Menu

Observatório da Imprensa: mídia quer golpe

  O analista principal do Observatório da Imprensa, Luciano Martins Costa, fez uma constatação dura sobre o que está acontecendo: “A análise da sequência de números selecionados pelo Datafolha autoriza a concluir que está em curso um golpe contra a vontade da maioria que elegeu a presidente Dilma Rousseff, no qual a imprensa seleciona fatos […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_5656 Apr. 13 11.49


 

O analista principal do Observatório da Imprensa, Luciano Martins Costa, fez uma constatação dura sobre o que está acontecendo:

“A análise da sequência de números selecionados pelo Datafolha autoriza a concluir que está em curso um golpe contra a vontade da maioria que elegeu a presidente Dilma Rousseff, no qual a imprensa seleciona fatos e opiniões, organiza e dá densidade a uma disposição antidemocrática que até então era difusa nas camadas privilegiadas da sociedade.”

Em outras palavras, Costa afirma que nossa mídia aderiu de vez ao golpismo e se converteu em milícia dos setores mais autoritários da sociedade.

***

Programa nº 2583
As milícias da imprensa

Por Luciano Martins Costa em 13/04/2015, no Observatório da Imprensa.

Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 13/4/2015

Os jornais de segunda-feira (13/4) absorvem cautelosamente a frustração com o menor impacto das manifestações de domingo, projetando novos lances dos grupos que se organizaram nas redes sociais e se corporificaram nas ruas. As redações registram desentendimentos entre líderes do movimento, concentrando as fichas em apenas dois deles, mas não conseguem dissimular o fato de que os protestos eram uma grande aposta da própria imprensa hegemônica.

Os jornais de sábado haviam divulgado com destaque declarações do presidente do PSDB, senador Aécio Neves, e uma nota oficial do partido, apoiando irrestritamente as manifestações do dia seguinte. Desde a sexta-feira (10/4), os três diários de circulação nacional vinham publicando chamamentos explícitos para estimular a adesão aos protestos, procurando selecionar os grupos e isolar os aloprados que ainda pregam o golpe militar e ações violentas. Não fica bem ser visto em tal companhia.

Não havia qualquer dúvida, portanto, de que a manifestação programada para manter acesa a crise política passava a ser um ato partidário sob a bandeira do PSDB, com patrocínio indiscutível da mídia tradicional.

A “pesquisa” Datafolha publicada na manhã de domingo mostrava que a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff havia estabilizado, o que pode ser creditado à nomeação do vice-presidente Michel Temer como negociador com o Congresso e à maior visibilidade das medidas econômicas recentes, tratadas com superficialidade pela imprensa.

Na mesma edição da consulta, o Datafolha havia inserido uma pergunta maliciosa: “Considerando tudo que se sabe até o momento a respeito da Operação Lava Jato, o Congresso deveria abrir processo de impeachment para afastar a presidente Dilma da Presidência?”

A resposta majoritária (63%) a favor de um processo era apresentada pelo jornal como apoio ao impeachment, registrando-se, ao mesmo tempo, que só 12% dos que se declararam a favor de um processo para afastamento da presidente sabiam que, em caso de impeachment, Michel Temer seria seu sucessor.

Projeto comum

É nesse contexto de desinformação e ignorância política que os jornais tentam manipular os números da manifestação, procurando dar a ela uma abrangência que nunca tiveram.

Segundo levantamento feito pelo Datafolha no decorrer dos protestos, 83% dos manifestantes que foram às ruas no domingo haviam votado em Aécio Neves na eleição presidencial. Temos, portanto, um contexto em que homens (56% do total) brancos (73%), com educação superior (77%) e idade média de 45 anos saíram às ruas para exigir um terceiro turno da eleição que perderam nas urnas.

A análise da sequência de números selecionados pelo Datafolha autoriza a concluir que está em curso um golpe contra a vontade da maioria que elegeu a presidente Dilma Rousseff, no qual a imprensa seleciona fatos e opiniões, organiza e dá densidade a uma disposição antidemocrática que até então era difusa nas camadas privilegiadas da sociedade.

