Menu

A etapa final de um julgamento polêmico

(Comissão do impeachment do Senado. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)   Por Ricardo Azambuja, correspondente do Cafezinho no Senado   Começou nesta quinta-feira (25) a fase final do julgamento do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Até segunda-feira (29), quando a presidente afastada fará a apresentação de sua defesa ao senado, serão ouvidas oito testemunhas, duas de acusação e seis […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Comissão do impeachment do Senado. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

 

Por Ricardo Azambuja, correspondente do Cafezinho no Senado

 

Começou nesta quinta-feira (25) a fase final do julgamento do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Até segunda-feira (29), quando a presidente afastada fará a apresentação de sua defesa ao senado, serão ouvidas oito testemunhas, duas de acusação e seis de defesa.

Os primeiros depoimentos são das testemunhas de acusação: o procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) Júlio Marcelo de Oliveira e o auditor de controle externo do TCU Antônio Carlos Costa D’Ávila Carvalho. As testemunhas da defesa são o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, o ex-secretário-executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa, a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck, o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário, Ricardo Lodi, o professor de direito Geraldo Prado e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

Bate-boca e manobra

Uma discussão entre senadores contrários e favoráveis ao impeachment aconteceu antes mesmo que os parlamentares começassem a ouvir a primeira testemunha de acusação nesta quinta-feira (25). A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) questionou “qual a moral desse senado para julgar a Presidenta da República?”.  “Qual é a moral que tem os senadores aqui para dizer que ela é culpada, para cassar? Quero saber. Qual é a moral que vocês têm?”, disse a senadora, visivelmente emocionada.

Senadores a favor do impeachment se revoltaram e ouve bate-boca, principalmente entre os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Lindebergh Farias (PT-RJ). Caiado afirmou que não é “assaltante de aposentado”, uma indireta ao marido de Gleisi, o ex-ministro Paulo Bernardo, preso na Operação Custo Brasil após suspeita de desvios em contratos de crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS. Lindebergh foi em direção a Caiado e o chamou de canalha e, em seguida, acusou: “Quem sabe de você é o Demóstenes (Torres)”, ex-senador (DEM-GO) amigo e colega de Caiado, cassado por cumplicidade com o bicheiro e contraventor Carlinhos Cachoeira.

O depoimento do procurador Julio Oliveira durou cerca de sete horas, durante as quais respondeu a 30 senadores, reafirmando a acusação de fraude fiscal atribuída ao governo da presidente Dilma. Ele é apontado como um dos principais defensores da tese de que Dilma cometeu os crimes de responsabilidades. Foi responsável pelo processo do TCU que reprovou as contas da presidente do ano de 2014. Isso fez com que ele fosse ouvido na condição de “informante”, após ter sua situação de testemunha de acusação suspensa pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, devido a sua parcialidade a favor do impeachment.

No decorrer da sessão, senadores que são a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff decidiram reduzir o número de perguntas feitas às testemunhas como forma de acelerar o processo de impeachment. Essa manobra deixou a sensação de um jogo de cartas marcadas, segundo os senadores contra o impeachment.

Processo e repercussão

Fazem mais de oito meses que o pedido de impeachment foi aceito pelo então presidente da câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pouco mais de três meses do afastamento da presidenta Dilma do cargo e início do julgamento no senado. Nesses três meses, Dilma viajou e participou de manifestações contra o impeachment, encontrou-se com senadores aliados, concedeu entrevistas e leu uma carta ao senado denunciando como golpe o processo que está sofrendo. No último dia 10 de agosto, os senadores da comissão especial do impeachment votaram e tornaram a presidenta ré no processo.

Todas as análises do processo feitas por peritos de fora e de dentro do senado concluíram que Dilma não cometeu crime de responsabilidade. O MPF (Ministério Público Federal) chegou a pedir o arquivamento do processo, concluindo que as alegadas “pedaladas fiscais” não constituíram crime de responsabilidade.

Diversas entidades nacionais e internacionais, juristas, assim como a quase totalidade da mídia internacional reconhecem que o julgamento é político, portanto ilegal e sem embasamento jurídico. Destacam também que boa parte dos acusadores está sendo investigada por crimes de corrupção.

A falta de apoio internacional tem criado constrangimentos ao governo interino. Uma consequência prática foi o não comparecimento da maioria dos mandatários estrangeiros nas Olimpíadas no Rio, subentendendo um clima de desconfiança com o processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

O desfecho do impeachment ainda não tem data definida, mas o resultado deve ser conhecido até a próxima quarta-feira (31). No mínimo, 54 dos 81 senadores deverão votar a favor do impeachment para condenar Dilma.

