Comunicado sobre o blog: O Cafezinho vai bem, obrigado

Queridos e queridas,  o blog vai muito bem, obrigado.

Digo isso porque depois das reportagens da mídia/governo (agora eles formam uma coisa só) de que não haveria mais nenhum tipo de publicidade em alguns blogs políticos, mencionando especificamente o Cafezinho, a trollzada iniciou um terrorismo bobinho, de que isso iria nos prejudicar.

Não conhecem o Cafezinho, nunca conheceram o Óleo do Diabo… Não sabem que nunca dependemos de ninguém que não seja o leitor.

O Cafezinho, graças ao bom Deus, tem cada vez mais assinantes.

Na verdade, ironicamente, apesar do momento difícil vivido pelo país, nunca estivemos tão fortes como hoje. A perseguição da mídia/governo ao Cafezinho confere ao blog uma espécie de “selo de qualidade”, como que um atestado de independência e honestidade, e faz os leitores se sentirem ainda mais estimulados em assinar o blog.

Apenas nos segundos finais do governo Dilma é que conseguimos alguns banners. Ao contrário da grande mídia, estamos acostumados a viver ao sol inclemente do mercado, longe da sombra paternal dos anúncios públicos. Costumo dizer, brincando, que o Cafezinho é um fenômeno darwinista: sobreviveu até aqui, em meio ao massacre de veículos alternativos, porque é forte.

Também não tenho nenhum tipo de “ressentimento” contra o PT, Lula ou Dilma por não terem feito uma política mais assertiva em relação à mídia alternativa. Eles fizeram o que achavam que podiam fazer, dentro da conjuntura em que trabalhavam. Acho sim que erraram, mas a vida é assim, errada mesma.

De que podem nos acusar agora: governistas, chapa brancas? Agora eles – a mídia – é que serão acusados disso!

Esquerdistas, progressistas? Ora, diante do avanço do fascismo, da extrema direita, da intolerância, blogs progressistas são um bálsamo para o debate político! Essa é outra razão do sucesso dos blogs de esquerda: o avanço da direita nos torna ainda mais importantes para o equilíbrio da nossa democracia.

Aqui no blog, você não verá ódio político contra ninguém, nem contra tucanos. Ninguém aqui defenderá “prisão para todos”. Defendemos sim uma justiça moderada, branda, rápida e… justa!

A atual conjuntura nos deixa numa situação política infinitamente mais confortável, porque é muito mais fácil ser oposição, ainda mais oposição a um governo como esse, que já nasce morto por vício de origem: ungido por golpe de Estado.

Entretanto, isso não quer dizer que a vida é um mar de rosas para o Cafezinho. Temos problemas, como qualquer empresa, inclusive tecnológicos, e precisamos, de fato, da participação dos internautas, na forma de assinaturas.

Além disso, de fato tivemos uma baixa importante nos últimos dias: o rapaz que trabalhava comigo recebeu uma oferta de trabalho irrecusável e saiu. Por isso caiu tanto o ritmo das postagens. Tínhamos dois editores ativos: eu e o Leonardo. Ele saindo, caiu pela metade a produção. Eu ainda tento compensar, escrevendo mais, mas às vezes não dá.

Se você conhece alguém disposto a ralar num blog, que escreva muito bem, tenha compreensão de inglês, uma ótima visão de política (à esquerda, é claro), e, sobretudo, paciência para apostar num projeto que ainda pode crescer muito, fale para entrar em contato comigo no migueldorosario@gmail.com. É um trabalho com remuneração, mas via percentual de assinaturas e publicidade (não é tão ruim assim). Precisávamos de alguém para trabalhar sobretudo na parte da manhã, postando uns três ou quatro posts.

Além disso, eu decidi mudar algumas diretrizes do blog. Não vou mais publicar conteúdo de outras fontes. Isso também explica a redução das postagens. Perco muita audiência, mas me sinto melhor assim. Nosso esforço está focado agora em produzir conteúdo próprio. Já temos editores de esporte, moda, música. Outro aviso: ainda precisamos de um editor de cinema, que trabalhe como parceiro; se estiver interessado, mande um email.

Hoje mais tarde eu faço a Análise de Conjuntura, que é o post diário exclusivo para assinantes, o serviço que sustenta o blog financeiramente.

Inspirado por um post no blog americano Slate, vou abordar o massacre de Orlando, falar de Donald Trump, intolerância e trazer esse debate para a realidade brasileira.

Lembrando: hoje é o último dia da Promoção Aniversário, com assinaturas pela metade do preço!

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.