Menu

Folha tenta se descolar da denúncia contra Lula mas segue manipulando

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho A denúncia oferecida por Deltan Dallagnol e seus colegas contra Lula, na semana passada, gerou tanta repercussão negativa por sua fragilidade que obrigou a mídia corporativa a fazer um pouco de jornalismo. Especialistas em distorções e mentiras para atingir os adversários políticos – a Folha, por exemplo, fraudou […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

A denúncia oferecida por Deltan Dallagnol e seus colegas contra Lula, na semana passada, gerou tanta repercussão negativa por sua fragilidade que obrigou a mídia corporativa a fazer um pouco de jornalismo.

Especialistas em distorções e mentiras para atingir os adversários políticos – a Folha, por exemplo, fraudou uma pesquisa do Datafolha para esconder, dias antes da votação final do impeachment, que a maioria da população quer novas eleições para presidente -, está claro que os veículos da mídia cartelizada só estão dando tanto espaço para as críticas à denúncia contra Lula porque a repercussão negativa foi grande demais, a ponto de os barões da imprensa avaliarem que não é sensato ignorá-la e endossar a patacoada do MPF.

Duas notícias no site da Folha demonstram a tentativa da mídia concentrada de se descolar da denúncia sem provas do MPF.

Uma delas, de ontem, afirma que a denúncia contra Lula contém uma informação que só aparece no esboço da delação premiada de Léo Pinheiro. A delação de Léo Pinheiro foi cancelada pela PGR após um vazamento de informação para a Veja.

A matéria entrevista um professor de direito penal que afirma que o uso de uma informação que não aparece no inquérito abre um flanco para a defesa contestar as acusações.

Outra matéria, de hoje, afirma que a denúncia contra Lula se choca com declarações feitas por Paulo Roberto Costa na CPI da Petrobras, no ano passado.

Enquanto os procuradores da Lava Jato sustentam que Lula nomeou Paulo Roberto Costa para uma diretoria na Petrobras com o objetivo de que este arrecadasse propina para financiar partidos da base aliada do governo, Costa disse que nunca conversou com Lula ou com Dilma sobre este tema.

Claro que este surto de jornalismo não faz com que a Folha deixe de lado seu vício incurável em manipulação.

Estas duas notícias, que desmoralizam ainda mais a denúncia do MPF, aparecem discretamente no site da Folha.

A manchete principal de hoje é “Federal do Rio passa USP em ranking das melhores universidades do país”

Quando os fatos estragam a narrativa midiática, disputa entre universidades por colocação em ranking vira a notícia principal do dia.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes