Outdoor com frase ‘pelo fim dos privilégios para deficientes’ chama a atenção e causa revolta

por Luiz Henrique de Oliveira, no Banda B

Internautas e ouvintes procuraram a Banda B na manhã desta segunda-feira (30) para mostrar indignação com um outdoor colocado na Rua Santa Cecília, no bairro Vista Alegre, em Curitiba. Identificando-se como Movimento pela Reforma de Direitos, o grupo, ou apenas uma pessoa, pede o fim dos privilégios para deficientes.

A reportagem procurou o grupo pela rede social Facebook, porém, na página, com apenas uma curtida, não existe nenhum telefone para contato. Em uma postagem inicial, o responsável pede as seguintes mudança em nome de não privilegiar minorias, mas sim a maioria:

O internauta Marcio Cardoso se mostrou revoltado com o outdoor. “Eu espero que isso seja uma brincadeira de mau gosto. Como pode colocarem algo com um pedido tão lamentável. Parece que a nossa sociedade está perdida”, lamentou.

Texto do anúncio: Redução em 50% das vagas exclusivas pra deficientes; fim das cotas para deficientes em empresas; redução em 50% de filas e assentos exclusivos para deficientes; fim da isenção de impostos na compra de carro zero; fim das cotas em concurso público e fim à gratuidade para deficientes.

Mãe de um filho com deficiência, a ouvinte Laura Pimentel criticou o anuncio. “Quando passei e vi me deu um um embrulho no estômago. Depois fui procurar no Facebook e fiquei mais indignada ainda. Como pode?”, questionou.

A Banda B enviou uma mensagem ao perfil responsável pela postagem via Facebook e recebeu o seguinte retorno:

Somos os responsáveis pelo outdoor sim. Nosso movimento acredita que podemos tornar toda a sociedade mais justa trazendo mais justiça para alguns direitos, equiparando alguns benefícios com todos. Estamos um pouco receosos com alguns comentários que já apareceram aqui na página e preferimos não dar nossos nomes ou aparecer nesse momento. Mas vamos continuar nossa causa. Ainda hoje aqui no Facebook, vamos lançar as leis que acreditamos tornar a sociedade mais justa.

***

Atualização no dia 01 de dezembro de 2015

Outdoor era pra usar indignação a favor dos deficientes; saiba quem bancou

por Marina Sequinel, no Banda B

O mistério por trás dos outdoors que pedem pelo “fim dos privilégios dos deficientes” foi revelado: a ação se trata de uma campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Curitiba. Segundo os organizadores, o objetivo era realmente chocar os moradores da cidade, para mostrar que aquilo que o público sentiu é a indignação que as pessoas com deficiência precisam enfrentar todos os dias.

“Nós queremos que cada um que se revoltou na internet seja uma voz real na luta pelos direitos dessas pessoas. Não fiquem indignados apenas nas redes sociais. Precisamos de uma sociedade mais inclusiva”, disse Mirella Prosdocimo, presidente do Conselho e secretária da Pessoa com Deficiência da prefeitura, em um vídeo também divulgado pela campanha.

Segundo ela, há muito tempo não havia uma mobilização tão grande pela causa. “Essas mudanças que o Movimento Pela Reforma de Direitos pedem são questões que nós escutamos todos os dias, velada ou descaradamente. Não são poucas às vezes que ouvimos alguém dizer que temos ‘privilégios’ demais. Que temos muitas vagas em estacionamentos, que não deveríamos ter lugares reservados em concursos públicos, e muito mais”, declarou a secretária durante coletiva realizada nesta terça-feira (1º).

Para completar o objetivo, a campanha foi intitulada “Não é privilégio. É direito” e usou a hashtag “SomosMuitosTemosOsNossosDireitos”. A ação acontece devido ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.