Jandira Feghali lança candidatura para prefeitura do Rio com ex-ministro Edson Santos como vice e anuncia Tarifa Social Zero

Foto: Bruno Bou / CUCA da UNE

A deputada federal Jandira Feghali teve sua candidatura para a prefeitura do Rio de Janeiro aprovada neste domingo na convenção eleitoral do PCdoB. Na cerimônia foi indicado também o nome do petista Edson Santos, ex-ministro da Igualdade Racial, como candidato a vice.

A chapa de Jandira (PCdoB-PT) terá o segundo maior tempo de rádio e televisão durante a campanha ficando atrás apenas de Pedro Paulo (PMDB). Além disso, terá um apoio de peso: o ex-presidente Lula.

A estratégia para a busca de votos já está sendo desenhada. Com a presença de Lula deverá realizar dois grandes atos públicos em regiões populares como Campo Grande e Rocinha. E com artistas de renome como Tico Santa Cruz, Martinho da Vila, Elisa Lucinda, Bemvindo Sequeira e Leone buscará dividir os votos da camada média da sociedade carioca.

De acordo com a deputada a eleição será polarizada entre quem apoiou o golpe e quem defendeu a democracia.

“O primeiro recorte dessa eleição é a luta contra o golpe e pela democracia. Não vamos fazer acordo com golpistas, e muito menos com golpista traidor”, disse Jandira.

Outra polarização importante da eleição se dará em torno do debate de gênero. Jandira foi relatora da Lei Maria da Penha e isso sem dúvida será lembrado na medida em que Pedro Paulo foi denunciado por ter agredido sua ex-esposa.

Jandira aproveitou a convenção para apresentar uma de suas principais propostas de campanha, a Tarifa Social Zero.

“Vamos colocar já no primeiro ano de governo a Tarifa Social Zero, ou seja, vamos beneficiar estudantes dos três níveis de ensino da escola pública, não somente nos dias de semana, mas também aos fins de semana, os estudantes Fies, Prouni, cotistas, todos cadastrados no Bolsa Família, os desempregados e os trabalhadores informais. Isso beneficia cerca de 700 mil pessoas e custará R$ 900 milhões ao ano, o que é absolutamente viável”, asseverou a candidata.

“Essa despesa não vai sair só do orçamento da prefeitura, vamos auditar as planilhas das empresas de ônibus, que recebem subsídio e aumentam a tarifa acima do necessário”, disse Jandira.

Jandira lembrou ainda que sua campanha será sem financiamento empresarial. Será uma campanha colaborativa a partir de contribuições dos militantes para a causa.

“Todo mundo aqui vai ralar, fazer rifa, feijoada, para arrumar dinheiro. As pessoas vão aprender a militar. Queremos acabar com o financiamento empresarial das campanhas, por isso, temos que ralar muito”.

Além de Jandira também já foram oficializadas as candidaturas de Pedro Paulo (PMDB-DEM-PP-PTB), Marcelo Crivella (PRB), Alessandro Molon (REDE-PV), Marcelo Freixo (PSOL-PCB), Flávio Bolsonaro (PSC), Osório (PSDB) e Índio da Costa (PSD).

Theo Rodrigues: Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.