Menu

Os erros políticos do governo e do PT

No site do PT, seus dirigentes explicam o “panelaço”. Reproduzo trecho, depois comento. (…) O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos […]

96 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

erros2


No site do PT, seus dirigentes explicam o “panelaço”. Reproduzo trecho, depois comento.

(…) O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do PT.

“Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo.

“Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

O secretário avalia que apesar da intensa convocação e dos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance.

Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo, oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão.

“Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

*

É constrangedor constatar que tanto PT quanto governo (e num cenário de intensa polarização, ambos se tornam a mesma coisa) passaram 12 anos sem construir um think tank político decente.

A oposição está fazendo a sua parte: ser oposição. E se há financiamento de partidos de oposição aos movimentos de oposição, eles não fazem mais do que sua obrigação.

Em outras palavras: a oposição está certa. E, pela primeira vez em muito tempo, age com organização e competência.

Enquanto isso, o PT financia o quê?

Festas milionárias de aniversário do partido?

Estruturas burocráticas inúteis?

A oposição ao PT se tornou orgânica. Não precisa de “financiamento”.

Acusar os movimentos da oposição de serem financiados por partidos apenas irrita seus agentes orgânicos, e repete a crítica antidemocrática que a direita sempre fez à militância de esquerda e aos blogs, de serem financiados pelo PT ou com dinheiro público.

Chamar de “golpismo” aos movimentos naturais da oposição, como organizar algo simples e barato como um panelaço, vulgariza as denúncias do verdadeiro golpismo, que é a manipulação de aparelhos do Estado, como vemos no Ministério Público e setores do Judiciário.

Chamar “panelaço” de golpismo lança por terra as críticas sérias, gravíssimas, que fazemos ao golpismo de verdade.

O PT, além de não ajudar, ainda atrapalha.

O uso de expressões politicamente gastas como “setores da burguesia” e “classe média alta” também não faz jus à complexidade intelectual que um dia – que hoje parece tão distante – caracterizou o partido dos trabalhadores.

Ora, o PT é um partido eminentemente burguês, e o núcleo orgânico de sua militância vem da burguesia; não há nada demais nisso. A burguesia, num país como o Brasil, com uma classe trabalhadora profundamente despolitizada, ainda é o setor onde se dá a disputa central de ideias.

Mais que isso, os governos do PT buscaram, deliberadamente, aburguesar setores excluídos da classe trabalhadora, dando-lhes acesso a crédito, financiamentos, carro, aeroportos, etc.

A renovação do Estado proporcionada pelos governos petistas, também criou uma nova classe média alta.

As centenas de milhares de vagas abertas no setor público, nas universidades, nas estatais, e nas empresas fornecedoras do Estado, produziu muito mais classe média alta do que qualquer outro período da nossa história.

Foi um passo à frente no processo de desenvolvimento – ainda mais considerando que veio acompanhado de políticas de distribuição de renda, assistência social e moradia popular.

É estupidez agora vir com esse papo de “setores da burguesia”.

Esses setores deveriam ser ouvidos pelo governo e pelo partido, porque a maioria é composta de trabalhadores (embora se identifiquem, erroneamente, com nossas elites tradicionais).

O socialismo petista nunca foi revolucionário, e sim reformista e profundamente comprometido com valores democráticos.

O modelo político do petismo jamais foi Cuba, por exemplo, e sim os países da Escandinávia, como a Suécia.

Isso nunca foi trabalhado ou explicado para aqueles que os dirigentes petistas hoje chamam de “setores da burguesia”, setores que ainda vêem socialismo como alguma coisa perigosa, autoritária e antidemocrática.

Não adianta xingar ou desqualificar os paneleiros. Eles são cidadãos brasileiros que votam e tem tantos direitos políticos quanto quaisquer outros.

Além do mais, não é verdade que a oposição à Dilma se restringe à classe média alta. A insatisfação já vazou para vastas camadas da sociedade, e nem governo nem PT tem buscado estabelecer nenhum diálogo.

O fato é que “movimentos golpistas” ainda vão existir por muito tempo num país como o nosso, onde valores democráticos ainda não se enraizaram de maneira suficiente, mas não podemos confundi-los com o desejo legítimo da população, incluindo aí “setores da burguesia”, por mudanças.

No caso atual, o governo às vezes parece ser ele mesmo o mentor da oposição, tal a quantidade de erros políticos que comete.

Por exemplo, eleger o “ajuste fiscal” como a única bandeira mobilizadora do governo é flertar com o suicídio político.

Depois de meses de silêncio, a presidenta vem a público falar de… ajuste fiscal.

Mercadante, ministro da casa civil, finalmente intervêm no debate político para falar da importância do… ajuste fiscal.

Ora, o povo não é burro. Sabe que é preciso economizar e fazer ajustes para enxugar a máquina pública.

Mas isso não pode ser a “bandeira central” do governo. Tem de ser antes uma medida lateral, aplicada discretamente, abafada por iniciativas de caráter progressista, positivo, desenvolvimentista.

Medidas que ajudem, inclusive, a neutralizar os efeitos negativos dos “ajustes”.

Mercadante fala em diálogo, mas desde quando que ele fez qualquer esforço neste sentido?

A única vez que eu me lembro de Mercadante ter “dialogado” com a opinião pública, antes de sua intervenção de hoje, foi sua entrevista para… Miriam Leitão, em canal da TV fechada.

A mesma coisa vale para o ministro da Justiça, que também só dá entrevistas para órgãos como “TV Veja”.

É incrível que o governo, que em tese deveria entender de política, porque é pago para isso, tem ministérios especializados nisso, que tem recursos vastos, que acumula 12 anos de experiência, não tenha em nenhum momento percebido que o silêncio da presidenta e de seu governo agride o seu eleitorado e incentiva a oposição.

Incrível ainda que o governo despreze a política de maneira tão solene.

De um lado, temos uma imprensa udenista e fascistóide, que criminaliza a política.

De outro, um governo apático, que despreza a política.

É um cenário maravilhoso para o poder econômico, encarnado na mídia, que emerge como uma potência, livre das amarras do sufrágio universal, dos tribunais de conta, das necessidades de campanha.

Mas isso também não é mais desculpa para o governo, porque a mídia é um ator político conhecido.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prestigiou há pouco uma cerimônia do Innovare, uma excrescência antidemocrática que serve ao propósito escuso de fazer o poder econômico e midiático avançar sobre o judiciário.

O Innovare é uma iniciativa da Globo, e quem é a Globo para determinar quais são as melhores práticas ou filosofias judiciais, penais, investigativas, no país?

E o ministro Cardozo ainda faz elogios à iniciativa em público!

Não é para elogiar, ministro! O Innovare é um acinte à nossa democracia!

Quer dizer que uma corporação midiática, construída na ditadura, patrocina um evento que, notoriamente, visa influenciar nossas práticas judiciais, e o senhor o elogia?

E logo a mesma corporação que conspira diuturnamente contra seu governo e seu partido?

Qual o sentido de fazer isso e depois a presidenta participar de um evento do PT falando em “golpismo”?

Quanto ao discurso da presidenta, não é óbvio que se ela mantém silêncio por longo tempo, a sua fala se torna um fato político com um peso excessivo?

Além disso, o governo agendou a fala da presidente há meses, permitindo que a oposição organizasse uma reação.

Dilma conseguiu a proeza de, após o jejum de meses, transformar o seu primeiro discurso em rede nacional num fato político… negativo.

A presidenta desativou o único canal que possuía com a sociedade, o Café com a Presidenta, cujo áudio era distribuído para milhares de rádio do Brasil e tinha bastante audiência no interior.

Há tempos que esse Café deveria ser transformado em entrevistas em vídeo, e incrementado com recursos modernos de comunicação.

Ao invés disso, a presidenta trocou o rádio pelo silêncio.

O blog do Planalto, por sua vez, nunca passou por uma mísera reforma visual.

Qualquer bloguinho vagabundo está sempre tentando melhorar seu visual, introduzindo aplicativos e recursos novos, sempre de olho na audiência e na repercussão.

Não é o caso do blog da Presidência da República.

Não é um blog, na verdade.

É um arquivo frio e entediante dos discursos e vídeos da presidenta, ou canal para divulgação de comunicados oficiais.

As redes sociais da presidente ou foram abandonadas ou se transformaram em canais de propaganda vulgar.

E ainda temos o problema do ministério.

Era óbvio que Dilma precisava montar um ministério com nomes que tivessem prestígio na sociedade. Somente ministros com reconhecimento social terão capital simbólico para fazer a batalha da comunicação.

Ela fez o contrário. Montou um ministério medíocre, sem sequer combinar os partidos.

Sem sequer combinar com Lula, presidente de honra de seu próprio partido e figura política de maior projeção nacional e internacional!

Aliás, falemos mais da famigerada batalha da comunicação. Ela é a essência da política.

