A evolução da dívida pública brasileira

Com bases em números oficiais do Banco Central, preparei um gráfico com a evolução da dívida pública, líquida e bruta, desde 2001.

É interessante comparar com o gráfico, para um período parecido, da evolução da dívida pública dos Estados Unidos.

Segundo a metodologia da CIA (Central Inteligence Agency), o departamento de inteligência do governo americano, o endividamento público no Brasil está bem abaixo do registrado em países ricos.

O método da CIA estima o endividamento público do Japão, por exemplo, em 227% do PIB. E nenhum japonês fica histérico dizendo que seu país “quebrou”.

Os EUA teria, ainda segundo este método, 71% de endividamento público, na relação com o PIB.

Outros países desenvolvidos, como Alemanha, Inglaterra, França, também teriam níveis de endividamento público entre 70% e 90%.

O endividamento público do Brasil, segundo a CIA, é de 59%.

Com o aumento da produção de petróleo, o avanço das obras de infra-estrutura, a consolidação da democracia, além de uma população de 202 milhões, que constitui um dos maiores mercados de consumo do mundo, as perspectivas econômicas do Brasil continuam excelentes, desde que não haja nenhuma ruptura política irresponsável e violenta, e que a vontade das urnas seja respeitada.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.