Embora os jornais insistam em dar aos protestos um caráter mais amplo, os fatos do fim de semana demonstram que há um processo deliberado, com base na imprensa, de levar às ruas manifestantes com perfil conservador e tentar apresentá-los como uma representação majoritária da população. Aposta-se, claramente, que essa onda acabe contaminando as classes de renda emergentes, cujos integrantes, em boa parte, almejam ser vistos como membros da classe média tradicional.

Observe-se que alguns institutos de pesquisa, entre os quais o próprio Datafolha, vem registrando, na esteira das manifestações, uma mudança no posicionamento político das classes médias urbanas, com o crescimento do número de pessoas que se declaram “direitistas” ou de “centro-direita”. Cansada de perder seguidamente a disputa nas urnas democráticas, a mídia se empenha em validar e dar visibilidade a expressões políticas reacionárias e antidemocráticas.

Registre-se, como curiosidade que um dos artigos publicados na edição de segunda-feira (13) da Folha de S. Paulo termina com a seguinte observação sobre a passeata de domingo no Rio de Janeiro: “(…) foi fácil perceber que não havia em Copacabana gente em situação financeira precária. Eram 10 mil pessoas de uma classe média que segue a pauta dos grupos de comunicação, claramente favoráveis aos protestos. Se a crise se instalar com a força que se espera e os mais pobres saírem às ruas, é possível que a turma deste domingo corra para seus apartamentos. E chame a polícia”.

Não seria esse mesmo o projeto da imprensa hegemônica?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

alvaro

14/04/2015 - 11h38

A mídia brasileira é familiar e oligárquica. Todos as grandes famílias da comunicação no Brasil construíram suas empresas à sombra de sua convivência estreita com o poder econômico e seus governos. Nos períodos em que os governos demonstraram maior consonância com os anseios populares, essas famílias, via de regra, conspiravam contra e ajudavam o poder econômico a derrubar tais governos para colocar em seu lugar governos mais afinados com seus interesses. Foi assim ao longo de todo o século XX, sobretudo, em sua segunda metade, quando surgiram os impérios dos marinhos, civitas, mesquitas e frias.
O grande triunfo dessas famílias foi o golpe de 1964 e o período que se seguiu até o final do governo fhc em 2002. Com a chegada do PT ao governo, as famílias detectaram imediatamente a realidade de um governo não confiável para elas (tal como os governos de Getúlio, Jucelino e Jango). As famílias, voltaram-se, então, para o velho método de conspiração e tentativas de golpes.
A segunda geração dessas famílias (é de se lembrar que todos os seus patriarcas morreram neste início de século XXI) nada mais fazem do que repetir os métodos de seus pais. Só que, além de viverem em uma conjuntura mais complexa do ponto de vista político, têm de enfrentar a ameaça tecnológica da internet, dos tablets e smartphones. São essas novas tecnologias, que as famílias não conseguem incorporar ao seus oligopólios, que possibilitaram a abertura de várias brechas na ditadura midiática que elas impuseram à sociedade brasileira por décadas.
A chamada blogosfera representa não só o ressurgimento de um jornalismo mais plural e diversificado, mas também a falência econômica das oligarquias empresariais da comunicação. Ou seja, a adoção dos antigos métodos dessas famílias tem poucas possibilidades de dar resultado nos dias de hoje. No século passado, a vitória política desdobrava-se “naturalmente” em resultados econômicos e empresarias. Uma vitória política das famílias, na conjuntura atual, dificilmente garantirá os mesmos resultados do passado. É uma aposta de altíssimo risco. Mas é a aposta que fizeram. Até porque não têm capacidade de ler, entender e atuar dentro da nova realidade.

Francisco Maurilio Gadelha de Andrade

14/04/2015 - 11h26

No Nordeste, quem investia contra o patrimônio alheio, eram os retirantes famintos, e não protestavam contra ninguém. Agora são os coxinhas da classe média que saqueiam padarias, em busca de salgados e refrigerantes, nas manifestações anti-PI.

