Dilma elogia O Cafezinho

Os blogueiros e a presidenta. Eu estou de camisa rosa com listras negras.

 


 

Os blogueiros têm esperança de que Dilma, neste segundo mandato, enfrente com mais coragem temas importantes para aprimorar a democracia no Brasil, sobretudo no campo da comunicação.

O atual sistema de informação vigente no país não é democrático e não dá conta da nossa diversidade política e cultural.

Os canais de TV e os jornais, exercendo um assombroso monopólio ideológico, criaram um exército de zumbis, que de vez em quando saem de seus túmulos e vão às ruas pedir “intervenção militar”.

A gente entende o jogo e sabe que, na economia, sobretudo no primeiro ano de governo, poderão haver alguns recuos estratégicos, com vistas a avanços maiores em seguida.

Mas se o governo recuar na política e na comunicação, enfrentará a nossa dura oposição.

Se avançar, se fizer um governo mais ousado, mais comunicativo e mais à esquerda, terá nosso apoio.

Nossos detratores podem babar seu ódio contra os blogs: nos chamar de governistas, chapa-brancas, financiados com dinheiro público, pagos pelo PT, petralhas, comunistas, bolivarianos, lulopetistas, e por aí vai.

Desenvolvemos casca grossa contra todas as calúnias e injúrias.

Podem xingar à vontade.

Com exceção de um ou outro blog que tem – merecidamente –  publicidade de banco público, a maioria nunca ganhou um centavo do governo. Alguns inclusive, como o Viomundo, se recusam a receber qualquer publicidade estatal.

De minha parte, eu ficaria satisfeito com uma medida: que o governo cortasse todas as verbas de publicidade, para todos os veículos. Todos.

E investisse tudo em educação.

Faz isso ou então pulveriza, criando um sistema randômico para injetar recursos em toda a internet brasileira.

Todos os produtores de conteúdo na internet receberiam uma parte.

Seria democrático, republicano, inteligente e popular.

Está evidente agora que os blogs fazem um contraponto importante no jogo democrático. Cada blog é diferente do outro. Há radicais, governistas, esquerdistas, comunistas, reacionários (enrustidos ou não), literatos, bobalhões, anarquistas, malucos, etc.

Só uma coisa nos une realmente: fazemos a contrainformação contra o monopólio ideológico da grande mídia, que é historicamente golpista e reacionária.

Aliás, por isso os blogs da direita não vingam. A mídia já ocupa esse espaço.

Os blogs talvez cometam, muitas vezes, os mesmos erros da grande mídia. Porém, somos mais transparentes em relação à nossa posição política, mais interativos e, sobretudo, representamos um “outro lado” que a mídia tenta sempre esconder, ou fingir que não existe.

Dito isso, permitam-me um momento cabotino. Afinal, não é todo dia que uma presidenta da república, eleita e reeleita pelo povo brasileiro, elogia o seu blog.

Ao final da entrevista que fizemos com a presidenta, algumas semanas antes do primeiro turno, ela olhou para mim e disse: “Vou te falar uma coisa, eu acho ótimo o seu blog, viu. O blog do Cafezinho”.

Eu apenas respondi: “Obrigado, presidenta”. O vídeo disso segue aí abaixo.

A iniciativa de dar entrevista aos blogueiros foi um sinal importante, sobretudo em virtude do que a presidenta falou. Ela defendeu a regulação econômica da mídia, e explicou porque o trem bala ainda não saiu (e defendeu o projeto), dentre outras coisas.

Sim, já há alguns sinais de que haverá mais entrevistas similares.

Abaixo, os vídeos.

Dilma elogia O Cafezinho:

Resumo de 2 minutos da entrevista:

Entrevista completa:

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.