Menu

Apoio a exportações é inferior a 3% dos desembolsos do BNDES

na Assessoria de Imprensa do BNDES Embora seja constantemente objeto de atenção, o fato é que as exportações apoiadas pelo #BNDES já representaram uma fatia muito maior do que a atual, em relação aos desembolsos totais do Banco. Estão incluídas aí as exportações de bens e serviços de engenharia, que muitos confundem com “envio de recursos […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

na Assessoria de Imprensa do BNDES

Embora seja constantemente objeto de atenção, o fato é que as exportações apoiadas pelo #BNDES já representaram uma fatia muito maior do que a atual, em relação aos desembolsos totais do Banco. Estão incluídas aí as exportações de bens e serviços de engenharia, que muitos confundem com “envio de recursos a países”, e que o BNDES vem constantemente corrigindo, já que o os recursos são desembolsados em reais, para as empresas brasileiras exportadoras desses produtos que serão utilizados em obras de infraestrutura no exterior (máquinas, equipamentos, óculos de segurança, entre outros)

Iniciado em 1994, o apoio a exportações consumiu uma fatia de 18% dos desembolsos do BNDES em 2002, quando atingiu o o maior percentual na comparação com os desembolsos totais, como um reflexo do início das operações de apoio às exportações de bens e serviços (especialmente a construção de obras infraestrutura no exterior).

Atualmente, essa participação das exportações no volume desembolsado pelo Banco é inferior a 3%. É bom lembrar que durante os 20 anos desde que foi iniciado o apoio do BNDES às exportações, o volume destinado a essas operações cresceu consideravelmente, acompanhando o total desembolsado pelo Banco.

Para melhor visualização, o quadro acima demonstra nas barras em azul o equivalente ao volume destinado para apoio às exportações. A unidade é de bilhões de dólares para facilitar o cálculo ao longo do período. Em vermelho na tabela encontra-se o percentual em relação ao total desembolsado pelo BNDES que, ao longo dos anos, passou a priorizar cada vez mais a infraestrutura e o apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Reinaldo de Freitas

12/02/2016 - 00h10

Vamos fazer milhares de faixas e vamos divulgar nas redes sociais: Lula é meu amigo, mexeu com Lula, mexeu comigo”

Mauricio Gomes

11/02/2016 - 20h14

Nota para o Jean Pierre Shampoo: VTNC!


Leia mais

Recentes

Recentes