Menu

Reprimir e encarcerar: Brasil vê disparar o número de presos e já é o quarto país que mais prende no mundo

Charge: Latuff População carcerária brasileira cresceu 270% nos últimos catorze anos No Justificando O Brasil teve um aumento na população carcerária de 267,32% nos últimos quatorze anos e, atualmente com 622.202 mil presos, é o quarto país que mais prende no mundo, perdendo até mesmo para a Índia. Esses são os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Latuff

População carcerária brasileira cresceu 270% nos últimos catorze anos

No Justificando

O Brasil teve um aumento na população carcerária de 267,32% nos últimos quatorze anos e, atualmente com 622.202 mil presos, é o quarto país que mais prende no mundo, perdendo até mesmo para a Índia. Esses são os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) nesta terça-feira (26), no relatório do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen).

O Brasil excede a média mundial no diz respeito a número de presos por habitantes. Atualmente temos 306 pessoas presas para cada 100 mil habitantes, enquanto no mundo, a média é de 144 para cada 100 mil.

O relatório ainda aponta dados preocupantes quanto à superlotação carcerária, uma vez que revela a falta de 250.318 vagas no sistema penitenciário. Para se ter uma ideia do número de pessoas, a população carcerária que está sem vaga e, consequentemente, superlota os presídios é equivalente à população de Palmas, capital do Tocantins.

Presos provisórios

Os dados, que são referentes a dezembro de 2014, revelam também que 40% do total dos presos, ou seja 250 mil pessoas, estão presas de forma provisória. Isso é, são pessoas que não foram condenadas, nem mesmo em 1ª instância e que aguardam julgamento. Por ser anterior à criação das audiências de custódias, estima-se que o número percentual atual seja menor.

A audiência de custódia, realizada em grandes cidades do país, prevê a rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante, para que o magistrado analise a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade.

Tipo de crime

Segundo o Infopen, o crime que mais leva pessoas para cadeia é o tráfico de drogas. 28% dos brasileiros estão no cárcere em razão da lei de drogas, seguido de acusados ou condenados por roubo (25%) e furto (13%).

O estudo deixa claro que o maior motivo do inchaço do sistema carcerário se deve ao hiperencarceramento ligado aos crimes não violentos. “É importante apontar o grande número de pessoas presas por crimes não violentos, a começar pela expressiva participação de tráfico de drogas –categoria apontada como muito provavelmente a principal responsável pelo aumento exponencial das taxas de encarceramento no país e que compõe o maior número de pessoas presas” – aponta o relatório.

“A análise dos dados indica fortemente que mudança de política no tocante às prisões provisórias e às prisões por tráfico de drogas podem ser maneiras de diminuir o ritmo acelerado do crescimento do número de pessoas privadas de liberdade” – complementa.

Negros dominam a população carcerária

Pessoas negras (pretas e pardas) são maioria nas cadeias brasileiras. Segundo o estudo do Depen, 61,6% dos presos pertencem a esse grupo. Já entre o conjunto dos brasileiros, pretos e pardos são 53,6%.

Os números também mostram que os presos têm menor escolaridade que a média da população. 75% dos presos só estudaram até o fim do ensino fundamental, e só 9,5% concluiu o ensino médio. Já na população brasileira, 32% terminaram o ensino médio, de acordo com dados de 2010 do IBGE

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fabricio

27/04/2016 - 12h09

Existe um truque que as pessoas podem fazer para evitar serem presas: não cometer crime.

    Judith

    01/11/2017 - 11h54

    Nem sempre né, 40% dos presos ainda não foram julgados. Ou seja, ainda não foi determinado se eles cometeram ou não um crime e, 37% desses são absolvidos.

Paula Teixeira

27/04/2016 - 11h13

Chama a atenção que subiu o numero de presos durante os governos do pt. Não foi o pt que promoveu o fim da pobreza e da desigualdade social? Interessante isso.

Eder Barbosa de Sousa

27/04/2016 - 10h36

“28% dos brasileiros estão no cárcere em razão da lei de drogas, seguido de acusados ou condenados por roubo (25%) e furto (13%)”. CAUSA DISSO: DESIGUALDADE SOCIAL, TODOS OS CRIMES APONTADOS NESTES ITENS TEM COMO ORIGEM A DESIGUALDADE SOCIAL. PODEM FAZER UM LEVANTAMENTO QUE DOS 28% PRESOS POR TRÁFICO, QUASE 100% SÃO OS CHAMADOS AVIÕES, POBRES, DISCRIMINADOS, QUE VEEM NA DISTRIBUIÇÃO DA DROGA, NA VENDA NO VAREJO, UMA FORMA DE MELHORAR SUA RENDA. TRAFICANTES MESMO, AQUELES QUE MANTEM OS ESTOQUES, QUE BUSCAM A DROGA EM TONELADA, COMO AQUELE CASO DO HELICÓPTERO DO SENADOR PERRELA – QUE VAI JULGAR A PRESIDENTA DILMA – FICAM TODOS SOLTOS. DA MESMA FORMA OS DOIS OUTROS TÓPICOS. SEM O COMBATE SISTEMÁTICO À DESIGUALDADE SOCIAL, ESTES ÍNDICES SÓ TENDEM A CRESCER.


Leia mais

Recentes

Recentes