É óbvio para todos que o governo vem perdendo diariamente essa batalha. Até porque ele parece não entender nem o que é comunicação, nem o que é batalha.

A batalha requer planejamento, estrutura, exercício, prática.

Pois bem, não há planejamento, não há estrutura, não há exercício e não há prática.

O PT faz comunicação apenas para dentro. Tudo que pensa é melhorar a “Agência PT”, como se uma opinião pública envenenada pudesse ser influenciada por notícias publicadas num site institucional.

O partido tinha de criar projetos abertos, para fora do partido, como era o Vermelho antes de também se tornar um instrumento partidário.

As academias estão cheias de intelectuais de esquerda, com décadas de experiência, dispostos a ajudar e aflitos com a situação, mas o PT prefere que suas análises políticas sejam feitas por burocratas do partido sem nenhuma capacidade de síntese, sem nenhuma criatividade.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luciano Machado

12/03/2015 - 00h29

Vídeo espetacular revela que o Brasil está prestes a sofrer um golpe de estado arquitetado pelo governo dos Estados Unidos! Repassem a todos é escandaloso! https://www.youtube.com/watch?v=zTuAvpny3rI

C.Paoliello

11/03/2015 - 23h27

PORQUÊ OS EUA QUEREM DESESTABILIZAR O GOVERNO DILMA:

https://youtu.be/zTuAvpny3rI

Messias Franca de Macedo

11/03/2015 - 21h31

… O “Ô candidato” derrotado DEMoTucano [e fascigolpista] ‘Aécio de Furnas Forever’ pode, tranquilão (!), “pegar uma praia no próximo Domingão do Faustão”!…
O perigo “supremo” [golpista] responde pela alcunha de gilmar DANTAS!
E *um ‘miniSTRO’ “supremo” é [mais] um ator coadjuvante!
*Dias Chantageado por Gilmar Dantas Toffoli’
ENTENDA EM DOIS ATOS!
#######################
[ATO I]
PML: TOFFOLI HOJE É ALIADO DE GILMAR, NÃO DO PT
“Presença do ministro Dias Toffoli na turma que irá julgar Lava Jato diminui esperanças do PT e do governo para uma decisão mais equilibrada”, diz o jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; segundo ele, Toffoli está cada vez mais distante do Partido dos Trabalhadores, para quem já advogou, e mais próximo das teses defendidas pelo ministro Gilmar Mendes; “A verdade é que a saída de Joaquim Barbosa abriu uma chance para o governo fazer uma substituição indicando um magistrado de compromissos sólidos com os direitos humanos e as garantias de defesa que, conforme respeitadas vozes do mundo jurídico, muita falta fizeram na AP 470. Mas essa oportunidade foi perdida e a nomeação de Toffoli lembra que as vezes a Justiça pode seguir uma regra elementar das partidas de futebol: quem não faz leva”
11 DE MARÇO DE 2015 ÀS 18:39
(…)
FONTE: http://paulomoreiraleite.com/2015/03/11/chance-perdida/

e aqui:
http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/172919/PML-Toffoli-hoje-%C3%A9-aliado-de-Gilmar-n%C3%A3o-do-PT.htm

CUNHA SE REÚNE COM MINISTRO GILMAR MENDES
O ministro Gilmar Mendes se reuniu nesta quarta (11) com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é um dos 34 congressistas que serão investigados por suspeita de participação no esquema de corrupção da Petrobras; o encontro, que não estava previsto na agenda, durou menos de 30 minutos; Mendes negou que tenha falado com Cunha sobre o “grande assunto”, em referência à abertura de inquéritos; esse foi o segundo encontro consecutivo que Cunha tem com ministros do STF; ontem, ele se reuniu com ministro Dias Toffoli
(…)
11 DE MARÇO DE 2015 ÀS 20:14
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/172925/Cunha-se-re%C3%BAne-com-ministro-Gilmar-Mendes.htm

Mauricio Gomes

11/03/2015 - 21h16

Miguel,

O que dizer deste pústula e golpista do “Paulinho da Força”, que disse que ingressará com um pedido de impeachment e que pra isso espera conseguir os pareceres de 10 a 12 “especialistas”. Durma-se com um barulho desses…

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/172913/Partido-de-Paulinho-%C3%A9-o-primeiro-a-aderir-ao-golpe.htm

Messias Franca de Macedo

11/03/2015 - 20h14

EUA JÁ AGEM PARA DERRUBAR DILMA ROUSSEFF (Por F. William Engdahl na Revista americana NEO)

https://www.youtube.com/watch?v=zTuAvpny3rI

EM TEMPO: a ‘dica’ é do Almir

11/03/2015 – 19:09

em

http://www.viomundo.com.br/politica/leonardo-boff-crise-e-dramatizada-por-o-globo-tv-globo-folha-estadao-e-perversa-e-mentirosa-veja.html#comment-885761

Messias Franca de Macedo

11/03/2015 - 15h13

[Mais uma razão
para o impeachment
… Da oPÓsição!

Ué, rimou!
Risos]

… A [crise] econômica é uma decorrência da [crise] política!

Elementar, meu caro!

Ah, seria bom o PSDB propor um PROER que salvou meia dúzia de banqueiros, para salvar 500,000 mil empregos!

Até agora!

… E o discurso do ódio pode se inverter:

basta o PT e o governo comunicarem-se com o povão!

Exemplo:

“Seria bom o PSDB propor um PROER que salvou meia dúzia de banqueiros, para salvar 500.000 mil empregos!”

Messias Franca de Macedo

11/03/2015 - 15h01

Crise é ‘forjada, mentirosa e induzida pela mídia’, diz Leonardo Boff

Postado em 11 de março de 2015 às 12:44 pm

(…)

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/crise-e-forjada-mentirosa-e-induzida-pela-midia-diz-leonardo-boff/

LÁ VEM O MATUTO PROCEDENTE DO ‘LARGO DOS AFLITOS’!

Crise é ‘forjada, mentirosa e induzida pela mídia’, diz Leonardo Boff

E quem vai levar esta mensagem ao povo, às massas?!

Comitês populares?

‘O [tíbio] PT da Governança’ nem pensou!

Os parlamentares do Partido em visitas às bases?

A burocracia conversa em gabinetes sob ar-condicionado!

(…)

O enfrentamento restrito à internet não é suficiente na tarefa de conter a sanha difamatória e violenta da DIREITONA!…

Ou o ‘O PT da Governança’ trava a [lídima e democrática] batalha da comunicação…

Ou os militantes e simpatizantes do Partido serão trucidados vivos, vítimas do ódio irracional da turba representada pela ‘opinião publicada’ pelo PIGolpista e fascista!

Mais do que defender o PT e o governo Dilma Rousseff, proteger a sociedade da barbárie!…

E tenho dito!

    Pharaô

    11/03/2015 - 15h10

    O povo gosta de politico de Atitude!
    sé é frouxo, é só mais um na multidão!só resta O Ostracismo.

Alcides Lima

11/03/2015 - 14h59

Excelente texto, perfeito, concordo com vc.

Messias Franca de Macedo

11/03/2015 - 14h38

Cunha: decreto de FHC abriu ‘porteira’ para corrupção na Petrobras

Postado em 11 de março de 2015 às 11:02 am

(…)

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cunha-decreto-de-fhc-abriu-porteira-para-corrupcao-na-petrobras/

LÁ VEM O MATUTO!

A resposta do DEMoTucano [José] (S)erra às declarações do Eduardo Cunha:

“Essa declaração é um lixo! E eu não comento sobre lixo!”

E uma repórter:

“Mais (S)erra, o Paulo Francis…”

(S)erra, ao vivo:

“Você, donzela, pode dizer o nome do seu patrão? Você trabalha para qual emissora? Para a EBC? Você deve fazer ‘freelance’ para aquele telejornal, o ‘Repórter Brasil’ [TV Brasil]…

– Mas, (S)erra, eu estou exercendo, apenas, as minhas funções de jornalista! Ademais,…

Chega o Aloysio Nunes Fereira:

– Sua vagabunda… vá pra $$$$%¨&*()(*&¨%$%¨&*()_)(*&¨%¨&*()_+_)(*&¨%¨&*()_…

De volta aos estúdios da GloboNews e do JN!…

O(a) âncora de plantão:

“Pedimos desculpas pela nossa falha técnica!
Em seguida, assista a mais uma edição inédita (sic) do BBB 15!
Boa noite!”

renato

11/03/2015 - 13h12

Estou devendo a voce…meu caro Miguel..

renato

11/03/2015 - 12h02

ao dizer que a Globo fala,
e a DILMA se cala.
Ela me representa e não fala..
Os caras estão afundando o pais em crises
e ela, representante maxima do País …
NÃO FALA.
Não pede direito de resposta em nome do BRASIL.
O Brasil emudece-se por que não tem porta voz.
parece um velho, jogado no fundo de um asilo nazista.
ONDE ESTA minha voz..
Que eu passei por procuração a DILMA..
CADA VEZ que falarem mentiras sobre o meu PAÌS ..
DIREITO DE RESPOSTA na REDE NACIONAL DE RADIO E TELEVISÂO.
Por que, é mais fácil um enfrentamento sanguinolento do
que pegar e usar aquilo que é do POVO…as ondas de radio e TV.
FALA DILMA, como falava o LULA…direto e reto..
Por acaso esta sendo ameaçada por alguém…???????????