 

Vídeo do senador Jorge Viana afirmando que recorrerá ao STF contra “processo falseado”/TV Senado

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rogério Bezerra

26/08/2016 - 09h08

Traidores e ladrões!

A vida é difícil e hoje no Brasil está mais difícil ainda… Assistimos neste momento a vitória da traição e o roubo de esperança no Brasil.
E quem é exatamente quem sempre se favoreceu do país, quem mais se beneficiou do trabalho do brasileiro mais humilde e de um governo que fez o Brasil sair da mediocridade histórica internacional, da lista da fome, do sem rumo secular que ricos e altos funcionários assalariados sempre o colocaram.
Hoje vemos o ódio ao Brasil e ao povo escancarado.
Por mais de 12 anos esse ódio foi destilado diariamente pelas redes de TV, rádio, jornais e etc (a mídia do jaba) e envenenou grande parte da população.
Programas de ódio expõe a violência, a dor e o sofrimento humanos a exaustão, gerando perplexidade e sentimento de impotência.
Noticiários nacionais escondem os avanços alcançados, mostrando o que ainda não foi feito. Sem nunca explicar as razões e as origens dos problemas.
Igrejas se apoderaram de um discurso empresarial e transformando templos em salas de um “Sebrae Espiritual”.
Esses infelizes estão a golpear o Brasil apenas para poderem voltar a dizer que “o País não tem jeito, mesmo” .
Eliminando o Partido dos Trabalhadores que fez o País melhorar como nunca, vão destruir a esperança no coração do povo brasileiro que Lula fez renascer.
É esse o objetivo desses doentes, desses 1% de “taradões” poderosos. Acabar com a esperança da nação brasileira!

    Messias Franca de Macedo

    26/08/2016 - 09h10

    O RITO DO GOLPE MAIS VAGABUNDO DA “ESTÓRIA” UNIVERSAL!
    Da Série “Ineditismos do ‘braZ$&l'”!

    O tal “rito” do ‘golpeachment’!
    Desenhado para maiores de 18 anos!
    O AMORAL vampirão usurpador [quase]pedófilo continua na “interinidade definitiva” até o dia primeiro de janeiro… De 2017!
    No mais tardar no dia subsequente (sic), os(as)BANDIDOS(AS) parlamentares elegem um biônico presidente Tucano!
    O primeiro de uma série!
    Em decorrência da interinidade da vida – portanto, por estar mais do que nunca com as patas IMUNDAS na cova – o biônico aclamado deverá ser o ‘José R$ 35 MILHÕES Somente da Odebrecht (S)erra’!
    ‘O Privateiro preferido do FHC Príncipe da Privataria’!
    Em sendo assim, o congênere ‘Aécim’ “esperará a ‘PÓeira’ baixar”!
    Ademais, antes de o vampirão matricular o Michelzinho de volta a uma ‘Escola Sem Partido’ na capital paulista do Russomano, o FMI já estará de volta entre ‘nois’ de braços abertos!
    E de lombos ‘sFACHINhados’!
    A traidora Marta ‘Suplycio’ já terá feito mais duas aplicações de botox na rugas de pau!
    Devido à idade provecta, o [suposto] senador Cristovinho já terá perdido cerca de 45 (sic) milímetros da estatura moral!
    A senhora ‘Cláudia Cruz Credo CUnha’ já terá renovado a coleção de bolsas para o verão em Miami que se aproxima!
    (…)
    E o ‘CUnha TEMERário/TEMERo$$$o’?
    Bom, para a justi$$$azinha de mmmeeeerrrrdddaa da IMUNDA Casa Grande nativa, o ‘CUnha’ é, no máximo, um fanfarrão!
    “Um vazador de peidos cheirosos”, um bufão inócuo à sociedade, por assim dizer!…

    Viva o ‘braZ$&l’!
    Coitados!
    De ‘nois’!

    Dilson Magno

    26/08/2016 - 09h17

    Parabéns pelo seu texto.

Dilson Magno

26/08/2016 - 07h51

Dilma, você é o cordeiro que essa direita precisou para condenar… Maldito o pais que tem uma elite coronelista… Maldito o pais que tem coxinhas para sair a rua e defender esses conspiradores… Maldito o pais que não aprendeu a reagir contra esses usurpadores anti-democráticos…
Quantas provas mais precisamos para que se prendam os políticos da direita que roubam esse pais a mais de 500 anos sai gerações de políticos e entra os filhotes desses políticos e nada se faz para acabar com esse coronelismo corrupto, se fizer auditorias centenárias vamos ver que o que esse pessoal tem é fruto de roubo, e se mantém no poder em causa própria, é ilusão acreditar no contrário, com isso criamos esses monstros que a todo o momento quando não lhes convém montam um golpe atrás do outro, más eu acredito que um dia vamos ter brasileiros capazes de mudar isso tudo, não com juízes do tipo Sérgio Morango que está por trás desse golpe, más de brasileiros que com esses exemplos poderão surgir num futuro próximo e farão o serviço que tanto nossa população carece.

