Menu

Brasil, o país da crise política eterna

Análise Diária de Conjuntura – 11/09/2015 Como esperado, as conspirações midiático-judiciais trazem o seu escândalo de final de semana. Dessa feita, um pedido, feito por um policial federal, para ouvir Lula. É naturalmente um factoide político para atingir o ex-presidente, principal alvo das oposições pelo que ainda representa em termos eleitorais. No front externo, a […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Análise Diária de Conjuntura – 11/09/2015

Como esperado, as conspirações midiático-judiciais trazem o seu escândalo de final de semana. Dessa feita, um pedido, feito por um policial federal, para ouvir Lula. É naturalmente um factoide político para atingir o ex-presidente, principal alvo das oposições pelo que ainda representa em termos eleitorais.

No front externo, a queda nas avaliações da Standard & Poor’s continua sendo usada pelos mercados em seus ataques especulativos ao Brasil. A mídia, por sua vez, usa para atacar o governo e impor suas visões políticas.

O governo permanece desorientado, à mercê das fofocas. O blog do Gerson Camarotti, da Globo, informa que Mercadante não sai da Casa Civil. A pessoa que não acompanha de perto a política achará até engraçado. O governo só aparece com notícias negativas, tipo essa, de que Mercadante não sai. Isso acontece, naturalmente, porque o próprio Mercadante é uma figura negativa, silenciosa, enigmática.

Dilma continua operando o governo completamente isolada, visto que não tem porta-voz nem ninguém que se exponha para defender os projetos federais, que aliás não se sabem quais sejam justamente porque ninguém diz. Na TV, a propaganda do governo são desenhinhos animados, falando das obras de infra-estrutura.

O PT enfia cada vez mais sua cabeça num buraco, sem conseguir reagir às conspirações. Achava que iria sobreviver ao mensalão através da tática de entregar o máximo possível de cabeças, e deixar a luta política para setores minoritários da sociedade. Não adiantou nada. A situação se agravou.

O texto do delegado que acusa Lula usa exatamente os mesmos raciocínios das acusações do mensalão. Acusações políticas, de usar recursos financeiros das empresas para financiar campanhas e, com isso, manter o apoio político ao governo. É a mesma coisa. Com isso, pode-se repetir as táticas do julgamento do mensalão, jamais denunciadas a contento pelos ministros da justiça do PT, que apenas repetem, submissamente, uma lógica republicana que, fingindo respeito ao Estado de direito, apenas chancela os crimes cometidos contra o próprio Estado de direito. Porque, no fundo, a covardia respeita o que não deveria se respeitar no Estado de direito: os nomes, as capas pretas. O respeito deve ser dado às leis, e ao debate, claro, que é a essência da própria democracia. O debate crítico sobre o mensalão, a denúncia das conspirações não é abraçada pelo governo, que, ao contrário, lhes dá chancela e apoio, como um sapo que acreditasse que o escorpião realmente tem a intenção de lhe ajudar a chegar ao outro lado do rio.

Dei um nome um pouco mais elegante para o golpômetro: Índice de Estabilidade do Governo, e comecei a fazer uma tabela e um gráfico. Publicarei o gráfico diariamente, ou ao menos enquanto o índice estiver acima de dez pontos e a crise se mostrar um pouco mais perigosa.

A obsessão da mídia para destruir Lula é doentia, mas Lula também tem a sua parcela de culpa por esta situação. Sob orientação de Lula, o PT menosprezou a criação de importantes think tanks que produzissem inteligência política para fazer frente às conspirações midiático-judiciais e apresentar debates sobre o futuro político do partido e do governo. Os processos de democracia interna também se degeneraram. O processo de escolha da própria Dilma, por exemplo, sem dar oportunidade aos filiados do PT de a conhecerem primeiro, de testemunharem seu desempenho em debates, em situações difíceis, gerou um problema pelo qual pagamos até hoje.

