Menu

Paranoia e canja de galinha

Prudência, canja de galinha e um pouquinho de paranoia não fazem mal a ninguém. Nesta segunda-feira, o clima golpista arrefeceu. Mas eu só vou ficar tranquilo ao final de agosto, após a fase dos tapetões judiciais terem passado. Uma pulguinha atrás da orelha me diz que eles puxaram o freio deliberadamente. Faz parte da estratégia […]

58 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Prudência, canja de galinha e um pouquinho de paranoia não fazem mal a ninguém.

Nesta segunda-feira, o clima golpista arrefeceu.

Mas eu só vou ficar tranquilo ao final de agosto, após a fase dos tapetões judiciais terem passado.

Uma pulguinha atrás da orelha me diz que eles puxaram o freio deliberadamente. Faz parte da estratégia esse vai e vem, para ir cansando, desgastando, e ao mesmo tempo preparando a opinião pública

Além disso, o golpe não pode parecer golpe.

Por isso agora eles concentrarão esforços para convencer a sociedade de que o golpe não é golpe.

Igualzinho fizeram em 1964.

Aécio Neves, em sua coluna desta segunda-feira, já deu o tom: “O golpe do golpe”.

A Globo segue a mesma linha, repetindo a fórmula bem sucedida do golpe de 64: os golpistas são os democratas, e os eleitos é que são os golpistas.

Então esperarão até agosto, quando voltarão com carga máxima.

Às decisões do TCU e do TSE se juntará a quinquagésima etapa da Lava Jato, a milionésima delação, mais algumas acusações contra Dirceu, outro tanto de fofocas sobre Lula, a mídia convocará uma grande manifestação de ódio e intolerância.

E pronto, o fruto do golpe estará maduro para ser colhido. Ou não.

Mas se eles oferecem uma trégua de algumas semanas, aceitá-lo-ei de bom grado.

O tempo é especialmente precioso para o campo progressista, porque nossa organização demora mais, por ser infinitamente mais horizontal e democrática.

O campo da reação, da direita, gosta de agir, ao contrário, no estilo “choque e terror”, com muita velocidade, porque este é seu trunfo: tem uma organização vertical, hierárquica, com um centro de comando unificado, que é a Globo.

A Globo, naturalmente, é a comandante do golpe.

As principais decisões, a principal narrativa, é contada pela Globo.

Tanto que a Folha, por exemplo, ainda simula um pouco de crítica, ainda oferece um pouco de espaço ao contraditório – só um pouco, o suficiente para não ser desmascarada – mas a Globo não.

A Globo é o golpismo em estado puro.

De qualquer forma, a máxima do blog agora é serenidade.

Gostaria de ter mais talento para o humor, mas farei o possível, com ajuda dos leitores.

Mandem-me piadas, memes, charges!

Tudo que for sarcástico, irônico, exagerado, cômico, hilário, etc, vale ouro neste momento!

E nos manteremos alertas, claro.

Não poderei mais usar, por exemplo, a máxima do Leminski: “distraídos, venceremos”.

Desta vez, ficaremos atentos aos mínimos detalhes.

A fórmula psicológica que seguirei será essa: uma paranoia light, ponderada com uma ironia moderada (muita ironia também atrapalha), e, sobretudo, serenidade.

Em tempos de golpismo, o blog se converte, provisoriamente, ao budismo.

A nossa luta não é apenas vencer o golpe e permitir que a vontade popular, exercida no voto, seja respeitada de uma vez por todas.

Nossa luta é também para nos mantermos espiritualmente vivos, prontos não apenas para o bom combate, mas sobretudo – e me desculpem o clichê – para sermos felizes.

Afinal, como explica Aristóteles, esse é o objetivo primordial da política: promover a felicidade do maior número possível de pessoas, incluindo aquelas que participam da atividade política.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

walter pastori

17/08/2015 - 13h53

Miguel,boa tarde, vi e houvi o governador de sao paulo geraldo alkimin GOVERNADOR TEFLON NADA COLA NELE oferenco 50.000 mil reais a quem entregar os matadores de osasco isso pra mim e uma declaracao de incompetencia e no jornal da globo deu essa noticia como se fosse uma coisa legal tamo fu com essa imprensa.

walter pastori

08/08/2015 - 09h25

Miguel ve se da pra levantar todos os processos que nao estao com segredo de justica a nivel municipal estadual e federal do sd dem e psdb e passar pra gente.

Erlene Gomes

14/07/2015 - 20h02

#DilmaEstamosComVocê

mineiro

14/07/2015 - 15h59

nao em nada, a esquerda demora se organizar é porque nao existe esquerda e os movimentos sociais virou inimigo desse desgoverno. é por isso que nao ta saindo nada, nao existe esquerda no brasil, o que existe e sempre existiu é um bando de salafrarios latindo e agindo de menos. nao precisa esperar nada dessa dita esquerda que nao existe porque nao vai acontecer nada. se os movimentos sociais que virou as costas para esse desgoverno e com razao , nao tomar frente , nao sai nada. a direita tomou conta do brasil , porque sempre foi unida nos interesses deles é claro e os ditos esquerdistas se acomodou , como acomodou nos como sociedade , os movimentos sociais e esse desgoverno maldito covarde e tambem o lula. por isso que eles estao vencendo a guerra e ninguem admite isso , temos que admitir , nao temos contraponto contra esses golpistas. e se quiser ter , temos que lutar muito para isso acontecer, mas muito mesmo. esse desgoverno maldito é o maior culpado sim , foi maldito desgoverno que rachou base dele proprio. nem para isso esse desgoverno maldito dessa mulher conseguiu fazer. ela conseguiu um feito incrivel ser odiada pela direita e pelo movimentos sociais. é incrivel , temos que dar os parabens para essa morta viva.

emerson57

14/07/2015 - 14h39

Existem mais dois golpes em gestação:
Um se chama 2016. O ninho dos coxinhas (sumpaulo) NÃO quer o Haddad. Começou a ser construído logo após a eleição do Fernando Haddad. Sabotaram e sabotam o seu governo a cada minuto.
O outro se chama 2018. Esse já está em marcha. Começou com a “capação” de Genoino, Dirceu, etc. Hoje o PIG, a cada dia, dá mais uma mordidinha na Dilma, no Lula e em tudo que se pareça com PT.
O Aécio é o “boi de piranha” do PSDB. Que, por não ter nada melhor, tentam construir o Alckimim. (Ai de mim!)
Ainda que os dois golpes citados pelo Cafezinho não funcionem, restam esses dois.
Chama atenção a loucura da RGT ao patrocinar os golpes. Se um golpe desse encaixa o povo quebra a grobo.
Em caso de golpe, pelo menos teremos esse gosto!

Angela Simões

14/07/2015 - 14h29

É preciso que o PT e os partidos progressistas ficarem mais atentos, os golpistas não dormem, eles ficam esperando brecha para seus golpes.Eles tem de ser combatidos com a mesmas armas; pois chumbo grosso se combate com chumbo grosso, boa educação e diplomacia não funcionam.Está na hora de se cobrar atitude do Supremo e do CNJ, pois essa turma passa por cima de Constituição, lei para eles não significa nada.

Messias Franca de Macedo

14/07/2015 - 12h59

[Sobre mais um catão da República!
Pausa para rir!
Ah esses(as) cheirosas(as)!…
E “supremamente impunes”!
ENTENDA mais uma patifaria criminosa da DEMoTucanagem!]