Giusepe

14/04/2015 - 01h24

Acho que o kinderovo da terceirização cutucou finalmente os que vivem do trabalho…..trabalhado……

marco

13/04/2015 - 23h45

A IMPRENSA,não surpreende.Sua tarefa,sob sociedade de classes,salvo subversivas publicações,sempre foram subservientes aos DONOS DOS JORNAIS E ASSEMELHADOS.Todos eles,os donos,capitalistas de carteirinha e donos do PODER.O que cabe ressaltar e lamentar,que muitos profissionais da área,travestidos de defensores das liberdades das maiorias,aqui e acolá,sempre se prestaram para defender ,SOMENTE,os interesses dos patrões.E são eles,os JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS E PUBLICISTAS,os maiores propagantistas do SISTEMA,que particularmente dizem que são contra.O povo,em geral,somente sabe algo,em sua grande maioria,pelos VEÍCULOS JORNALISTICOS,que em última análize,são porta-vozes da DIREITA,com o apoio da sempre MEDROSA pequena-burguesia,que veio ao mundo para puxar sacos.O resto e conversa pra néscios.Propaganda,propaganda…

Diom Carlos Afonso

14/04/2015 - 02h06

Isso até os muros já sabem…

Messias Franca de Macedo

13/04/2015 - 22h14

VÍDEO SEN-SA-CI.O-NAL, SENSACIONAL!

[FORA DE PAUTA!
‘E OVO NO GILMAR DO CUnha’ &$ DO ‘Aécio Furnas Forever’!

Os(as) baianos(as) são ‘mui’ hospitaleiros!
Pra quem merece!
Viu estrpício maligno?!

https://www.youtube.com/watch?v=tFBT_hH8_UU

Salvador-Ba

Devolve Gilmar! Ato na faculdade de Direito da UFBA

Messias Franca de Macedo

VIVA A BAHIA!

    Messias Franca de Macedo

    13/04/2015 - 22h53

    Até o PIGolpista/fascista não está podendo esconder!
    A corte [suprema?!] caiu – perdão, ato falho -, a casa [de areia?!] caiu!
    Viva a juventude consciente do Brasil!
    Viva a internet!
    Viva o honesto, sapiente, leal, generoso e impávido povo trabalhador brasileiro!

    ENTENDA

    Ministros do STF enfrentam protesto pacífico em faculdade de Direito na Bahia

    Universitários fizeram manifestação por causa da demora de análise de ADI que proíbe o financiamento privado de campanhas
    POR BIAGGIO TALENTO

    13/04/2015 17:18

    FONTE, pasme:

    http://oglobo.globo.com/brasil/ministros-do-stf-enfrentam-protesto-pacifico-em-faculdade-de-direito-na-bahia-15861705#ixzz3XF78T4XV

    EM TEMPO:

    O matuto “lendo o PIG”!

    Ministros do STF enfrentam protesto pacífico em faculdade de Direito na Bahia… VÍRGULA, a manchete e o início do texto deveriam/devem ser mais ou menos assim:

    Ministro Gilmar Mendes do STF enfrenta protesto pacífico em faculdade de Direito na Bahia

    – teve até bolo com direito a velinha de 01 ano em comemoração ao “aniversário do pedido de vistas” que impede a votação que extingue a contribuição empresarial para partidos e políticos, premissa fundamental no combate à corrupção no Brasil!

ivanildo

13/04/2015 - 21h53

O que mais me impressiona nesta história toda é a população do Sul e Sudeste ter perdido a noção, a razão, a lógicas dos fatos recentes acontecidos no nosso Brasil. Entre todos brasileiros, eles deveriam ser mais prepardos intelectualmente. O rumo do nosso país. Sinceramente estou sem acreditar em tamanho absurdos.