Enquanto o site e as redes do PT eram tocados por uma agência americana, que cobrava mais de R$ 6 milhões por ano pelo serviço, enquanto o partido destinava dezenas de milhões de reais para os esquemas de campanha oficial, uma imensa intelectualidade simpática ao partido, nas universidades, nas empresas, na sociedade, foi alijada do debate político da legenda e do governo. Os sites do partido apenas publicam artigos dos mesmos nomes. Há milhares de intelectuais simpatizantes do PT, no campo da ciência política, do direito, da sociologia, etc, ansiosos por ajudar, e o PT dando milhões por ano para Pepper e torrando outros milhões em festas e congressos em hoteis de luxo.

A militância foi desprezada. Não houve investimento em formação de quadros. A Perseu Abramo virou um zero à esquerda. Tudo isso resultou num partido sem nervos, sem fibra, sem ossos, sem técnicas de contra-ataque, sem poder de investigação, sem cultura, sem inteligência, sem criatividade. E isso apesar de uma enorme militância culta, inteligente e criativa.

Grande parte da responsabilidade política da crise cabe ao PT, porque ele teria obrigação de ser a ponte entre a sociedade e o governo, fornecendo quadros e argumentos políticos. O resultado está aí: um governo e um partido afônicos e analfabetos. Não sabem falar e não sabem escrever. O Rui Falcão, presidente do PT, até tentou liderar uma reação meses atrás, mas desistiu. Governo e PT estão sem porta-voz, sem estratégias, sem relações públicas.

A direita acusa o PT e o governo de terem financiado blogs, mas é mentira. Nunca financiaram nada. O PT concentrou suas verbas na agência norte-americana Pepper, que agora faz as malas e vai embora, sem ter deixado nada acumulado. O governo Dilma ampliou a concentração das verbas de publicidade nos mesmos grandes meios que protagonizam as conspirações midiático-judiciais que visam derrubar o governo.

Aliás, as empresas de mídia fingiram se posicionar contra o golpe, tentando fugir ao estigma da história, mas continuam agindo exatamente da mesma maneira, buscando permanentemente desestabilizar o governo.

Nem PT nem governo jamais defenderam políticas públicas concretas para criar, na internet, um jornalismo profissional contramajoritário, que pudesse oferecer ao Brasil uma visão diferente daquela oferecida pela Globo. O partido, no máximo, critica a mídia em momentos mais agudos de crise política.

O desprezo, ou medo, de Dilma pelo tema da democratização da mídia é algo estarrecedor, sobretudo após tê-lo usado durante a campanha. Boa parte da queda da popularidade de Dilma vem de seus próprios eleitores. Se o governo quiser melhorar sua aprovação, basta voltar a este tema. Falar é grátis. É democrático. A ONU fala do assunto. O papa fala do assunto. EUA tem regras, Inglaterra tem regras. Alemanha tem regras. Basta falar, usar a inteligência, comparar com outros países. O governo tem de ampliar a sua base de apoio na sociedade, se quiser, de fato, buscar a estabilidade política. Para isso, tem de fazer política. Tem de construir aliados, e não os conseguirá na oposição e na parcela da sociedade radicalizada contra o governo.

A direita, por sua vez, vem investindo em inteligência há tempos, pagando blogueiros a peso de ouro, criando think tanks (instituto millenium), patrocinando bolsas de estudo. O atual editor da Época, Diego Escrotogoy, recebeu bolsa do Millenium para fazer um curso nos EUA. Diego hoje retribui o favor organizando uma das frentes de ataque da Globo ao BNDES e a Lula.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Israel

13/09/2015 - 21h08

Simplesmente magnifico o seu texto, Miguel. Me sentir representado. E acrescento um pouco mais. Só a irresponsabilidade e a covardia pode justificar o comportamento do PT. Ate o Zé Dirceu esta acabado. Quando tem a chance de falar se cala. Será q ele não entendeu q falando ou não ele vai ser condenado. Tinha q botar tudo pra fora. Perdeu uma oportunidade. Era falar pra gente e com agente não tem edição certa.

surreal

12/09/2015 - 19h20

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUIZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA E SEUS COMPARSAS.

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bs
http://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

Tulio

12/09/2015 - 10h45

Neoliberais também tem de ser investigados e presos, seus roubos bilionários são escondidos pela mídia o quando pode.
Operação lava jato só foi criada para combater o PT, achincalhar as empresas nacionais, criar caos e desemprego e entregar o Brasil aos oligopólios exploradores internacionais. Tudo isso com ajuda da mídia anti-pátria que ao mesmo tempo tentar fazer o retorno dos neoliberais entreguistas.