    Dilson Magno

    26/08/2016 - 09h52

    No Brasil o nosso congresso e nosso senado condenara a administração de Dilma por pura antipatia a sua pessoa alegando que os gastos foram acima do orçamento, com isso aplicaram a tal improbidade administrativa, agora veja como estão ás coisas nos USA será que vão pedir impeachment de Barak Obama também, com certeza não, sabe por que lá não tem coxinha Mané do jeito que tem no Brasil, aqui nosso políticos são mais sujos que pau de galinheiro.

    Mais uma vez, o déficit do orçamento federal cresce a ritmos mais rápidos do que estava previsto. O Escritório de Orçamento teve de rever o prognóstico: dos 540 bilhões previstos em março para 590 bilhões na versão atualizada. Assim, em 2016, o déficit vai subir 150 bilhões de dólares, ou seja, 35%, em comparação com 2015. Este valor constitui o maior aumento desde 2009. Segundo as estimativas do Escritório de Orçamento do Congresso, já em 2024 o déficit vai alcançar um trilhão de dólares.
    Durante a presidência de Barak Obama, a dívida soberana dos EUA dobrou. No final de fevereiro, o Ministério das Finanças americano relatou que a dívida superou o nível de 19 trilhões de dólares (R$ 60 trilhões).
    Para compreender a escala destas cifras é preciso olhar para o passado:
    Em 1980 a dívida foi de 0,9 trilhões de dólares (que equivalem a 33,4% do PIB americano);
    Em 1990 foi de 3,2 trilhões de dólares (que equivalem a 55,9% do PIB americano);
    Em 2000 foi de 5,6 trilhões de dólares (que equivalem a 58,0% do PIB americano, graças a uma redução realizada por Bill Clinton nos anos 90);
    Em 2010 foi de 13,8 trilhões de dólares (que equivalem a 96,5% do PIB americano);
    Em 2016 a dívida já superou 19 trilhões de dólares (que equivalem a mais de 103,7% do PIB americano).
    Economia americana está no pior período desde a Grande Depressão Falando sobre os créditos dos estudantes americanos, oficialmente foi relatado que o valor de créditos para formação é aproximadamente de 1,25 trilhões de dólares (R$ 3,95 trilhões) – e esta cifra não é final. Ao mesmo tempo, 11,5% destes créditos estão em estado de falência. Isto significa que cada décimo crédito para formação nos EUA está atrasado pelo menos 60 dias. A dívida está garantida, mas não está garantido um emprego para conseguir pagá-la. Segundo as previsões de economistas, a bolha das dívidas para estudos vai rebentar em um futuro próximo. O mercado de trabalho oferece cada vez menos vagas e os salários estão diminuindo. Há apenas uma pergunta: se os estudantes não consigam pagar seus créditos, o governo obrigará os contribuintes americanos a pagar todos os 19 trilhões de dólares?
    http://br.sputniknews.com/mundo/20160808/5974212/divida-soberana-eua.html
    Dívida pública norte-americana que, como se espera, vai subir para 28 trilhões de dólares, daqui a 10 anos, vai atingir 86% do PIB norte-americano.

Leandro Torreal

26/08/2016 - 01h57

adeus, Dilma.
já vai tarde…

Messias Franca de Macedo

26/08/2016 - 00h07

“Boa-madrugadamente”, ‘fOOOOOra’ temer – e leve junto a sua QUADRILHA de gangsters mafiosíssimos…

***
“Alô, Michel ‘O nazigolpista sem pescoço decorativo!” Enfim, A Faixa!!!
E a republiqueta do puteiro!
https://www.youtube.com/watch?v=FEHeYxXvBJs

JOHN J.

25/08/2016 - 23h50

DRA. ELIANA CALMON CLASSIFICOU ESSA CORJA DE JUIZES E DE OUTROS OUTROS CARGOS QUE SÃO OCUPADOS POR PESSOAS CONCURSADAS E TOGADAS QUE AGEM FORA DA LEI, COMO:
“”B A N D I D O S . D E . T O G A”” .

https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
https://www.youtube.com/watch?v=ad5WB83Wx-U


Leia mais

Recentes

Recentes