STF PODE INVESTIGAR CUNHA LIMA POR DINHEIRO VOADOR

O professor universitário Charlinton Machado protocolou nesta terça-feira pedido ao Ministério Público Federal, autor de investigação e de ação criminal contra o atual senador Cássio Cunha Lima – líder do PSDB, para que provoque a Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, no sentido de dar celeridade ao processo denominado de Concorde, ainda das eleições de 2006, para indicar substituto do juiz federal Sérgio Moro, o mesmo da Lava Jato, que há meses está com o processo e não da prosseguimento.
(…)
A operação se tornou lendária em João Pessoa (PB), porque literalmente choveu dinheiro na capital paraibana. Para não ser pego em flagrante pela PF, um operador da política local, Olavo Lira, conhecido como Olavinho, teria jogado R$ 400 mil do alto do edifício Concord.
(…)

FONTE: http://www.wscom.com.br/noticia/politica/MACHADO+QUER+CELERIDADE+NO+CASO+CASSIO-188192

Renato Talarico

14/07/2015 - 14h52

COM DEMOCRACIA QUEREMOS MONARQUIA !! https://www.facebook.com/Brasil.Monarquia?fref=ts

Sidnei Brito

14/07/2015 - 10h28

E o mês de agosto tem dois fatos emblemáticos na história política brasileira: o suicídio de Getúlio e a renúncia de Jânio.
Os dois assuntos, suicídio e renúncia, já alimentaram boatos sobre Dilma.
Quando entrar agosto, apostemos, vão encher o saco com essas idiotices.

Francisco de Assis

14/07/2015 - 09h27

.
DOIS GOLPES EM GESTAÇÃO
.
Existem dois golpes em gestação, que simplificadamente podem ser denominados “o golpe do PSDB” e “o golpe do PMDB”, e que estão bem delimitados pelo calendário, mais especificamente pelas Olimpíadas do Rio no ano que vem.
.
O golpe do PSDB precisa ser dado neste segundo semestre de 2015, de forma a não ameaçar as Olimpíadas, para o quê os golpistas precisarão de algum tempo para “limpar sua barra” perante a “comunidade internacional”, digamos assim. Se daria com a cassação/impeachment da chapa Dilma-Temer, por um motivo qualquer do cardápio golpista. Requereria, em princípio, os noventa dias para uma nova eleição direcionada e controlada. Mas, com este Congresso Golpista-Constituinte de Cunha/Renan, se for necessário, se fará uma eleição em duas ou três semanas, alguém duvida? Uma posse “normal” no início de janeiro de 2016 daria até propaganda sobre o “ano novo do renascer da democracia” da Globo, e seria o limite para não por em risco as Olimpiadas, com a campanha monumental do “Vai ter Olimpíadas!”.
.
Há quem pense que a dupla Cunha/Renan não permitirá este “golpe do PSDB”, por não ser do interesse deles. Como se os dois supostos corruptos, já sob investigação e com as longas folhas corridas que têm, pudessem resistir a uma semana de manchetes das organizações Globo e seus órgãos satélites na imprensa golpista. Ficarão quietos, ajudarão muito e serão bem recompensados.
.
É CLARO, PORTANTO, QUE O GOLPE DO PSDB PRECISA SER DADO EM AGOSTO/2015.
.
Se falhar o golpe do PSDB, será tempo para tentar o golpe do PMDB, após as Olimpíadas, com a campanha monumental, agora, do “Não vai ter Olimpíadas!”, para azeitá-lo. Será o golpe do parlamentarismo, já exposto por Eduardo Cunha, desta vez sem plebiscito ou referendo. Aqui haverá uma cassação/impeachment “seletivo”, apenas da Dilma, e Michel Temer, quem diria, se transformaria na nossa rainha Elizabeth, e o charme e a beleza da sua primeira-dama encantaria o Brasil.
.
Seja dado um golpe ou outro, os ganhadores e os perdedores serão os mesmos, certo?
.

João Batista

14/07/2015 - 08h57

Miguel, além de poder mudar de assunto um pouco, de forma serena, eu também sugiro, se você puder, fazer um texto de perspectivas do governo com base no que está em andamento, obras que estão para ser inauguradas, apesar de tudo, como aquela ponte maravilhosa em Laguna, SC, deve haver muitas outras coisas acontecendo país adentro, que seria bom a gente falar para acalentar os ânimos… mostrar que enquanto os cães ladram a carruagem tá,sim, passando e indo adiante…
Abraços budistas pra vc!

    Zezé Sette

    14/07/2015 - 10h58

    Ótima ideia, João Batista! Tem muita obra importante do PAC ficando pronta e a gente poderia aproveitar esse fôlego para falarmos sobre ela.