Anônimo

12/09/2015 - 08h58

Resumo da ópera. Os gringos querem as riquezas do Brasil, em especial, o Petróleo do pré-sal. Os pseudo-brasileiros, que não estão nem aí para o futuro do povo brasileiro, não se importam em vender essas riquezas para ficarem mais ricos. Corrupção pura. Para isso precisam tomar o poder, mas como não tem votos para ganhar através de eleições, não aguentam mais esperar. Já se passarem quase 13 anos fora do poder e faltam 3 para possivelmente perderem novamente, pois até lá a economia deve melhorar e o poder da mídia tradicional estará ainda menor. Por isso querem tomar o poder de qualquer maneira e não estão nem aí se tiver guerra civil, ou coisa do gênero. Tem um monte de brasileiro inocente acreditando nessa fantasia de luta contra a corrupção, mas muita, muita gente já sabe dos reais motivos dessa crise, que está explicado acima.

Oliveira Nunes

12/09/2015 - 02h21

ç não quer mudar para golpismo eterno?

Solange Pestana

12/09/2015 - 02h19

A crise de abstinência fascista está longe de terminar kkk !

Luiz Henrique Anjos

12/09/2015 - 02h12

Realmente cadê os Núcleo do PT, cadê os filtros que existiam para evitar que qualquer um saísse candidato pelo partido. Acho que a militância do PT deve procurar as instâncias do partido e exigir mais participação nas decisões.

Vitor Flôres

12/09/2015 - 01h30

A pergunta que não quer calar: onde está o povo? O Povão que ascendeu nesses últimos 12 anos? Aqueles das Cotas, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos,,,,salário mínimo de 300 dólares;;ONDE ESTÁ O POVO? O Povo mais uma vez espera que alguém lute suas lutas.. A Esquerda Organizada não basta…Povo Bunda. Escutar assalariado pregando a saída de Dilma, é Dose.

Jose Miguel Dos Santos

12/09/2015 - 01h13

Só vai terminar, quando o Lula, for eleito novamente, em 2018

zuleica jorgensen

11/09/2015 - 21h55

É isso aí Miguel. Às vezes acho que Dilma e PT estão loucos pra tudo isso acabar, com esse impeachment sem sentido, pra poderem voltar pra casa e descansar.
Eu, por exemplo, me poupo todo dia de notícias horrorosas, para que esse sobe e desce do Índice de Estabilidade do Governo não se associe ao meu colesterol alto só para me dar um golpe, sob a forma de enfarte fulminante.

Henrique Pedro

12/09/2015 - 00h49

A culpa de uma crise política é sempre da liderança, ou seja Dilma. Basta ver que o Lula teve mais resistência, porém soube conduzir e liderar durante seu governo. A Dilma é lamentável, erra ao conduzir o congresso e erra ao conduzir a economia!

Marcelo

11/09/2015 - 21h21

Parabéns! Miguel falou tudo, Lula e as lideranças petistas são os maiores responsáveis pelo o que o PT é hoje, a troca dos militantes por decisões de cúpula e conchavos de gabinetes, escolha de candidaturas abusando do personalismo, nunca valorizaram a democratização da mídia, acharam que inventaram a roda, as consequências estão aí.

Bruna Menezes

11/09/2015 - 23h11

Bom, lembra antes do PT? Antes era a interminável crise economica! Era de mal a pior, sempre! A crise politica não tem gente passando fome, por isso eu prefiro essa. Direita no poder? JAMAIS! A luta continua, o social esta vencendo, pois reduzir a mortalidade infantil em 73% e tirar o Brasil do mapa da fome eh vitoria incontestável!! Quem tem odio contra avanço social, nao eh ser desenvolvido, por isso que o termo coxinha lhes cai bem ;D

Paulo Yukio Onishi

11/09/2015 - 22h36

Cafe ???????pagando

Jobson Nogueira

11/09/2015 - 21h46

Será eterna enquanto o PT estiver no poder. Depois que o PSDB retomar o poder voltaremos a ser o melhor país dos últimos tempos. Aí sim, não teremos mais crise.

