Indústria se recupera. Produção de veículos cresce 17% em julho


 

A mídia aproveitou que o mês de junho trouxe números ruins para a indústria, influenciada pelo mau humor, pela crise nos países ricos, mas um bocado pelas férias meio que forçadas concedidas no período da Copa, para tocar a trombeta do terrorismo econômico.

O declínio na indústria foi puxado principalmente pela indústria de autopeças.

Pois bem, o mês de julho já mostra uma forte recuperação do setor. As vendas de veículos cresceram 12%, a produção 17%, a exportação quase 20%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os números são menores, mas é um bom sinal ver que os dados de julho apresentam avanços substanciais sobre o mês anterior.

Se os empresários conseguirem resistir ao terrorismo econômico da mídia (o que, admito, não é fácil), podemos ter algumas surpresas positivas ainda este ano.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, avalia que o desempenho neste segundo semestre será bem melhor do que no primeiro.

“Esperamos um segundo semestre vendendo mais e exportando mais também”, disse Luiz Moan. Ele disse que o maior número de dias úteis vai favorecer um melhor desempenho no restante do ano.

*

Produção e venda de veículos iniciam segundo semestre em alta

Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

As vendas de veículos aumentaram 11,8% em julho na comparação com o mês anterior com um total de 294.768 unidades comercializadas, incluindo veículos leves, caminhões e ônibus. Sobre igual mês do ano passado, no entanto, houve queda de 13,9%. No acumulado do ano, o recuo chegou a 8,6%. Já a produção cresceu 17% na comparação mensal e caiu 20,5% sobre julho de 2013. No acumulado do ano, a queda chegou a 17,4%.

As exportações somaram US$ 1,02 bilhão, volume 19,7% maior do que no mês anterior, mas 32,2% inferior a julho do ano passado. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o valor diminuiu em 24,5% na comparação com igual período do ano passado.

Os resultados sobre o desempenho do setor foi divulgado hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O presidente da entidade, Luiz Moan, manteve as mesmas previsões do mês passado com quedas de 10% na produção; de 5,4% nas vendas e de 29,1% nas vendas externas. Ele avalia que o desempenho neste segundo semestre será bem melhor do que no primeiro.

“Esperamos um segundo semestre vendendo mais e exportando mais também”, disse Luiz Moan. Ele disse que o maior número de dias úteis vai favorecer um melhor desempenho no restante do ano.

Ele informou que um processo de integração econômica com a Argentina tem evitado que a crise econômica naquele país afete ainda mais o setor que exporta para o país vizinho. Ele defendeu uma redução do custo de produção para ganhar mais competitividade e mercado.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.