É a política, estúpido!

O CNI/Ibope divulgou hoje os resultados de nova pesquisa da aprovação do governo e da presidenta.

A coisa continua ruim pra daná.

Dilma é a presidenta mais impopular da história recente.

A coisa degringolou na virada do ano, quando o governo menosprezou o alerta que todos os seus apoiadores, desesperados, lhe faziam.

Invista na política, todos lhe diziam, e lhe dizem até hoje – ou seja, na comunicação, no trabalho com o parlamento, na divulgação dos feitos realizados, nos planos para o futuro, na relação direta com a sociedade, numa estratégia de relacionamento mais inteligente e mais plural com a imprensa.

O alerta era uma versão daquela famosa advertência de um marketeiro americano ao presidente Clinton.

É a política, estúpido!

A íntegra da pesquisa pode ser vista abaixo, em slideshare.

Os números estratificados podem ser baixados aqui.

A única coisa boa é o aumento da popularidade da presidenta nas periferias e entre as pessoas com menor índice de escolaridade. A confiança na presidenta, nas periferias, saltou de 13% para 20%. Não sei explicar isso. Talvez um contraponto aos panelaços dos ricos?

A queda de aprovação entre o público com ensino superior e residente nas grandes cidades, porém, não é um bom sinal. O governo, neste sentido, poderia fazer um contraponto mais eficiente através da internet. E não faz.

O Ibope também registra o massacre na imprensa contra Dilma e o governo. Massacre que não merece, do governo, uma resposta à altura. O governo não tem porta-voz, e não tem um sistema centralizado e eficiente para divulgar seus feitos.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.