Renda dos mais pobres dobrou em uma década

Saiu a nova Pnad do IBGE, a mais completa pesquisa do país, e os resultados explicam porque o povo brasileiro vota no PT, e elegeu os quatro últimos presidentes, mesmo com uma das mais poderosas máquinas midiáticas do mundo produzindo uma campanha massacrante contra o partido e contra a esquerda em geral, 24 horas por dia.

A renda dos 10% mais pobres dobrou em uma década (entre 2004 e 2014).

Nos anos anteriores (2001 a 2004), o IBGE registrou queda no rendimento médio.

A grande imprensa já começou a noticiar o resultado da pesquisa, mas enfiando tantos adversativos: mas, porém, todavia, contudo – que alguns leitores não conseguem entender.

Os principais jornalões não destacam nenhum dos fatos positivos, embora sejam números que revelam a maior ascensão social, em tão pouco tempo, de um número tão grande de pessoas, já vista no mundo ocidental.

No Valor, pelo menos deram destaque à melhora da renda dos mais pobres, embora enfiando também um “mas”.

A irritação da classe média também está explicitada na pesquisa. A renda dos mais pobres aumentou numa proporção muito maior do que aumentou a renda dos mais ricos.

De 2004 a 2014, a renda dos 10% da população mais pobre cresceu três vezes mais (91%) do que a dos 10% mais ricos, cujos rendimentos aumentaram 30%.

Nos últimos anos, a renda dos mais pobres, embora tenha perdido ritmo, continuou subindo; os mais ricos, porém, assistiram a ligeiras quedas em sua remuneração média.

Interessante notar ainda o crescimento da população que passou a se identificar como negra ou parda:

 

*

O analfabetismo foi extinto entre os mais jovens, conforme se vê no gráfico que abre o post.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.