Anulação do impeachment na Câmara reacende esperanças democráticas

Confesso aos leitores que não tenho a menor ideia do que vai acontecer.

Pode não acontecer nada. Mas pode acontecer também, quem sabe?, que o golpe seja abortado.

O que eu sei é que o ato de Waldir Maranhão, anulando o impeachment de Eduardo Cunha, provocou enorme constrangimento nas hostes golpistas.

A Globo está se contorcendo qual Janaína Paschoal naquele ato satânico da USP, mas dessa vez não tem nenhum Helio Bicudo batendo palminhas.

Há quem fale que foi articulação de Flavio Dino, governador do Maranhão – é minha explicação preferida.

Há especulações sobre vingança final de Eduardo Cunha, do tipo: ah, agora que me usaram vão me jogar fora? Nananinanão. Se foi essa última, seria uma extraordinária ironia da história! O golpista-mor traindo os traidores!

Pode ter sido um ato de consciência cívica de Waldir Maranhão, deputado de um estado que votou em massa em Dilma Rousseff e seria um dos maiores prejudicados pelo golpe. Essa é outra explicação que eu gostaria de acreditar.

Seja como for, da minha parte, eu considero qualquer constrangimento ou dificuldade impostos ao golpe como motivo de comemoração!

Há semanas que a Globo estampa na primeira página de seus jornais, sites e noticiários de TV informações sobre “nova equipe” de Michel Temer.

Michel Temer vai nomear ministério de notáveis. Michel Temer desiste de nomear notáveis. Notável se recusa a fazer jogo partidário de Temer. Temer terá 10 mil empregos à disposição. Etc, etc, etc.

Ver os âncoras da Globo com expressão de Aécio derrotado não tem preço!

Agora é hora de retomar as lutas populares contra o golpe! Ocupar esse Brasil inteiro contra os bandidos que achavam tão fácil roubar 54 milhões de votos!

E acompanhar o noticiário longe da Globo e sim diretamente do portal do Senado:

http://www12.senado.leg.br/hpsenado

A última notícia diz apenas o seguinte:

Impeachment: A Secretaria-Geral da Mesa do Senado recebeu às 11h37 ofício do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, pedindo que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos àquela Casa.

Inexoravelmente,o gesto de Maranhão desmoraliza ainda mais o impeachment, porque se o Senado prosseguir a votação do impeachment, será mais uma arbitrariedade antidemocrática, que poderá ser contestada facilmente na justiça.

Politicamente, é uma bomba no colo do golpe, porque se ignorar a decisão de Maranhão, o Senado e a mídia estarão reafirmando que o impeachment só poderia ter sido conduzido por Eduardo Cunha, um bandido removido da Câmara pelo STF.

Como levar adiante um impeachment originado num ato anulado na Câmara?

O gesto de Maranhão dá ao golpe ainda mais cara de golpe!

Michel Temer, nem assumiu e já está caindo…

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.