Fabio

11/03/2015 - 11h19

Dilma e PT estão afundando a si mesmos e vão nos levar para os mares turbulentos da direita golpista.

Almir

11/03/2015 - 11h13

Esse desespero todo tem nome e sobrenome: rede globo (e satélites). Desde janeiro o governo não dá um tostão pra alimentar o PIG. E essa galerinha sempre viveu de dinheiro público.
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/03/08/globo-tres-meses-sem-anuncio-do-governo/

Veronica

11/03/2015 - 09h59

Tudo muito pertinente. Mas a oposição é golpista sim: quando eu não consigo eleger meu candidato, eu observo o governo eleito e mostro minhas discordâncias, eu mostro o caminho em que acredito, eu levanto as minhas bandeiras como alternativa às dele. O que os paneleiros querem é inconfessável, por isso não têm bandeiras: lindo seria levantar a bandeira Pela Volta de Milhões de Pessoas à Miséria para EU Poder Seguir Explorando Mão de Obra Barata, Pela Volta das Filas em Busca de Emprego, Por Um Salário Mínimo Bem Menor. Não tenho alternativas à tudo-que-está-aí, não consegui eleger meu candidato, logo, peço impedimento = golpe.

Miguel

11/03/2015 - 09h18

Caro Miguel,
Quer mais inépcia política do que levar a Presidente para São Paulo na semana da dita manifestação, e ainda por cima para um lugar fechado, que qualquer barulhinho vai virar um barulhão…é muita falta de inteligência política nos assessores da Presidenta, ou ela está cercada de muitos “Cabos Anselmos”.

    Gerson

    11/03/2015 - 13h01

    Ops…fiquei tão indignado com o erro político primário de ontem do governo que errei o meu nome…desculpa aí…

Ligia Malta

11/03/2015 - 07h58

Texto perfeito. Mas…calma, o “mas” é só quanto ao momento. Gostei de lê-lo, mas divulgá-lo agora nas redes sociais… Gostaria, como já sugeriu o Vitor em seu comentário, de poder escorrega-lo na bandeja do café da manhã da Dima e de sua, bom vá la, Comunicação.

Messias Franca de Macedo

11/03/2015 - 00h07

ACREDITE SE QUISER!:

Até a ‘Folha de São Paulo’ “já está furando as barrigadas dos fascigolpistas”!

ENTENDA

############################

Delatores apresentaram versões contraditórias sobre políticos

MARIO CESAR CARVALHO
ENVIADO A CURITIBA
FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO

10/03/2015 21h48

Levou ou não levou propina? Essa dúvida persegue cinco dos políticos investigados pela Operação Lava Jato por causa de contradições nos depoimentos de dois delatores do caso. Os investigados são os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e o ex-ministro Antonio Palocci (PT).
O ex-diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, que se tornaram delatores para obter uma pena menor, apresentaram versões contraditórias sobre suposto o suborno entregue aos cinco.
Enquanto Costa cita em depoimentos prestados após acordo de delação premiada que eles receberam propina do esquema de desvios da Petrobras, o doleiro rebate que não fez esses repasses.
Ao perceber o descompasso entre as versões, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Brasília chegaram a colher novos depoimentos dos delatores.
(…)
Youssef nega os dois fatos: a versão de que fora procurador por Palocci e a entrega dos valores.
Os procuradores que cuidam dos inquéritos de políticos já cogitam uma acareação entre Costa e Youssef para dirimir as divergências.
“O Palocci entrou gratuitamente nessa história”, diz o advogado José Roberto Batochio, que defende o ex-ministro. Segundo ele, Palocci nunca conversou com o Costa ou o Youssef sobre assunto de qualquer natureza.
(…)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1601041-delatores-apresentaram-versoes-contraditorias-sobre-politicos.shtml

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 23h37

UM TRIBUTO AOS(ÀS) “paneleiros(as) cheirosos(as) e ‘Cansados(as)”!

Coitadas das sinapses dessa gente aloprada!

####################

O deputado paneleiro também teve dinheiro da Odebrecht…

Autor: [Ínclito e impávido jornalista] Fernando Brito

10 de março de 2015 | 22:21

O líder do PSDB na Câmara, Deputado Bruno Cavalcanti Araújo ( não sei se ele corta o “Cavalcanti” por conta dos versos do tempo da Revolução Praieira, ainda hoje conhecidos: “”Quem viver em Pernambuco, há de estar desenganado; ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser cavalgado“) prestou-se à ridícula cena de tornar-se, da tribuna, mais um paneleiro.
O deputado deve se cuidar: afinal de contas, apanhou R$ 130 mil em doações de campanha da Construtora Norberto Odebrecht, e é capaz de aparecer alguma língua ferina sugerindo que ela não se deveu apenas ao fervor moral do deputado, compartilhado por aquela empresa. E mais R$ 80 mil da Queiroz Galvão, como a Odebrecht metida no escãndalo da Lava Jato.
Ou para lembrar que ele era o “queridinho” de Sérgio Guerra, que com os R$ 10 milhões apanhados de Alberto Youssef para dar fim á CPI da Petrobras, em 2010, só não entrou na lista do Janot porque morreu.

(…)

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25323&cpage=1#comment-168132

e mais:

Revista IstoÉ

Para quem o congresso trabalha

Por jornalista Sérgio Pardellas

Quais são e como operam os grupos de pressão que dominam a Câmara e o Senado. a maioria financia bancadas informais com gente de todos os partidos para manter ou mudar algumas leis. Outros grupos são pautados por movimentos civis

(…)

FONTE: http://www.istoe.com.br/reportagens/130292_PARA+QUEM+O+CONGRESSO+TRABALHA

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 23h13

As 8 perguntas essenciais que faltam fazer a Barusco na CPI.

1) Quem o levou do CENPES para a gerência de produção ou tecnologia de perfuração em 1995?
2) Explique qual período em que o senhor foi gerente de tecnologia de perfuração e qual período o senhor foi gerente de produção.
2) Qual era o escalão destas gerências quando o senhor ocupou o cargo até ser promovido em 2003? Quais eram as gerências e diretorias acima da sua no organograma? Quem eram os gerentes superiores e o diretor?
3) Quem foi responsável pelo convite à SBM sem licitação em 1997 que o senhor recebeu propina?
4) O Sr. disse em delação premiada que tinha poder de decisão sobre o contrato com a SBM em 1997 ou 1998. Quem lhe delegava poderes de decisão se estava em escalão inferior ao de 2003?
5) O Sr. tem conhecimento se teve propina na contratação da P-36 que afundou, como houve no caso da SBM? O senhor recebeu propina neste contrato?
6) O Sr. participou da comissão interna que investigou o afundamento da P-36. Qual seu conhecimento e participação neste contrato da P-36?
7) O Sr. é investigado na Holanda. Por propinas da SBM, certo? Quantas e quais pessoas são investigadas junto? Quais são funcionários da Petrobras?
8) Quando e por que o Sr. teve contas bloqueadas na Suíça antes da operação Lava Jato?

FONTE: http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/03/alo-pt-8-perguntas-essenciais-que.html

9) quem (des)governava o Brasil nos antanhos de “1997-1998”, época em que o senhor afirma ser o período no qual foi instituído o “Petrolão”?

10) senhor corruptor delator [Pedro] Barusco, o senhor conhece a história [história não contada por delator!] do jornalista Paulo Francis e a [quase-]Petrobrax do PSDB?

NOTA: perguntas suplementares do matuto!

    Messias Franca de Macedo

    10/03/2015 - 23h23

    Ajuste desaprezível

    na pergunta de número 10!

    10!

    10) senhor corrupto delator [Pedro] Barusco, o senhor conhece a história [história não contada por delator!] do jornalista Paulo Francis e a [quase-]Petrobrax do PSDB?

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 22h51

… Explicando os antanhos de “1997 e 1998” do delator Pedro Barusco!

Explicação dirigida, prioritariamente, ao dileto público (e)leitor [‘a opinião publicada’ pelo PIGolpista e fascista]!…

Por jornalista Paulo Francis

Entendam, ‘coxinhas de R$ 1,99’… A porção com uma dúzia!

################

PAULO FRANCIS, A PETROBRÁS E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

https://www.youtube.com/watch?v=7Dyh6-YSXBs

O VÍDEO que algum deputado “bem poderia” exibir no telão da CPI da Petrobras!