    E, Miguel, obrigada pela trégua proposta. Adorei esse post! Vc estava assustadoramente pessimista no final da semana que passou.

    Vamos relaxar um pouco mas sempre atentos.

mz

14/07/2015 - 08h24

Concordo com sua análise que eles agora estão preocupados em reverter a imagem de golpistas, o óleo de peroba vai sumir das prateleiras nestas férias legislativas. Estão fazendo revezamento do bastão nesta seara, com ajuda inclusive dos feudos institucionais encravados no estado, seja na PF, no judiciário e órgãos de controle. Mas não é só em relação ao golpe eleitoral que terão que se livrar, terão que explicar muito bem à sociedade sua guinada à direita retrógrada e suas constantes sabotagens à economia, ao emprego e paz social.

Roberto Locatelli

14/07/2015 - 07h45

Churchill disse: “até os paranoicos têm inimigos reais”. Paranoia, quando não patológica, é extremamente útil e nos livra de muitas encrencas e muitas decepções.

Jaime Rodrigues

14/07/2015 - 05h22

Apesar da grande admiração que o povo tinha por ele, não se tinha mais convicção de que ele era capaz de governar…….. Vamos aprender com o passado ou vamos ver inertes essa farça…

Jaime Rodrigues

14/07/2015 - 05h19

Eles vão ficar nesse morder e assopra até as eleições, quando acreditam que terão já destruído o PT e o Lula……essa tática foi usada com o Brizola e funcionou na época……

Rosi Augusto

14/07/2015 - 04h07

Talvez não credite, mas tem evangélicos clamando ao Senhor q de mais essa oportunidade a Dilma, ele permitiu mais essa reeleição e ela vai terminar e fazer o q o seu coração deseja e nao é afundar o Brasil e fazer dele um País melhor.Ela nao ta feliz com tudo isso q ta passando o Brasil ou com erros e acertos ela vai ficar até o fim do seu mandato eu Creio.

Elizabete Rodrigues

14/07/2015 - 04h00

Um terrorismo sem fim. Logo, logo nóis PIRA! Temos que dar uma pausada.

Maria Lucia Freire

14/07/2015 - 03h32

Concordo. Nos últimos meses é um sobe e desce de conflitos que devemos ficar sempre atentos.

Helbeth Lisboa de Oliva

14/07/2015 - 02h19

DILMA 13

André Monteiro

13/07/2015 - 22h51

Eles só deram um tempo porque viram que a gente subiu o tom. Mas eles estão realmente esperando o melhor momento. O negócio é não parar de denunciar. Para mim os maiores inimigos do Brasil é o PSDB e Eduardo Cunha. Temos que colocar os dois em seu devido lugar…de secundários e nunca de principal. É ir as ruas e denunciar o golpe. O nome disso é golpe! E eles são os golpistas.

Euler

13/07/2015 - 22h07

Os dirigentes do PT e do governo federal ainda não se deram conta de que estão diante de um elemento – Eduardo Cunha – capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos. Se trata de um psicopata, sem qualquer escrúpulo ou sentimento de culpa, e que não medirá esforços para chegar a primeiro ministro num parlamentarismo meia boca que pretende implantar, em conluio com tucanos e demos, após derrubarem a presidenta Dilma. Só o povo nas ruas poderá deter esse golpismo em curso, que reúne o congresso, parte da PF, do MP, o TCU, Gilmar Dantas no STF, o complô do Paraná do delegado-juiz Moro, além da mídia golpista, Globo à frente, que costura e sustenta essa aliança demoníaca.

Se o governo federal quiser sobreviver e ganhar apoio popular, precisará fazer política, o que significa mudar os rumos do governo. Lançar um pacote do BEM, em favor dos de baixo, porque este pacote neoliberal de Levy está gerando desemprego, recessão, queda nos salários, cortes nos direitos dos trabalhadores e impopularidade ao governo. Tudo o que os golpistas precisam neste momento para destruir o pouco que resta da democracia brasileira.

O governo Dilma corre o risco de cair com reservas externas de 400 bilhões de dólares, com um mercado interno ainda funcionando, com políticas sociais de grande alcance, mas sem nenhum poder de comunicação com o povo brasileiro e total incapacidade de se articular politicamente com os movimentos sociais, com as forças políticas e com o povão brasileiro, através de propostas que atendam suas demandas. Acordem, Lula e Dilma! E façam política porque vocês (Dilma e Lula estão inseparáveis neste caso) foram eleitos pela maioria do povo brasileiro para isso. Depois que derrubarem o governo não adianta choradeira vazia de quem não teve coragem e capacidade de enfrentar o golpe quando pode fazê-lo. Chega de amadorismo, com este ministro da justiça totalmente incapaz para enfrentar a crise atual do Brasil – sem falar nos outros ministros da articulação política do PT que simplesmente desapareceram.

Messias Franca de Macedo

13/07/2015 - 21h57

Mino Carta fala de Moro, golpismo e justiça

https://www.youtube.com/watch?v=gt0v3isu-7Y

Wederson Santos

14/07/2015 - 00h16

Que texto lindo!

Diana Lima Machado

14/07/2015 - 00h12

Arrefecei o golpe por um motivo muito simples: como Aecio não conseguiu o seu intento, ou seja, não conseguiu o lugar da Dilma, ele agora está empenhado em tomar o lugar do Papa…kkkkk … Já viram ele vestido de Papa?

Estela Ribeiro Ribeiro

14/07/2015 - 00h11

Cuidado com o bote da serpente que fica na espreita , só esperando o momento certo de destilar seu veneno.

Wederson Santos

14/07/2015 - 00h09

Todos estão preocupados. Vcs estão fazendo o trabalho impecável de vcs e todos uma pilha de nervos. Sigamos!

Eduardo Albuquerque

13/07/2015 - 23h30

Arrefeceu pra quem cará pálida? Só golpista de mesa de bar, carioca, vai dar trajeto nas redes sociais. Ta se imaginando golpe sendo visto na TV enquanto se toma umas cheio de indignação?

Vitor Flôres

13/07/2015 - 23h27

NÃO MESMO. O Sr deve denunciar sempre que algo vier das sombras. É a nossa história.

Gildo Ribeiro da Silva

13/07/2015 - 23h19

Politizaram de vez a justiça.

Gildo Ribeiro da Silva

13/07/2015 - 23h18

Precisa ver como a justiça federal está mobilizada em defesa do Juiz do Paraná. São faixas e panfletos em frente ao fórum aqui em Vitória.

João Cláudio Fontes

13/07/2015 - 23h11

Só nisso a elite é brasileira ( como dizia aquela propaganda da época do Lula ) : Não desiste nunca , de voltar ao poder … mas , podem vir quentes , que nós tamo fervendo !

walter pastori

13/07/2015 - 19h15

Essa parada e so estrategia vem chumbo ai vamos ficar alerta a direita so sossega na porrada politicos do pt na camara e senado vamos da o troco na hora facam levantamentos das acoes do governo deles e o do pt em todos os setores deixem no bolso do palito quando eles forem no microfone meter o cassete na presidenta e no partido pegue a anotacao correspondente e devolva na hora e quando for falar levanta a cabeca e na cara do adversario e fale grosso.pergunte ao deputado silvio costa ele pode orientar voces ele sabe fritar coxinha.

Maria Da Luz Rodrigues

13/07/2015 - 22h14

PSDB ninguém preso affffffffg

Maria Da Luz Rodrigues

13/07/2015 - 22h14

Tão logo vem o golpe eles estão querendo fazer nos de bobos , eu vou ficar atenta

Maria Da Luz Rodrigues

13/07/2015 - 22h12

Não são confiáveis aí tem

José Agostinho Malta Neves

13/07/2015 - 22h07

Pra mim morreu a tentativa de golpe. Perderam o tom. O cavalo passou encilhado e eles não souberam subir.
No senado a PL 131/2015 do Serra foi adiada por 45 dias.
Na Câmara este tempo de 45 dias será mais que o necessário para o Eduardo Cunha ser enquadrado. E no senado o Renan.
Também será o tempo necessário para varias e importantes inaugurações.
O Vaza Jato já queimou o filme várias vezes e não dá mais ibope, só nojo.
Também será o tempo necessário para o Gilmar Dantas tirar a bunda de cima do processo.
E, o que todos esperamos, que a Dilma venha a público se contrapor a este golpe.
Mas eu acho que o pior já passou.