Thiago T. Carrijo

11/09/2015 - 21h34

Se economia funciona na base da confiança, espalhar que estamos em crise é o mesmo que criar profecia autorrealizável?

Madeleine Moraes

11/09/2015 - 20h45

Olha, Samuel Oliveira kkkk

Olga Celi Oliveira

11/09/2015 - 20h16

O pior de tudo é que é verdade!

Helio Gaziolla

11/09/2015 - 20h02

Enquanto a Dilma não tomar uma atitude, a coisa vai ficar assim e pior se ficar os quatro anos assim.

Irion

11/09/2015 - 16h52

Pois é, parece que o pessoal não aprendeu nada com o velha Chacrinha: “QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA!”

Ed Chi

11/09/2015 - 19h25

O humorista e escritor Gregório Duvivier concedeu uma entrevista ao canal 24, em Portugal, em que detonou o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff; “Será que só agora descobriram a corrupção? É tudo uma grande mentira. Querem tirá-la para roubar mais. Quem quer a Dilma fora é Renan Calheiros, Eduardo Cunha e Aécio Neves, que são comprovadamente corruptos”, disse ele; Gregório afirmou ainda que essa mudança seria equivalente a “limpar o chão com bosta”; em outro trecho da entrevista, o ator afirmou que Dilma corre o risco de cair justamente por ser a presidente menos conivente com a corrupção que o Brasil já conheceu; confira a íntegra

Zeca Pataca Jr.

11/09/2015 - 19h12

Vejam Odair Ferreira Pedro Geraldo Carvalho Silva Jucelene Rocha Tânia Maria Amaral Alcina Maria Batista Campos

Marcos

11/09/2015 - 15h54

Miguel , excelente o seu texto.Eu sempre comentei com amigos,companheiros e camaradas que com a venda de linha branca financiada em 36 meses nós não estávamos construindo discurso político algum. O PIBão e coisas desse tipo .Me lembro de um erro estratégico enorme de Lula quando resolveu deixar o 2º colocado nas pesquisas Leonel Brizola perder a presidência.Os companheiros de gravata não são confiáveis.
Gostaria que vc Miguel fizesse um artigo , entrevistas com possíveis líderes da esquerda para sabermos as formas de combater o golpe que vai além da deposição de Dilma.O sequestro da democracia,dos meios de comunicação e a imposição de um pensamento hegemônico fascista.
Acho que já devemos pensar nas próximas eleições.

Ricardo Edmundo Cecconello

11/09/2015 - 18h43

CUIDADO, FERNANDO BAHIANO, REGISTRE SUAS DELAÇÕES COM VÁRIOS ADVOGADOS, PARENTES E AMIGOS DO PEITO

Estão planejando UM LATROSUICÍDIO À MANEIRA ALAGOANA DOS FAMIGERADOS “AMIGOS” DO PC FARIAS.

Só estão tentando arrumar um SUZANE MARCOLINO. De resto, caro “mula” do Cunha, tome cuidado com teu “cu nha”, porque teu arquivo vai ser devidamente “suicidado”.

Quem viver, verá, se o CUNHA deixar.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/08/o-socio-oculto-de-cunha-fernando-baiano.html

Alexsander Queiroz

11/09/2015 - 18h35

Dá uma lida Reginaldo Do Carmo Aguiar Rodrigo Rodrigo Rodrigo De Passos Barros

Karla Viana

11/09/2015 - 18h33

Mais uma vez tudo o que sabemos. Mas os outros continuam por aí corruptos à solta, felizes e se sentindo donos do poder de fazer o que se quer? Nada, tem meses que se fala isso. Nada foi feito, nada é feito. E agora?

Carla Santos

11/09/2015 - 18h19

Maria Lucia

11/09/2015 - 18h16

Pois é … O playboy tava quietinho depois das notícias discretas de Furnas e das contas da campanha …
Mas de repente !!!!
Foi só vir a notícia da S&P … que o Pateta e “cumparsas” voltam com força total pra relinchar suas cascatas que ninguém aguenta mais ouvir …
Eles querem “limpar o chão com bosta” mesmo !!!!
Patéticos farsantes …


Leia mais

Recentes

Recentes