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 22h40

Imprensa deturpa declarações de Barusco

TER, 10/03/2015 – 14:16

ATUALIZADO EM 10/03/2015 – 15:51

Do Blog do Luis Nassif

Por jornalista Patricia Faermann

(…)

http://jornalggn.com.br/noticia/imprensa-deturpa-declaracoes-de-barusco

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 22h23

[Estertores do humor do Azenha?
Que parecem pressagiar o porvir trágico – e melancólico da inércia!]

#######################

Mídia faz propaganda do dia 15 e whats app entra em modo “terrorismo”. Já o governo, distribui discurso de Dilma de 33’49?

publicado em 10 de março de 2015 às 21:00

Por jornalista Luiz Carlos Azenha

Impeachment é golpe. Estamos combinados? Golpe. Mensagem simples, direta, objetiva. Curiosamente, não foi assumida pelo governo Dilma. Ele prefere falar na linguagem diplomática do “terceiro turno”.
(…)

E MAIS:
VÍDEO
‘O canto do Impeachment’ – Por jornalista Luiz Carlos Azenha

FONTE: http://www.viomundo.com.br/denuncias/tucanos-pagam-50-reais-para.html#comment-885507

https://vimeo.com/121836492

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 22h06

… E o poder [capcioso] de “sangrar as mentiras”!…

#################

PML: APARECE A FACE OCULTA DE PEDRO BARUSCO

O depoimento de Pedro Barusco à CPI da Petrobras foi marcado por um “vergonhoso golpe baixo” quando o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) perguntou se ele tinha “medo de acabar como Celso Daniel”; “Medo eu tenho, né? Mas vou fazer o quê?”, foi a resposta do ex-gerente da Petrobras; para o colunista do 247 Paulo Moreira Leite, a insinuação tinha como direção certa atingir o PT, que na época do crime foi acusado de envolvimento do assassinato do prefeito de Santo André; “A lembrança a Celso Daniel cumpriu uma função dramática, porém. Foi uma tentativa de livrar Pedro Barusco de uma situação difícil — a do corrupto arrependido que tenta salvar a pele como delator — dando-lhe uma posição de vítima num momento em que seu depoimento se encontrava em situação delicada”, analisa

10 DE MARÇO DE 2015 ÀS 18:17

(…)

FONTE: http://paulomoreiraleite.com/2015/03/10/face-oculta-de-barusco-apareceu/

e aqui:

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/172753/PML-Aparece-a-face-oculta-de-Pedro-Barusco.htm

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 21h46

Mais sobre o que o(a) (e)leitor(a) não saberá através do PIGolpista!…

#####################

Justiça nega acusação contra aloprados do PT

TER, 10/03/2015 – 16:11
ATUALIZADO EM 10/03/2015 – 16:12

Jornal GGN – Depois de quase nove anos, a Justiça Federal rejeitou a acusação contra os aloprados do PT. A juíza Faviana Alves Rodrigues considerou que não há sustentação a denúncia de crimes do colarinho branco, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha dos petistas Gedimar Pereira Passos, Valdebran Carlos Padilha da Silva, Expedito Afonso Veloso, Osvaldo Martinez Bargas e Hamilton Lacerda.
Em 2006, foram flagrados com R$ 1,7 milhão em dinheiro vivo, em um hotel na zona Sul de São Paulo, que seria usado para a compra de um dossiê contra José Serra (PSDB), atribuindo a ele ligação com o esquema de desvios na venda de ambulâncias superfaturadas para prefeituras, que ficou conhecido como a Máfia dos Sanguessugas.
Na época, o adversário de Serra era Aloisio Mercadante, ministro chefe da Casa Civil de Dilma. Também investigado, a PGR concluiu que Mercadante não teve nenhum envolvimento no caso.
(…)

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/justica-nega-acusacao-contra-aloprados-do-pt

################

… Para que Lei dos Meios no ‘brazil’?

A barbárie pré-medieval é aqui!

Aceitemos?

E calados pela liberdade de expressar mentiras e ignomínias por parte dessa “grande” imprensa canalha e covarde, assassina seletiva de reputações!

E, festivamente, impune!

A destilar e incitar ódio na população!

Cambada de irresponsáveis e delinquentes contumazes!

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 21h29

… Os golpistas tiram a toga!…

#########################

Página de Dilma na Wikipédia é modificada por computador do STF

Terça, 10 de Março de 2015 – 21:15

A página dedicada à presidente Dilma Rousseff na Wikipédia foi alterada nesta terça-feira (10). De acordo com a Folha, a mudança foi feita a partir de um computador do Supremo Tribunal Federal (STF) e sugere que o mandato de Dilma irá se encerrar esse ano. Além disse, o artido prevê que a mandatária será sucedida pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB). Apesar de o IP que fez a mudança no perfil de Dilma, número 201.49.159.68, pertencer ao STF segundo a própria Wikipédia, há sites especializados de localização que atribuem o registro ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Assim como o STF, o TRF da 1ª Região é sediado em Brasília.

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/67213-pagina-de-dilma-na-wikipedia-e-modificada-por-computador-do-stf.html

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 21h15

A OPERAÇÃO ‘LIMPA [OS TUCANOS] A JATO’
COMANDADA (sic)
PELO OPERADOR(!
‘RODRIGO MORO GURGEL’
O TAL JANOT!

(Ué, a manchete que rimou! Risos)

O denunciado [Antônio] Anastasia “do [Aécio] ‘Never’” será inocentado galhardamente no STF!
Muito menos em função da “suprema” proteção ‘tucânica’ dos(as) “supremos(as)” aos DEMoTucanos!
E sim, muito mais porque – em sendo o único [leitor(a), pasme, o único(!)] Tucano da ‘Lista do Janot’ – O Tucano Anastasia irá pairá garbosamente sobre a ausência da ‘conexão’ que legitima (sic) o tal do ‘domínio do fato’!…

E, aí, o PIG reverberará os políticos do PSDB:
“‘Cês’ viram? O nosso (idem sic) Anastasia está limpinho!”

Que nem fralda enxuta de bebê no transcurso da madrugada insone! [Adendo do matuto!]

Ah esses procuradores da [eterna] Casa Grande: deveriam “procurar” algo mais, digamos, inusitado!
Essa previsibilidade cansa os ‘nossozovos’!…

Durma, em paz, ‘Anasta’!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Leonardo

10/03/2015 - 17h27

Governo vassalo, idéias vassalas.

Silvia De A. Miranda Van Dijk

10/03/2015 - 19h34

Eu tenho diploma em comunicação numa universidade holandesa. O PT erra muito em comunicação externa, com os seus diversos públicos. Não tem nenhum especialista que possa ajudá-los de fato? São erros básicos como silêncios desnecessários ou ausência de explicações claras. Porque a Dilma não usa porta voz como fazem os presidentes norte americanos se ela não é boa de discurso, por exemplo?

Silvia De A. Miranda Van Dijk

10/03/2015 - 19h34

Eu tenho diploma em comunicação numa universidade holandesa. O PT erra muito em comunicação externa, com os seus diversos públicos. Não tem nenhum especialista que possa ajudá-los de fato? São erros básicos como silêncios desnecessários ou ausência de explicações claras. Porque a Dilma não usa porta voz como fazem os presidentes norte americanos se ela não é boa de discurso, por exemplo?

Mauricio Gomes

10/03/2015 - 16h33

Gostaria de saber quem teve a ideia genial de expor a Dilma às vaias em pleno Tucanistão hoje, apenas para dar mais munição pra essa turma de extrema direita. A propósito Miguel, há uma notícia no tijolaço sobre um beócio que está convocando lutadores de MMA e torcidas organizadas para o protesto do dia 15 para baterem nos militantes do PT e comunistas que eventualmente apareçam. Essas pessoas tem que ser denunciadas e presas, o nazistóide só faltou pedir para as pessoas irem armadas para abater os inimigos dos paneleiros.

Karla Viana

10/03/2015 - 19h00

Muito boa a crítica e análise do Cafezinho. A chamada para novas atitudes do PT. Sair do mesmismo e se tornar uma esquerda de verdade em novos tempos.

Karla Viana

10/03/2015 - 19h00

Muito boa a crítica e análise do Cafezinho. A chamada para novas atitudes do PT. Sair do mesmismo e se tornar uma esquerda de verdade em novos tempos.

