Petrobrás confirma nova coluna gigante de petróleo no campo de Libra

Lendo essa notícia, lembrei daquele vídeo de uma travesti na Itália, que viralizou. Mostrava a travesti numa cobertura, bebendo champagne na piscina. Ela olha para a câmara e diz: “disseram que eu estava na pior”. Ela faz uma pausa, dá um mergulho, emerge na borda e bebe um pouco da taça, e complementa: “Se isso é está na pior… pohan!”

A mesma coisa vale para a Petrobrás. Todo mês bate recorde de produção. O custo de extração tem caído, em virtude do know how crescente da estatal.

Os ladrões foram postos pra fora há tempos, porque Dilma, à diferença de outros aí, jamais conspirou para interromper nenhuma investigação. Aliás, vários dos corruptos já tinham sido expulsos por ela antes das investigações começarem.

E agora a Petrobrás anuncia outra grande descoberta. Uma nova coluna de petróleo foi encontrada em Libra, que é a maior jazida do pré-sal.

Os golpistas tem de correr mais rápido, porque, nesse ritmo, e com a cotação do petróleo voltando a se valorizar, pode ficar constrangedor privatizar a Petrobrás a preço de banana, como eles desejam.

No blog da Petrobras

Novo poço em Libra confirma extensão da descoberta de óleo
15.Jun.2016

O Consórcio de Libra concluiu a perfuração e a avaliação do sétimo poço do bloco, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Com ele foi encontrada a maior coluna de óleo (net pay) já descoberta em Libra, com 410 metros de espessura. Essa coluna supera a última encontrada, de 301 metros, anunciada em março deste ano.

O novo poço, localizado na parte noroeste do bloco e a 180 km da costa do Rio de Janeiro, confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API) em reservatórios com excelente produtividade.

Denominado 3-BRSA-1339A-RJS (3-RJS-742A) e conhecido informalmente como NW2, o poço está 10,3 km ao sul do poço descobridor 2-ANP-2A-RJS. Essa perfuração faz parte do compromisso firmado no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 2-ANP-2A-RJS, aprovado pela ANP em 26 de fevereiro de 2016.

Até o momento, foram concluídas as perfurações de sete poços em Libra (seis pelo Consórcio e um pela Petrobras) e o oitavo (3-RJS-743A), também na área noroeste do bloco, está em perfuração. A área de Libra foi a primeira concessão sob o regime de partilha da produção.

O Consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora com 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%), tendo como gestora do contrato de partilha da produção a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.