 56% dos votos. No mesmo segmento, Aécio e Campos perderam 3 pontos, cada.

O Estadão fez um hotsite com gráficos apresentando os números do Ibope divulgados ontem à noite.

Eu fiz algumas simulações e fotografei os gráficos, que reproduzo abaixo, acompanhado de algumas notas.

A alta de Dilma junto aos mais pobres é impressionante. E ela está tirando voto da oposição.

Para ampliar os gráficos, basta clicar em cima deles.

Ironia máxima. Gilberto Carvalho, enfim, tinha razão. Dilma ganha no segundo turno com o voto dos brancos. E perde com o voto de pardos e negros.

 

Aécio à frente entre pardos e negros, num eventual segundo turno.

Aécio caiu entre os mais jovens. A tentativa do PSDB de captar a “voz das ruas” não vingou. Dilma leva grande vantagem junto à garotada.

Alerta para campanha de Dilma: forte queda das intenções de voto nas periferias, onde ela, contudo, ainda mantém significativa vantagem em relação a seus adversários.

Possivelmente, porém, a campanha na TV irá ajudar Dilma junto à esse eleitorado, visto que tem muitas realizações para exibir justamente nas periferias das grandes cidades, que foram as principais beneficiárias de programas como o Minha Casa Minha Vida e o Mais Médicos.

No 1 º turno, Dilma mantém vantagem tranquila nas capitais. É impressionante o esvaziamento de Eduardo Campos.

Aécio está à frente entre os eleitores com nível superior de instrução. Quer dizer, na verdade, há empate entre os dois primeiros colocados.

Dilma alcançou o seu maior índice de voto espontâneo.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.