Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

A PEC 241 é o cúmulo do aparelhamento do Estado pela direita

Por Pedro Breier

10 de outubro de 2016 : 11h09

(Charge: Angeli)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Começa hoje a sessão da Câmara que dará início à votação da PEC 241, que, se aprovada, congelará o gasto público por 20 anos.

O que está em jogo aqui são duas visões diferentes do papel do Estado, que se chocam pelo mundo todo.

A defendida pela esquerda hoje, a grosso modo, é a de que o Estado deve gerir alguns setores estratégicos, os quais não podem ser explorados apenas pela iniciativa privada – que segue somente a lógica do lucro – porque são essenciais para o bem-estar da população.

Educação e saúde certamente são dois destes setores, e os países com melhor IDH confirmam a tese da esquerda: na Finlândia, por exemplo, referência mundial em educação, todas as escolas são públicas.

Já a visão de Estado defendida pela direita, ou seja, pelos que bancaram a ascensão do governo golpista, é a de que o Estado deve ser o menor possível, limitando-se a garantir a ordem e a propriedade privada através do uso da força.

Uma proposta de Emenda Constitucional que congele os investimentos públicos em saúde e educação pelos próximos 20 anos nada mais é, portanto, do que a imposição da receita da direita para a economia aos próximos presidentes eleitos.

Não basta dar um golpe para colocar no poder a ideologia que perdeu as últimas quatro eleições presidenciais.

É preciso garantir que os próximos eleitos sigam a cartilha neoliberal, nem que seja na marra.

Caso seja aprovada a PEC 241, as eleições serão, daqui para a frente, apenas um teatro para mostrar ao mundo como a nossa democracia e as nossas instituições estão funcionando perfeitamente.

É ou não é o maior caso de aparelhamento do Estado por uma ideologia de que se tem notícia?

Claro que, para tentar angariar algum apoio da população, Temer e sua grande fiadora, a mídia cartelizada, vendem a PEC 241 não como uma posição ideológica, mas como a única salvação possível para o Brasil.

‘Vamos tirar o Brasil do vermelho’, diz a propaganda governamental.

A Globo diz, em editorial, que ‘Se as corporações (referindo-se ao MPF, que manifestou-se dizendo que a PEC é inconstitucional) conseguirem sabotar o ajuste, o desastre terá dimensões de catástrofe. Inclusive contra elas próprias, devido aos efeitos na vida de mais de 200 milhões de brasileiros causados pela hecatombe econômica que virá’.

Para a grande comandante do golpe e da direita nacional, o importante é o Estado manter as gordas verbas publicitárias para a mídia amiga (O Cafezinho revelou o aumento escandaloso do dinheiro público injetado na mídia de direita após o golpe, aqui, aqui e aqui). Em outros setores menos importantes, como saúde e educação, o Estado deve se abster de investir e deixar os mega empresários do ensino privado e dos planos de saúde lucrarem em paz oferecendo serviços de péssima qualidade.

Michel Temer bancou ontem um jantar – provavelmente com o nosso dinheiro – para convencer deputados a votarem a favor da PEC.

Se não conseguirmos impedir esse gigante retrocesso, o que sobrará à população são mesmo os ossos, e olhe lá.

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve n'O Cafezinho desde 2016, sendo atualmente um dos editores do blog.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

13 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Anderson Wergutz Flip

25 de outubro de 2016 às 15h10

Porque a esquerda é contra a PEC 241?????

Razões para concordar com a PEC 241: Lula é contra. Jandira é contra. Lindberg é contra. Dilma é contra. Dilma, lembra?

Esta é a mesma turma que votou contra a constituição, o plano real, a economia de livre mercado, o câmbio flutuante, o plano real e contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta: limitar o crescimento dos gastos do governo à inflação do ano anterior.

A PEC significa o fim dos subsídios para setores privilegiados, o fim dos aumentos abusivos do funcionalismo público. Com isso, setores da esquerda tende a encontrar mais dificuldade em pressionar o governo por favores a grupos organizados.

A esquerda, como sempre, tenta desqualificar qualquer iniciativa que tenha por objetivo minimizar os impactos da crise deixada pelos governos do PT.

NÃO CAIA NESSA.

Responder

Luiz Carlos de Carvalho

11 de outubro de 2016 às 17h11

Ô Nicolas : deixe de ser deselegante e digite em caixa baixa. Não precisa gritar !

Responder

nicolas

11 de outubro de 2016 às 01h57

ENTÃO SEU MIGUEL GOMES BARBOSA DO ROSÁRIO QUANDO O SENHOR VAI TOMAR VERGONHA NA CARA E PROIBIR A CENSURA AQUI NESTE SITE??

Responder

nicolas

11 de outubro de 2016 às 01h57

VOCE AI DO CAFEZINHO QUE ME CENSUROU SAIBA QUE EU VOU INFERNIZAR SUA VIDA TODO DIA VOU VIM AQUI E POSTAR MENSAGENS-SE ME BLOQUEAREM A MINHA CONTA SIMPLESMENTE VOU CRIAR OUTRA SO VOU PARAR QUANDO VOCE TOMAR VERGONHA NA CARA E NÃO MAIS APAGAR MINHAS MENSAGENS

Responder

nicolas

11 de outubro de 2016 às 01h57

CAIU A MASCARA DO CAFEZINHO FUI CENSURADO MAIS UMA VEZ POR ESTE SITE QUE APOIA O COMUNISMO-SO VER OS PARTIDOS QUE ELES APOIAM PT,PCODB,PSOL,PCB TODOS COMUNISTAS-SE DEPENDE-SE DESTE SITE O BRASIL SERIA A NOVA VENEZUELA DA AMERICA LATINA

Responder

larissa

10 de outubro de 2016 às 20h12

A FINLANDIA O LIBERARISMO-QUE ESTE SITE TANTO ODEIA-ROLA SOLTO LA NÃO TEM SALARIO MINIMO, ELES RESPEITAM A PROPRIEDADE PRIVADA E O LIVRE COMERCIO QUANDO O BRASIL FIZER ABOLIR O ATRASO DA CLT, RESPEITAR O LIVRE COMERCIO E A PROPRIEDADE PRIVADA AI SIM NOS VAMOS MELHORAS POREM SE DEPENDER DESTE SITE AQUI NOS VAMOS FICAR IGUAL A VENEZUELA E CUBA

Responder

larissa

10 de outubro de 2016 às 20h04

teste

Responder

Torres

10 de outubro de 2016 às 18h22

Ódio ao Estado ou ódio à iniciativa privada?

Responder

André

10 de outubro de 2016 às 14h39

Eu esotu bebado ou li que o governo temer é de direita? e que está investindo bilhoes em midia? não foi o governo dilma que financiou varios e varios blogs e artistas para fazer propaganda? propaganda comunista a lá URSS

Responder

Maria Aparecida Lacerda Jubé

10 de outubro de 2016 às 13h51

Tirando bilhões da saúde e da educação, para investir em propaganda na mídia, Temer consegue o que quer, pois em um país de analfabetos políticos midiotas, a mídia é a dona da vontade da população.

Responder

guilhermenagano .

10 de outubro de 2016 às 13h30

E as melhores Universidades do planeta são privadas….

Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade