Terrorismo da mídia não engana mais o povo


“Pesquisa Datafolha realizada nesta terça-feira (21) indica otimismo dos eleitores em relação à economia, o que ajuda a explicar a reação da presidenta Dilma (PT) na corrida pela reeleição”. É assim que começa a principal notícia da capa da Folha de São Paulo desta quarta-feira, 22.

Apesar de sempre ser necessário desconfiar, trata-se de um bom sinal: o terrorismo da grande mídia não engana mais o povo: “O exemplo mais claro da confiança é a inflação”, diz a notícia.



Como mostra o gráfico acima, o sentimento de que o país teria um aumento na inflação estava presente em 64% da população em abril deste ano. Agora, este índice caiu para 31%. Além disso, as expectativas de que a inflação vai manter-se no atual cenário ou diminuir aumentaram: 33% e 31%, respectivamente.

O sentimento em relação ao desemprego, visto no gráfico abaixo, também foi positivo para a presidenta Dilma. Somente para 26% da população o desemprego vai aumentar, uma queda de 10 pontos, enquanto 31% acredita que vai diminuir, um crescimento de 8 pontos.



Para 44% da população a situação econômica do país vai melhorar, um incrível salto de 12 pontos em relação a última pesquisa, feita nos dias 25 e 26 de setembro. E mais: apenas 15% pensa que a situação vai piorar, uma queda de 10 pontos, como pode ser observado no gráfico abaixo.

Para a campanha de Dilma isso é um ótimo sinal, mas também um alerta para a campanha não relaxar e continuar apresentando as conquistas do governo. Para a campanha tucana poderia ser um balde de água fria, mas não é, pois infelizmente não há água.



Leia a notícia da Folha completa aqui.

Camilo Árabe:

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.