    Almir Cardoso

    13/07/2015 - 23h00

    Tomara que sim,companheiro!

    Thiago S. Azevedo

    14/07/2015 - 00h17

    Deus te ouça!

Vera Lucia C. Soares

13/07/2015 - 21h35

A Presidenta e Prof Lula são intocáveis

Claudio Gonçalves

13/07/2015 - 21h34

O golpe só interessa ao Aécio. Temer correria o risco de ver o parlamentarismo prosperar. Novas eleições frustariam os espaços de Alckmin, Serra, EdCunha, etc. A estratégia é mesmo a de desgastar o governo. Apenas! Só falta eles combinarem com os russos (no caso com a amiga dos russos: a Dilma). A presidenta vai começar a colher os frutos de alguns importantes investimentos do primeiro mandato. Essa semana irá inaugurar ponte importantíssima para o estado de Santa Catarina e sul do país e, mais importante, a primeira fase da transposição do São Francisco.

Ana Santos

13/07/2015 - 21h29

Também acho. Tem algo de podre no reino da Dinamarca. Ou não.

Ademar Ruela

13/07/2015 - 21h24

Guerra é guerra,já dizia a madre superiora…convém não baixar a guarda com essa turma! Lembrando sempre que “O preço da segurança é a eterna vigilância”!

Lucia Maria Santos

13/07/2015 - 21h19

Eles estão tramando e agora querem que entendamos o contrário. O capital nunca dorme.

Lucia Rossini

13/07/2015 - 21h17

A CAIXA DE PANDORA ESTÁ ” ARREGANHADA ” !!!

Luiz Fernando Niquet Gonçalves

13/07/2015 - 21h06

Grande Buda de Kamakura, Japão. Por coincidência, acabei de voltar de lá!

    walter pastori

    08/08/2015 - 09h28

    Em relacao ao meu ultimo comentario ai poderiamos fazer o que o pig e os jornalistas piguento nos ensinaram fazer vazamento seletivo.

Luciano Henzel

13/07/2015 - 21h01

Também acho. Esta puxada de freio pode significar uma ante-sala de algo que eles estejam preparando e em grandes dimensões. Com bandido não se brinca.

Jader G Z Avila

13/07/2015 - 20h59

acordos são lindos porque um fica tranquilo e a conta na suiça do outro fica gordinha.

Maria Regina Arruda

13/07/2015 - 20h58

tb senti isso…. mas é bom ficar com um pé atrás…..

Farias Furtado

13/07/2015 - 20h58

QUERO VER ESSA PUTARIAPOLITICA FINALIZAR!

AcMarroquim Nascimento

13/07/2015 - 20h49

Eles são um CANCER tentando destruir o Brasil, uma verdadeira quadrilha a serviço de seus objetivos mesquinhos,Golpistas!

Ester Lorenzetti de Mello

13/07/2015 - 20h48

também acho que não desistiram.

Marcelo Escobar

13/07/2015 - 20h47

Já temos a data em que o Cunha assumirá a presidência da república?

    Luís Eduardo Guedes

    13/07/2015 - 21h14

    Dia 30 de fevereiro

    Lucia Rossini

    13/07/2015 - 21h18

    Marcelo Escobar…na mesma data marcada para Ranieri Mazzilli…

Beth Andrade

13/07/2015 - 20h47

dormir, sempre, com um olho aberto…#DilmaEDIFICAgloboDesMOROna

Cleusa Cunha

13/07/2015 - 20h46

Se recuaram, foi só pra pegar impulso.


Leia mais

Recentes

Recentes