Governo retoma ofensiva

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Análise Diária de Conjuntura – Edição tarde – 18/02/2016

Apesar da semana ter sido duríssima para o governo, sobretudo no front econômico, onde mídia e oposição estouram champagnes e fazem sensacionalismo a cada número negativo (e a semana foi particularmente ruim neste sentido), houve uma interessante e vigorosa retomada da ofensiva política por parte do PT, do PMDB não golpista e do governo.[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]

***

Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita; ou abaixo da seção de comentários, se você estiver lendo pelo celular). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Qualquer dúvida, entre em contato com a Thamyres, no assinatura@ocafezinho.com. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

A vitória de Leonardo Picciani para a liderança do PMDB na Câmara produziu, evidentemente, um enorme impacto político sobre o clima na Câmara.

A oposição conseguiu uma vitória importante, por outro lado, que foi a prorrogação por 60 dias da CPI dos Fundos de Pensão.

Só que essas CPIs já se exauriram um bocado, até porque, a essa altura do campeonato, o PT já foi tão desgastado que tem pouco a perder, de maneira que as investigações acabam atingindo outros partidos, inclusive da oposição.

A CPI do BNDES está chegando ao fim dentro de alguns dias e não gerou uma notícia na imprensa, pelo simples fato de que não conseguiram encontrar nenhuma irregularidade importante.

A agenda do “sítio” de Lula já foi devidamente ridicularizada e neutralizada pelas redes sociais. Quanto mais a mídia revira essa história, mais se desmoraliza.

Sem contar que agora há, de fato, um sentimento de estranheza: por que esqueceram o triplex de Lula em Guarujá? Por que a operação Triplo X foi tão repentinamente engavetada?

Quando a Triplo X começou, o site Jota, que se esforça admiravelmente para se tornar um assessório valorizado da grande mídia, publicou um artigo intitulado “Por que a Triplo X é uma das fases mais importantes da Lava Jato”.

A articulista explicava: “A sensação tem motivo certo. Depois de levar à prisão parlamentares, executivos de grandes empreiteiras e ex-diretores da Petrobras, a 22ª fase da Lava Jato, batizada de Triplo X, surpreende ao aprofundar a investigação sobre o caminho do dinheiro – e quem atuou na lavagem e ocultamento de valores.”

Pois bem, então porque os presos desta fase foram soltos, se os presos de outras fases ficaram presos por quase um ano, ou mais de um ano, em prisão preventiva, se havia provas de que eles tentaram destruir provas?

Por que a mídia não fala mais na Triplo X?

Por que a mídia não fala mais na Mossack Fonseca?

Se a operação era tão importante, porque mídia e força tarefa da Lava Jato esqueceram tudo tão rapidamente, e partiram para o sítio em Atibaia, prendendo-se a uma agenda incrivelmente pueril, como investigar onde Marisa Lula comprava pão?

Essas contradições já estão na boca dos parlamentares do campo progressista.

Em breve, estarão na boca dos juristas críticos à Lava Jato.

As conspirações parecem ter bebido rápido demais o vinho dos holofotes e bateram no poste do bom senso…

Outra notícia importante foi a promulgação da emenda constitucional que abre janela de 30 dias para parlamentares mudarem de partido.

Foi muito estratégico para o governo ter recuperado parte da liderança sobre o legislativo exatamente neste momento, o que reduzirá suas perdas de parlamentares insatisfeitos.

Por exemplo, enquanto o PT não espera perder nenhum deputado, o PSDB espera perder ao menos dois parlamentares, que devem mudar de legenda para poder disputar eleições à prefeitura de suas cidades.

[/s2If]

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.