Exclusivo! Mídia perplexa e arrasada com a Lava Jato – Até o Reinaldo Azevedo fez bico

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

A denúncia contra Lula, apresentada pelos procuradores do Ministério Público Federal, causou profunda consternação entre os notórios inimigos de Lula e do PT. Em especial a mídia. Veja, Folha de São Paulo, UOL, Portal G1 da Globo, a revista Época, todos refletem uma profunda irritação e perplexidade com a tosca denúncia do MPF.

Na Veja, o jornalista Reinaldo Azevedo, nome recorrentemente associado à extrema direita, expressou sua revolta e indignação com a denúncia inepta do MPF citando um juiz federal que teria falado sob a condição de anonimato:

Um juiz federal, que acompanha esse caso de perto, também comentou com este jornalista: “Eles cometeram um erro primário. Nem um infiltrado de Lula na força-tarefa seria capaz de ideia tão brilhante para colaborar com o ex-presidente”.

A avaliação sobre o “brilhantismo” desses procuradores que cometeram erros tão primários é geral. Esperava-se provas e fatos que fossem convincentes e que, num clima de guerra, pudessem municiar a mídia para dar continuidade à sua campanha de massacre contra Lula e o  PT. Ao invés disso, os procuradores da Lava Jato forneceram todos os argumentos que o PT poderia sonhar para apontar o caráter partidário e persecutório da operação.

Diante de acusações tão graves, não se esperava menos que provas muito robustas. Ao invés disso, viu-se que a equipe jogou na base do “se colar, colou”, tentando soldar na base da saliva, com frases vazias, o abismo deixado pela falta de provas.

Ao que parece, as únicas provas robustas deixadas foram a da própria inépcia dos procuradores ao fazerem a denúncia tão aguardada. Este seria o clímax de toda a Lava Jato, a joia da coroa, a cereja do bolo, mas terminou sendo a única coisa que podia ser: uma demonstração pública, cabal e irrefutável, de que a Lava Jato é uma impostura.

O portal da Globo na internet, o  G1, agora pela manhã traz doze matérias sobre a morte trágica do ator Domingos Montagner, e nenhuma sobre as graves denúncias conta Lula. Ninguém ignora o humanitarismo da Globo, mas o assunto principal evidentemente seria Lula se a Lava Jato tivesse dado o serviço como esperado.

Na Folha de São Paulo/UOL a decepção não é menor. A manchete, que usamos para ilustrar esse artigo, é lúgubre: Para juristas, denúncia contra Lula é pouco técnica e pressiona a Lava Jato. Uma das manchetes secundárias aponta o desgosto do próprio Michel Temer com os incompetentes parceiros de golpe: “Planalto avalia que a Lava Jato está ‘exagerando’ no tom das denúncias”. Qualquer criança sabe que o Planalto não se importa com exageros. Se houvesse pena capital no Brasil, e Lula pudesse ser fuzilado, seria o ideal. Como não há, se a Lava Jato pedisse sua prisão esse seria o melhor dos cenários. Infelizmente, a denúncia foi tão ridícula que todos querem se desvincular de qualquer ligação com ela.

A revista Época, colocou em posição central em sua página não Lula mas Cunha. Coisa interessante porque, é óbvio, Cunha já é politicamente um cão abatido. No entanto, essa centralidade de Cunha serve à revista para mencionar, indiretamente, as consequências do fiasco da denúncia contra Lula: “Candidatos a prefeito batem em Cunha e desviam de Lula nas redes sociais”.

Ou seja, todos, mídia, planalto, políticos de todas as filiações anti-PT e anti-Lula, estão temerosos e apreensivos com o fiasco expresso na Denúncia da Lava Jato.

[Lembrete: Caro leitor, estamos lançando a página Máquina Crítica como mais um front de pensamento e debate. O convido para  entrar como sócio fundador, curtindo e  ajudando a divulgar a página no Facebook. Continuarei publicando em O Cafezinho, mas vou dar atenção também à nova página. Obrigado!]

 

 

Salvar

Salvar

Bajonas Teixeira:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.