Karla Viana

10/03/2015 - 19h00

Muito boa a crítica e análise do Cafezinho. A chamada para novas atitudes do PT. Sair do mesmismo e se tornar uma esquerda de verdade em novos tempos.

mineiro

10/03/2015 - 15h55

e o poste de pres. vem a publico conclamar o ajuste fiscal , é mole isso ou quer mais? é piada uma coisa dessas, o poste de pres. vem a publico nos dizer que tem que arrochar mais para sair da crise. e porque o poste , a marionete, nao fala em taxar as fortunas, fazer a reforma agraria de verdade , tirar dos ricos, combater o pig golpista. a isso ela nao fala porque contra os ricos nao podem. mas contra os pobres podem , pobre nao tem valor nenhum. essa angela merkel , fhc de saias neoliberal , ta achando que nos somos idiotas? e o lula bundao , ta parecendo bobo da corte, tentando apagar incendio daqui e dali. e fica tentando passar um mel na nossa boca. a verdade é uma so , o pt rachou , o poste de pres. se perdeu , nao tem mais competencia para governar, o pt perdeu o controle no congresso , no senado , e perdeu o respeito de todos nos, o lula ta jogado para escanteio. essa é a verdade e ninguem quer falar nisso. e a elite , o pig a mando dos states ta vindo para cima de nos. meu partido chama movimento social , esse sim nao trai a nossa honra.

    e egora, quem poderá nos eefender

    10/03/2015 - 16h40

    Preocupa nao, Lula e o exercito do Stedile já estao a postos.

Edson

10/03/2015 - 15h29

Miguel, e a grana da indenização, já conseguiu?

10/03/2015 - 13h53

Sou uma destas aflitas… Ficamos paralisados diante de tanta apatia e incompetência. Está na hora de se montar um grupo de controle/Quartel General urgentemente para apagar os incêndios provocados sobretudo pela mídia. É uma pena que a soberba de alguns líderes não permita que críticas construtivas como as suas sejam levadas adiante.

Melo

10/03/2015 - 12h21

O PT e Dilma só esperam por LULA; os deputados e senadores são umas lastimas, os ministros que cuidam da política do governo é um velório profundo, só resta mesmo a militância e LULA

Marcus

10/03/2015 - 11h44

Excelente texto, Miguel, gostaria que mais governistas tivessem esse teu senso auto-crítico.

    mineiro

    10/03/2015 - 16h04

    ta certissimo , se verdade tem que dizer mesmo. e ainda tem blogueiro e eleitores que nao aceitam a veradade. problemas de cada um , se nao quer enxergar azar de cada um. eu so me informo atraves dos blogs, se errar, erraremos juntos. porque nao assisto mais a jornais de tv , nao leio esses lixos , e muito menos revistas , ai é que eu nao leio mesmo. e parabens tem que continuar nesse caminho.

Clodoaldo Campos

10/03/2015 - 14h22

Talvez se alguém do PT visse essa matéria com bastante atenção e humildade iria entender o motivo do ódio ao partido de que eles tanto falam. O povo realmente tá ficando furioso com essa estória de golpismo, elite e burguesia. A matéria tá sintetizando muito bem qual a ótica que o partido deveria adotar, que com certeza não é a que vem adotando.

eu vejo pessoas mortas

10/03/2015 - 10h59

Ate que enfim acordou o blogueiro.
Sinto cheiro de fim de feira para o PT.

    Miguel do Rosário

    10/03/2015 - 11h43

    nao exagera tb

    Fabio

    10/03/2015 - 14h53

    PT já era.
    2018 a briga será entre tucanos e os peemedebistas.

      Vitor

      10/03/2015 - 15h47

      Besteira, sempre vai ter um partido mais a esquerda que esses disputando competitivamente eleição presidencial…

Marilda Bassi

10/03/2015 - 13h03

Não escutei nenhuma panela batendo aqui em Ipa. Só se foi na Vieira Souto.

Daniel

10/03/2015 - 09h47

Miguel, fiz questão de comentar para parabenizar pela análise. Concordo com poucas coisas que escreve, mas leio com frequência. Entretanto, sua leitura é adequada à situação que o governo passa e consequentemente o partido no poder.

Gustavo

10/03/2015 - 09h47

Sejamos sinceros e críticos: o governo Dilma – falo aqui em relação ao ministério – é fraco. E ela tem e tinha a faca e o queijo na mão p/ montar um “dream team” ministerial.

E não precisaria ser composto exclusivamente pelas forças de esquerda, dava pra pincelar quadros respeitáveis do meio empresarial e intelectual (Abílio Diniz, Cláudio Lembo, Bresser Pereira), conciliar com uma tropa de choque pra fazer o embate da comunicação (Jacques Wagner, Roberto Requião Fernando Ferro e Ciro Gomes), lançar mão de políticos jovens e ousados (Manuela D’Ávila, Brizola Neto), contar com juristas e lideranças experientes (Leonardo Boff, Celso Antônio de Mello e Dalmo Dallari) e de quebra utilizar a nata do PT ligada ao movimentos sociais (Patrus Ananias, Fátima Bezerra, Miguel Rosetto, Paulo Paim). Ainda daria espaço pra manter os conservadores Levy e Kátia Abreu. Mas não, ela parece amar os “petanos” Mercadante e Zé Eduardo Cardozo, que parecem sonhar com uma aposentadoria como colunista de “O Globo” e palestrante do “Instituto Millenium”.

    JOSÉ LUIZ

    10/03/2015 - 15h50

    Que me desculpem os radicais. Participante Gustavo: Para o partido dos trabalhadores, isto só poderia ocorrer se fosse em uma galaxias distante a 500 bilhões de anos luz. Não seria tão difícil se ele deixasse de ser manipulada pelo Luis Inácio. Por outro lado, o PT só se junta com quem se der liquido. Após sugar todo o sangue, descarta seu parceiro e ou parceira. Tinha tudo para fazer com os pontuados em seu comentário. Mas, jamais o fará.

surreal

10/03/2015 - 09h18

O que foi Miguel? Tá pigueando depois do processo? KKKKKKKKKK

    e egora, quem poderá nos eefender

    10/03/2015 - 16h44

    E sempre assim, basta ter um pouco de lucidez, pensar diferente, que logo é acusado de fazer parte do pig golpista, etc e tal. Nao perdoam nem vc Miguel, veja como são as mentes que vc andou alimentando.

    Vitor

    11/03/2015 - 11h52

    Que besteira isso… Miguel ajuda muito mais o Governo com críticas construtivas que um mar de bajuladores robotizados…

Wagner

10/03/2015 - 08h27

Olha só, peguem as bandeiras que foram levantadas no inicio dos anos 90 pelo pt e pelo lula, e foram carregadas até meados dos anos 2002. Agora veja quantas dessas bandeiras foram introduzidas nos 13 anos de governo? Vou citar duas que me veem a mente agora, Taxar os milionários – NUNCA digo NUNCA nesses 13 anos se ouviu falar disso novamente.
Tirar o poder das mãos dos bancos – NUNCA digo NUNCA durante 13 anos os bancos lucraram tanto.
E ainda vou citar outro Mídia “golpista” como sempre escuto falar, nem se mexeu ai, o q aconteceu durante 13 anos cada ano que passou injetaram mais e mais dinheiro nessas corporações, pq? Estão agindo em conluio com eles ou tem uma estratégia que nunca vi antes…
Pensei e repensem fomos enganados e fim de papo

Eduardo Pessoa

10/03/2015 - 10h23

Perfeito esse texto. Já divulguei no whatsapp

a vida como ela é

10/03/2015 - 06h40

Miguel, infelizmente nem todos acordaram, tem um tal de Messias não sei das quantas,que parece um louco babando,não será de se espantar, se em pouco tempo o encontrarmos perambulando por ai,se dizendo o verdadeiro Messias, o dono da verdade suprema, ele e mais alguns fanáticos ainda não conseguiram enxergar o obvio.

a vida como ela é

10/03/2015 - 06h26

Miguel, enfim, parece que a razão bateu em sua porta. Parece que a cegueira da paixão,está te deixando ver o obvio, enfim um texto com um pouco de coerência. Parabéns. ” O sábio muda de ideia, o tolo jamais”

Pedro GOmes

10/03/2015 - 08h37

Esse negócio de impeachment ‘pegou’ porque o povo gosta de sentir o gostinho do poder, mas o certo seria (nós) reivindicarmos ética na política e na imprensa, seria muito mais saudável; e uma pauta universal. Só mesmo com muita manifestação pra eles baixarem os próprios salários e benefícios!

Victor

10/03/2015 - 02h18

Manchete so site da Folha:
Protesto contra Dilma antecipa horário de jogo no domingo
Marcada para as 16h, partida entre Palmeiras e XV de Piracicaba será às 11h, em São Paulo
Isso pode, Arnaldo?

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 00h52

Impítiman Já!…

Calma, pessoal!

[Impítiman] Para certo ex presidente da Câmara dos 400 Deputados pilantras!

###########################

Seg, 09/03/2015 às 20:30

Ex-presidente da Câmara foi dono de apartamento de Cerveró

Fausto Macedo, Julia Affonso e Ricardo Brandt

Conteúdo Estadão

Seg, 09/03/2015 às 20:30

FONTE: http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1665634-ex-presidente-da-camara-foi-dono-de-apartamento-de-cervero

###############

O impítiman propalado pelos fascigolpistas corruptos é ‘meuzovos’!…

    Pharaô

    10/03/2015 - 02h11

    Oo Golpe ja foi dado…o melhor é Dilma, da o cargo a Temer!
    ou pedir, novas “eleições” e votar no PSOL.
    jUSTIÇA.

      Pharaô

      10/03/2015 - 02h18

      Não falei, que Brasil é um estado, dos “Ongs”…
      e que a direita, é tipo um “Caseiro” desse sitio.
      Snowden AVISOU muito antes.

        Pharaô

        10/03/2015 - 02h22

        o Brasil ta na mão deles…
        quem mandou vender tudo!agora é “empregado”
        hahahaha

Vitor

10/03/2015 - 00h35

Muito lúcida a análise, Miguel! Parabéns!
Vejo muita gente q gosta do governo criticando, o q é completamente normal. Porém, o q acho mais importante em um texto como este, seria alguma boa alma imprimí-lo e colocar na mesa do café da manhã da Dilma…. E torcer para ela ter a humildade de reconhecer os erros! Abraços!

Messias Franca de Macedo

10/03/2015 - 00h19

ALVÍSSARAS!

Pauta para o *’JN’ do ‘Bonner da Fatinha’, ‘o casal -20′ do entretenimento global!

*’JN’: Nacional? Poeta? Jornalismo ou entretenimento?

#########################

DEPUTADO SOLICITA AUDIÊNCIA COM JANOT PARA TRATAR DO CASO DE FURNAS

Foi protocolada nesta segunda-feira, na Procuradoria Geral da República, a solicitação de audiência pelo deputado Pe. João (PT), que convoca o procurador Rodrigo Janot para tratar do “esquema de caixa 2 de Furnas”; alguns deputados estaduais e federais que possam ajudar na investigação com materiais acompanharão o parlamentar na audiência que cita o Partido da Social Democracia Brasileira e o senador Aécio Neves

9 DE MARÇO DE 2015 ÀS 19:32

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/172616/Deputado-solicita-audi%C3%AAncia-com-Janot-para-tratar-do-caso-de-Furnas.htm

####################

RESCALDO: as coisas já estiveram [bem] melhor para os fascigolpistas, corruptos até a enésima geração!

Endireita Brasil

10/03/2015 - 03h03

Reza a lenda, quando os tanques verdes saem dos quarteis, não há foice nem martelo, não há estrela nem bandeira vermelha, não há chiado nem chiadeira, nem choro nem vela que os façam parar.

https://www.facebook.com/video.php?v=576465875821306

Messias Franca de Macedo

09/03/2015 - 23h25

Uma das perguntas fundamentais e óbvias que ninguém do PT nem tampouco do governo “ousou” fazer!
Ou foi desconhecimento?
E/ou falta de coragem e de perspectiva?

#####################

(…)
Por que continua o Ministério Público achando que o centro do mundo é a sua sede e que, em nome de seus virtuosos, inquestionáveis e alumbrados integrantes, a ele tudo é autorizado fazer?
(…)

Ainda o Professor e corajoso Fernando Color de Mello:

Soma-se a isso, a notória precariedade psicológica – e em alguns casos até física – dos filhos da delação, cujos depoimentos aos alumbrados foram feitos durante e após um longo período de encarceramento, em condições de tortura psíquica. Vale lembrar que a Lei 12.850/13, que trata da colaboração premiada, prevê no §1º de seu art. 4º que, “em qualquer caso, a concessão do benefício – no caso, a delação premiada – levará em conta a personalidade do colaborador, a natureza, as circunstâncias, a gravidade e a repercussão social do fato criminoso e a eficácia da colaboração.” Será se essas condicionantes foram, de fato, levadas em conta? E digo isso, Sr. Presidente, a partir também de uma outra clara constatação, para a qual basta reproduzir dispositivo da mesma lei que versa: “São direitos do colaborador: – ou seja, do delator premiado – não ter sua identidade revelada pelos meios de comunicação, nem ser fotografado ou filmado, sem sua prévia autorização por escrito.” (art. 5º, inciso V). Ou ainda, Sr. Presidente, o art. 7º, que diz: “O pedido de homologação do acordo (ou seja, de delação premiada) será sigilosamente distribuído, contendo apenas informações que não possam identificar o colaborador e o seu objeto.” Pergunto, de novo: tudo isso foi respeitado pelo Ministério Público? Houve ou não houve inúmeros vazamentos, obviamente sempre seletivos e distorcidos? Houve ou não houve divulgação de trechos, imagens, áudios, tudo sempre convenientemente com a tendenciosa colaboração dos meios? Que sigilo é este, se vários nomes já eram de domínio público há vários meses? Onde está, novamente, a seriedade, a responsabilidade do Ministério Público?

FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/03/09/collor-sobre-janot-e-um-poco-de-virtudes-eticas-%E2%80%8B/#comment-1866963

    Messias Franca de Macedo

    09/03/2015 - 23h34

    … Oxalá os advogados das vítimas da Ação Penal 470 utilizem este texto histórico e pedagógico produzido pelo senador Fernando Collor de Mello!…

    Durante a Revisão Criminal do MENTIRÃO!

    Ou também aí o PT irá se acovardar?

    E deixando que a história de alguns dos seus grandes líderes fique, definitivamente, chafurdada na lama forjada pelos meios [representados pelo PIG]?…

    Sim, porque a história está se repetindo, em tempo recorde, enquanto tragédia e farsa!

C.Paoliello

09/03/2015 - 23h19

Discordo cem por cento da sua leitura do pronunciamento de Dilma, da primeira à última linha. Acho que foi muito oportuno e correto. Pessoas lúcidas como Veríssimo também não tiveram a mesma opinião:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/verissimo-o-fenomeno-do-espirito-golpista-dos-ricos-contra-os-pobres/

Messias Franca de Macedo

09/03/2015 - 23h11

Dilma vai tratar o “Exército Islâmico” tucano com punhos de renda?

Autor: ínclito e impávido jornalista Fernando Brito
9 de março de 2015 | 20:22

(…)

FONTE [LÍMPIDA]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25286&cpage=1#comment-167726

Messias Franca de Macedo

09/03/2015 - 22h34

… E o [Aécio] ‘Never’ brinda a Lista do procurador ‘Rodrigo Gurgel’ bebendo um bom vinho num ‘cale-se [Furnas]’!…

Pano rápido!

Carlos Roberto

09/03/2015 - 22h04

Brasileiros o texto cabal a todo esta nefasta situação é de forma cabal definido por Juca Kfouri, em seu blog

Nós, brasileiros, somos capazes de sonegar meio trilhão de reais de Imposto de Renda só no ano passado.

Como somos capazes de vender e comprar DVDs piratas, cuspir no chão, desrespeitar o sinal vermelho, andar pelo acostamento e, ainda por cima, votar no Collor, no Maluf, no Newtão Cardoso, na Roseana, no Marconi Perillo ou no Palocci.

O panelaço nas varandas gourmet de ontem não foi contra a corrupção.

Foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade.

Elite branca que não se assume como tal, embora seja elite e branca.

Como eu sou.

Elite branca, termo criado pelo conservador Cláudio Lembo, que dela faz parte, não nega, mas enxerga.

Como Luís Carlos Bresser Pereira, fundador do PSDB e ex-ministro de FHC, que disse:

“Um fenômeno novo na realidade brasileira é o ódio político, o espírito golpista dos ricos contra os pobres.

O pacto nacional popular articulado pelo PT desmoronou no governo Dilma e a burguesia voltou a se unificar.

Surgiu um fenômeno nunca visto antes no Brasil, um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, a um partido e a um presidente.

Não é preocupação ou medo. É ódio.

Decorre do fato de se ter, pela primeira vez, um governo de centro-esquerda que se conservou de esquerda, que fez compromissos, mas não se entregou.

Continuou defendendo os pobres contra os ricos.

O governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres.

Nos dois últimos anos da Dilma, a luta de classes voltou com força.

Não por parte dos trabalhadores, mas por parte da burguesia insatisfeita.

Quando os liberais e os ricos perderam a eleição não aceitaram isso e, antidemocraticamente, continuaram de armas em punho.

Messias Franca de Macedo

09/03/2015 - 22h02

… Para os(as) senhores(as) terem outra ideia da coerência da narrativa do conspícuo jornalista Miguel do Rosário acerca da tibieza do PT da Governança!…

Hoje pela manhã, um âncora e dono de programa de rádio fundamentou mais ou menos assim o *’Mau Dia Brasil’ do Alexandre Garcia “das organizações (sic) soNEGAdoras Globo”:

“Longo cedo, eu estava lendo uma coluna do jornalista Ricardo Noblat! Ricardo Noblat é um conceituadíssimo jornalista! Ele escreve para a Folha de São Paulo, O Globo… Noblat é da estirpe de um Cláudio Humberto, de uma Dora Kramer, de uma Eliana Cantanhêde… Enfim, ‘o homi’ é uma sumidade!
E o que diz o Noblat?
Noblat afirma que o procurador Rodrigo Janot não denunciou a presidente Dilma Rousseff porque ele [Janot] está pleiteando uma vaga no STF!
E mais: quem indica o ocupante da vaga?
Lógico, a presidente!
Eu concordo com o Noblat: lógico que a Dilma Rousseff sabia das falcatruas que ocorriam na Petrobras! Da mesma forma que o Lula, o Lula(!), também sabia do Mensalão!
E, finalmente, o Noblat afirma que o procurador geral da República “procura” o [José] Dirceu do Mensalão do Lula no Petrolão/Mensalão da Dilma!…”

VOLTANDO À MINHA AZIA DO DESJEJUM!
Ou seja, voltando ao mundo real!

1- em seguida à patifaria difundida através das ondas eletromagnéticas, é hora do intervalo comercial:
imediatamente, a peça publicitária relativa ao anúncio do voo Feira de Santana-Campinas-Feira de Santana… Aeroporto da cidade recém reinaugurado, recursos do governo [petista!] do Estado da Bahia!
E de quem era a voz do locutor da propaganda?
Errou quem pensou que o governo do Estado da Bahia estava pagando ao ‘Nobláblábláat’!
Os recursos públicos da propaganda “caíram no bolso” do…Âncora do tal programa de rádio “que desce a lenha nos governos petistas”, desinformando e achicalhando, sem que haja o devido, lídimo e democrático contraditório;
2- a presidente Dilma Roussff não foi incluída na Lista do Janot porque simplesmente não há denúncia contra a presidente;
3- Desde o governo do presidente Lula foi instituída a norma pela qual o primeiro nome da Lista procedente do Ministério Público define o indicado para o cargo de procurador geral da República.
Norma plenamente respeitada e aplicada no governo da presidente Dilma Rousseff!

Agora, pasme, leitor(a): nessas corriqueiras situações, nenhum vereador, nenhum deputado, nenhum militante, nenhum dirigente local do Partido telefona ou comparece aos estúdios da rádio, exigindo o direito de defesa!
E o direito de as pessoas tomarem conhecimento das verdades!
Ou, pelo menos, terem o civilizado e sagrado direito de analisarem os fatos a partir de múltiplas variáveis!
E formarem o seu juízo de valor!…
Mais não!
Não há uma sistematização orgânica nas bases partidárias de modo a permitir interlocuções com o povo!
Os burocratas do partido refestelados nas poltronas dos gabinetes, desconectados com as massas!
Não temem, ao menos, a potencialização do ódio das pessoas em relação ao Partido!
E o perigo da cumplicidade pelo desenvolvimento do caldo de cultura para o caos da barbárie e da desestabilização institucional…
Talvez, os petistas no Poder pensem assim: “Enquanto eu estiver por cima, os de baixo que se lasquem!”…
Talvez!…
E a vontade de jogar a toalha!
Definitivamente!…

ESCLARECIMENTOS:

Programa ‘Bom Dia Feira’, Rádio Princesa FM de Feira de Santana, emissora do grupo [frades] Capuchinhos. Rede Baiana de rádios católicas [do lucro! Adendo nosso!];
Em meio a este mesmo programa, em todas as edições, é levado ao ar o programete ‘Mau Dia Brasil’ do rádio!
Programete este no qual o ex porta-voz da ditadura militar Alexandre Garcia “detona” o PT e os demais governos populares e progressistas da América Latina!
O Alexandre Garcia exercendo a função de, digamos, capilarizar o PIG!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

miriam

09/03/2015 - 21h54

O PT acabou? será que a Dilma não tem um assessor que fale a verdade para ela?

Tião Macalé

09/03/2015 - 21h46

Olha que ironia…sabe quem elegeu os parlamentares corruptos da Lava a jato ?

O Jair Bolsonaro !!!

Dos 21 deputados federais investigados na Operação Lava Jato, apenas 2 foram eleitos com votos nominais e diretos !!! O restante não alcançou o quociente necessário na eleição de 2014, mas acabou entrando na Câmara de carona em votos “herdados” de colegas mais populares da mesma coligação.

O caso mais flagrante é o do PP (Partido Progressista), de onde vêm 18 dos 21 deputados federais investigados.

Apenas um deles, Eduardo da Fonte (PP-PE), entrou sozinho. Os outros 17 se beneficiaram de votos excedentes vindos de colegas de legenda como Jair Bolsonaro (PP-RJ), o mais votado do Estado do Rio de Janeiro, que obteve 464 mil votos, quatro vezes mais que o necessário para garantir uma vaga em seu Estado.

Ou seja, o camarada vota no Bolsonaro pensando que está “limpando” o país da corrupção e acaba colocando, a reboque do Bolsonaro, no congresso, justamente, os políticos corruptos !!!

O coxinha é um otário por completo….rs

Antonio Luiz

09/03/2015 - 21h28

Baixo astral, julgamento sumário e condenação.

É só o que se vê na grande mídia e nos blogs progressistas.

No fundo, no fundo todos dão uma de Barbosa em cima de Dilma e do PT. Para eles ambos não prestam.

Fico a imaginar os “corajosos” intelectos numa situação de fato, se caso a direita procedesse com os seu desejado golpe.

Até onde irá tamanha insanidade, burrice e ausência de solidariedade?

Imagino que até o fim.

Parece que a classe média intelectualizada nada terá a perder, se não perder seu deleite.

luis castro

09/03/2015 - 21h26

Ninguém mais tem dúvida que o momento é de confronto e o Governo precisa urgentemente virar o jogo e tomar do PIG e da oposição o protagonismo. A quadrilha Globo, Estadão, Folha e Veja mantém a estratégia diária de aumentar a cada dia a carga de notícias econômicas ruins até conseguir o seu objetivo de derrubar o Governo. As manifestações programadas pelo PIG e oposição já eram esperadas pelo acúmulo de notícias econômicas ruins e eles estão aproveitando o momento para continuar em sua escalada de desestabilizar o governo. Por essa razão, a presidenta não pode mais se omitir e arregaçar as mangas e partir para a defesa de seu governo, só assim ela conseguirá colocar o seu bloco, digo seus manifestantes, na rua para se contrapor aos de seus opositores. Dilma se mire na postura firme da Cristina da Argentina, que não foi guerrilheira, mas tem se portado como tal na defesa intransigente de seu governo e, por essa razão, consegue reunir cerca de 400 mil pessoas a seu favor contra 100 mil da oposição de lá. Dilma será que você consegue tal feito aqui no Brasil com essa postura de punhos de renda? Cafezinho sua análise é dura mas é a realidade, Dilma e o PT parecem que vivem em outro país.

Messias Franca de Macedo

09/03/2015 - 21h10

[FORA DE PAUTA]

… Uma das “sacadas de mestre” do procurador ‘Rodrigo Gurgel’ (!):

arquivando as denúncias contra o Aécio ‘Neves’, o neto do “dotô” Tancredo “fica vazado dos noticiários” acerca do teor das delações!

“De quebra”, “dá um cale-se” à Lista de Furnas!

Bacana o ‘Rodrigo Gurgel’!

    Messias Franca de Macedo

    09/03/2015 - 22h16

    errata: Aécio ‘Never’

Bruno Lacerda

10/03/2015 - 00h04

http://youtu.be/JrC1RXAAQzI

Lulu Pereira

09/03/2015 - 23h56

vem cea, bicho, naquela entrevista aos blogueiros, ela não disse que simpatizou com o “cafezinho”? que raios, mas não lê?!

Lulu Pereira

09/03/2015 - 23h56

vem cea, bicho, naquela entrevista aos blogueiros, ela não disse que simpatizou com o “cafezinho”? que raios, mas não lê?!

S Rod

09/03/2015 - 20h23

Pelo que li, existe uma critica ao PT e muitos aqui aproveitam a dubiedade do texto e manda o sarrafo na Presidente e na politica no governo. Eu venho em defesa da Presidenta Dilma. Pois no final tudo seria culpa de Dilma. O Prefeito nao presta, culpa da Dilma, facil assim.
Fácil falar do governo com este congresso ultra conservador. É incrível a capacidade do Brasileiro de imediatismo. A Presidenta está querendo trabalhar, o congresso retarda as mudanças necessárias, a oposição e a mídia seletiva não aceitam que perderam as eleições, querem transformar o Brasil em um caos, do quanto pior melhor e vejo alguns blogueiros proguessistas cairem na armadilha. O Brasil não é a China, lá não tem oposição, lá toda obra e mudanças saem do papel com rapidez, não há TCU e IBAMA e mídia contra 24 x 7. Não concordo com o modelo anti-democrático Chines, mas no fundo todo brasileiro adora comparar o crescimento da China com o do Brasil. Somos imediatistas, querendo que o governo faça milagres com este congresso, que execute como se não houvesse legislativo? Esperem o final do ano, para podermos assessar com mais sabedoria. Se os soldados dispersarem, o inimgo tomará conta. Além de imediatistas, peço ao blogueiro dar uma olhada nos net, no youtube está cheio de vídeos da era tucana no GF, havia milhões de pedintes nas ruas do Brasil, filas kilométricas a procura de emprego, 13 milhões, salário minimo de $60 dólares. Inflação 13%. E tem acéfalo aqui, falando de 7.7% como se fosse 15%. Um dia desses eu vi um vídeo da pobreza no NE do Brasil, é de chorar, mas de alegria hoje de ver a diferença. Este é o problema, a classe média que ver grande diferença para ela e não para os que nunca tiiveram oportunidades. Temos que criticar o governo sim. Se a esquerda não der um voto de confiança para a Presidenta, o neo-liberalismo voltará e ai voltaremos 12 anos em 4. Imediatismo não ajuda nenhuma política economica, ajuda sim o jogo da mídia e da oposição. A hora é de UNIÃO, e não de dispersão, de pedir reformas política, da mídia, tributária. Defender a Petrobrás e parar de falar abrobrinhas quando não se tá inspirado. Outra sugestão para os imediatistas e insatisfeitos, faça como a Marta, abandone o barco e se juntem aos tucanos e boa sorte.

Pedro Nogueira

09/03/2015 - 20h08

Se ela tivesse aproveitado o tempo pra homenagear as mulheres apenas, teria tido muito mais efeito do que aquela baboseira toda de conjuntura daqui, conjuntura dali.
Me desculpe, Miguel, mas esquece esse negócio de blog do Planalto. Ninguém vai ler, a não ser um ou outro “fanático” já convertido. Os blogs de política como o seu só fazem sucesso porque estão fora da estrutura, apesar de serem comprometidos com a causa trabalhista. Ninguém quer o fato puramente. Quer o fato e a opinião. Lá não haveria espaço pra isso.
E é preciso entender que o “inimigo” está utilizando táticas de guerrilha nas redes sociais. Aí me vem o Cantalice, que é coordenador de redes sociais do partido e deveria estar falando a “língua da galera”, e me solta esse discurso anacrônico de burguesia malvada.

Luiz Xavier

09/03/2015 - 19h55

Alguém faça este artigo chegar até a Dilma, por favor!!!

Wong

09/03/2015 - 19h48

Miguel,
Aprecio muito as suas Análises.
Às vezes não concordo com elas.
Mas, desta vez o seu Diagnóstico sobre o “Jeito de Fazer Política” (e a Comunicação da Dilma/PT) está corretíssimo.
Este “Jeito” incorre nos Erros Típicos da Esquerda, a saber:
1. Síndrome da Ofélia: “Só abro a boca quando tiver Certeza…”
http://globotv.globo.com/rede-globo/zorra-total/v/ela-so-abre-a-boca-quando-tem-certeza-ofelia-confunde-apicultor-com-astronauta/2490347/
Com isso se perde o “Timing” (é resquício da reação do “nerd” da Escola que só encontra o Palavrão adequado para responder ao Bullying, depois de chegar em casa).
2. Síndrome da “Meia Virgindade”:
Diz a Lenda: “O Maluf rouba, mas faz…”.
Dilma inaugura a Norte-Sul, a Refinaria Abreu e Lima, os Navios Plataforma P74/76, etc.
http://tijolaco.com.br/blog/?p=25266
E, não fala nada, por medo da Mídia dizer que “foi tudo Superfaturado”….
3. Síndrome dos Discursos do Fidel:
Discursos e Artigos Longos, Complexos, excessivamente “Embasados” em Números e Planilhas.
Enquanto isso o Adversário usa a Técnica do “Tiro Intuitivo” (à la “cowboy”, sem mirar).
Quase a Manchete da Veja (Eles Sabiam de Tudo”), enterra o Projeto do Brasil Moderno.
Quer mais um Exemplo?
Os seus Artigos Miguel…
De tão Longos, Complexos e Embasados que fica até difícil de Compartilhar (todos os amigos acabam “Deletando” antes de lerem).
O seu Parágrafo final reflete bem o modo de pensar da Esquerda:
“As academias estão cheias de intelectuais de esquerda, com décadas de experiência, dispostos a ajudar e aflitos com a situação, mas o PT prefere que suas análises políticas sejam feitas por burocratas do partido sem nenhuma capacidade de síntese, sem nenhuma criatividade.”
Ainda bem que o Bresser trouxe à Realidade.
Ninguém, seja da Esquerda, seja da Direita, no Brasil e no G20 teria facilidade em Pensar e Implantar uma Solução para os Problemas Atuais do País e do Mundo.
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Bresser-Pereira-o-odio-dos-endinheirados-ao-PT/4/32972
“O senhor está pessimista?
É claro. Não vejo nenhum sinal de que esse problema vai ser enfrentado. Nem da parte do governo, nem das oposições, nem da academia.”

Pedro Nogueira

09/03/2015 - 19h40

Não gosto de citar os EUA porque soa meio provinciano, mas o tempo todo o Obama tá dando entrevista pra TV, muitas de forma até descontraída. Sempre que surge algum tema de maior repercussão, ele dá uma entrevista coletiva e explica. Sem falar no porta-voz, que o tempo todo dá entrevistas coletivas e todo mundo respeita como sendo a voz do presidente. A única vez que me lembro de ter visto a Dilma aparecer no primeiro mandato foi em jun/2013 e depois só nas eleições. Depois sumiu de novo. Não adianta choramingar e dizer que a grande mídia hegemônica não vai dar cobertura e blablablá. Se o evento for digno de nota, ela vai cobrir sim. Vai ignorar algumas coisas, vi distorcer outras, mas vai cobrir. Depois de um tempo ninguém vai lembrar do que a presidente falou, mas vai lembrar que ela apareceu. A imagem vai ficar fresca na memória e o país vai sentir que tem governante e que não está à deriva.

marcelo branco

09/03/2015 - 19h20

O “panelaço foi só um flash mob pro dia 15:

Estratégia da Direita:

Flash Mob de convocatória do dia 15 durante o pronunciamento da Dilma. Base documenta e joga na rede. Conteúdo articulado para os principais portais e veículos massmedia. Massmedia potencializa o flas mob convocatorio pro dia 15.

Estrategia (?) da esquerda durante o pronunciamento da Dilma:

comentar a lista do PGR que foi pro STF, falar mau do Aecio e do PP. Bater na “mídia golpista” Notícias velhas!
Depois do tempo, entra pra comentar o flash mob da direita, valorizando mais ainda a convocatória pro dia 15. Portais sensacionalistas de esquerda continuam na batida do dia anterior e tentando desconstituir o flash mob da direita, com análises quantitativas e das classes sociais envolvidas. Só os convertidos lêem.

Internet é em tempo real, galera!!

Então creio que a esquerda não teve estratégia alguma. Por isso perdeu de novo.

– fica quieto companheiro…essa análise está ajudando os golpistas! Deixe as agências contratadas trabalherem.

    Miguel do Rosário

    09/03/2015 - 21h58

    Obrigado pelo comentário, Marcelo. Só não entendi o final: “Fica quieto”. Sou da escola do debate democrático, aberto e transparente. Isso é política. Não há nada a esconder, até porque os defeitos e qualidades de um governo estão sempre à vista. Acho que já basta um governo calado, né. Se ficarmos todos calados vendo o barco afundar, aí é que o barco afunda mesmo.

    Abraço.

Cintia de Oliveira

09/03/2015 - 21h14

Me parece o golpe em cima do golpe. Eu me calo, nâo resisto, vcs me derrubam . É como um lavar de mãos e de alma

Mauricio Gomes

09/03/2015 - 17h57

Miguel, triste constatar que o PT, por covardia e inércia, vai morrendo aos poucos para dar lugar a um partido do “centrão”, unicamente focado em manter-se no poder e deixando de lado bandeiras históricas do partido. Não me conformo do governo não investir em rádios e tvs públicas de qualidade ou em blogs que divulguem seus feitos, aos invés de “bovinamente” despejar bilhões nos cofres dos salafrários e sacripantas que agem 24 horas por dia para derrubá-la através de concessões públicas. Será que ninguém no governo enxerga essas coisas tão óbvias? O discurso de ontem foi tão descolado da realidade que chega a ser constrangedor, parece que a Dilma e o PT estão em outro planeta…..

Tania Silva

09/03/2015 - 20h51

Já está dando nos nervos!!! Acorda Dilma!!!


Leia mais

Recentes

Recentes