Comissão de impeachment já começa atropelando regimento do próprio senado

Mal começou e a Comissão de Impeachment já vem marcada por uma ilegalidade.

Os senadores querem emplacar Antônio Anastasia (PSDB-MG) na função de relator da comissão, mas um ponto do regimento interno do Senado deixa bem claro que o relator não deve pertencer ao mesmo partido do autor do pedido.

É um ponto essencial para garantir que a matéria seja julgada com equilíbrio.

A senadora apresentou uma questão de ordem pedindo a suspeição do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Abaixo, nota divulgada há pouco pela assessoria da Vanessa Grazziotion (PCdoB-AM), que foi sorteada para integrar a Comissão de Impeachment no Senado.

Em seguida, o documento apresentado pela senador, com a questão de ordem.

***

Por meio de questão de ordem, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu nesta segunda (25) suspeição do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) como relator da comissão que irá julgar a admissibilidade do processo de Impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo a senadora, Flávio Henrique Costa Pereira, um dos autores e advogado do pedido, é filiado e coordenador jurídico nacional do PSDB.

“É evidente que paira sobre o PSDB toda a sorte de suspeição para a relatoria do procedimento sob exame. Vê-se com toda a clareza as digitais do PSDB no pedido de impeachment da senhora presidenta da República”, diz a senadora.

Para justificar o pedido, a senadora toma como base o artigo 127 do Regimento Interno do Senado e a Resolução número 20, de 1993, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. No primeiro caso, “não poderá funcionar como relator da matéria o autor da proposição e, no segundo, “sempre que possível, excluirá os membros do partido do representante e do representado”.

Obs: o blog tem inúmeros prints de documentos provando que Flavio Henrique Costa Pereira é, efetivamente, coordenador jurídico do PSDB. Portanto, o PSDB é co-autor do pedido de impeachment protocolado na Câmara e, por conseguinte, o relator da comissão de impeachment no Senado não deveria ser alguém do PSDB.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.