MIGUEL

13/04/2015 - 20h57

O PT é um partido de frouxos ou é uma tremenda organização criminosa. Ninguém aguenta calado o que o Deputado Carlos Sampaio disse para o petista Vacari. Até então, eleitor do Lula desde 1989, eu rebatia as críticas ao PT como sendo tendenciosidade da mídia. Hoje não defendo mais o PT: é frouxo ou é ladrão!

Robson Segovia Chrysostomo

13/04/2015 - 23h13

Canalhas…

Josias Vicente

13/04/2015 - 20h59

Essa imprensa golpista é quem precisa de uma lição de democratização para se colocar em seu lugar…deixar a Globo a pão e água com sua babilônia fracassada de braços dados com seu JN e FANTÁSTICO não sei porque esse nome, mas vá lá…

Elza Beserra

13/04/2015 - 20h50

E por acaso, isso é alguma novidade p os 54 milhões de brasileiros. O q nós e vcs das mídias digitais temos feitos depois do segundo turno? Luta diária contra essa desgraçada #MídiaGolpista.

Tonymarinhofilho Marinho

13/04/2015 - 19h26

Na visão desse cara 54.000.000 de votos não valem nada!

Messias Franca de Macedo

13/04/2015 - 16h00

… O ódio figadal incitado pela mídia!

Irresponsável!

Criminosa!

Impune!

Há poucos dias, eu falei com um frei, diretor das Rádios Sociedade AM e Princesa FM – Rede Capuchinhos de Comunicações:

“Frei, em breve, se o senhor ficar sabendo que eu ou qualquer outra pessoa foi morta esquartejada em praça pública pelo simples fato de ter defendido ou manifestado simpatia aos governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff…
O senhor saiba de antemão:
o jornalismo produzido e reverberado pelos veículos de mídia sob o seu comando será – em grande medida – responsável pela tragédia!”

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

Osvaldo Alencar

13/04/2015 - 18h22

Existem muitos que falam de nazismo, comunismo, fascismo e não têm a mínima explicação sobre o que falam!

Ana Aguiar

13/04/2015 - 17h59

Se lugar de corrupto e na cadeia ,porque o Aécio está fora.

Heloisa Ibrahim

13/04/2015 - 17h44

#AceitaDilmavez

Marinho

13/04/2015 - 13h53

Acho que as nuvens cinzentas estão dissipando lentamente. Nosso horizonte vai clarear .

luiz mattos

13/04/2015 - 13h52

Aviso aos golpistas:
Coloquem 2 milhões de filiados outros tantos de militantes e simpatizantes na ilegalidade e fujam para Miami pois não haverá golpe sem sangue.

luiz mattos

13/04/2015 - 13h37

Aviso aos golpistas:
Coloquem 2 milhões de filiados outros tantos de militantes e simpatizantes e fujam para Miami pois não haverá golpe sem sangue.

Carlos Lima

13/04/2015 - 13h20

O Observatório da Imprensa, observou isso agora….O Golpe só não deu certo porque não tem só trouxa no Brasil, tem gente assistindo tudo e só esperando a hora de ir para rua no contra-golpe. Na verdade os barões da mídia já sabem que foram pegos nesse monte de investigações, não é possível essa turma fazer tamanha riqueza da ditadura para cá,trabalhando como nós normais e honestos, tenho certeza que não foi, se deixar investigar esses barões vai tudo para cadeia também. Pau de galinheiro não descreve o que é boa parte dessa turma da mídia é muito mais suja.

Celso Luiz da Silva

13/04/2015 - 16h08

Aécioporto você perdeu cara pálida, #AceitaDilmaVez

José Estanislau Filho

13/04/2015 - 12h47

Penso que a grande mídia, ou o PIG (um achado esta sigla) está desarvorada com o fiasco das manifestações. Estou convicto de que Dilma começou a virar o jogo. Contudo a mídia continuará incitando as manifestações.

Cícero Alves

13/04/2015 - 15h36

Deveria ser punido, quem é contra a Democracia ! No Brasil ser Nazista dá IBOPE !

Deise Cristina Braga Ferreira

13/04/2015 - 15h08

Mas vai se fd!!!!!!


Leia mais

Recentes

Recentes