Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

O artigo que irritou o juiz Sergio Moro

Por Redação

17 de outubro de 2016 : 08h41

Desvendando Moro

por Rogério Cerqueira Leite, em seu blog

O húngaro George Pólya, um matemático sensato, o que é uma raridade, nos sugere ataques alternativos quando um problema parece ser insolúvel.

Um deles consiste em buscar exemplos semelhantes paralelos de problemas já resolvidos e usar suas soluções como primeira aproximação. Pois bem, a história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sergio Moro e seus sequazes da Promotoria Pública.

Dentre os exemplos se destaca o dominicano Girolamo Savonarola, representante tardio do puritanismo medieval. É notável o fato de que Savonarola e Leonardo da Vinci tenham nascido no mesmo ano. Morria a Idade Média estrebuchando e nascia fulgurante o Renascimento.

Educado por seu avô, empedernido moralista, o jovem Savonarola agiganta-se contra a corrupção da aristocracia e da igreja. Para ele ter existido era absolutamente necessário o campo fértil da corrupção que permeou o início do Renascimento.

Imaginem só como Moro seria terrivelmente infeliz se não existisse corrupção para ser combatida. Todavia existe uma diferença essencial, apesar das muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná -não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savonarola, como aliás aponta o jovem Maquiavel, o mais fecundo pensador do Renascimento italiano.

É preciso, portanto, adicionar um outro componente à constituição da personalidade de Moro -o sentimento aristocrático, isto é, a sensação, inconsciente por vezes, de que se é superior ao resto da humanidade e de que lhe é destinado um lugar de dominância sobre os demais, o que poderíamos chamar de “síndrome do escolhido”.

Essa convicção tem como consequência inexorável o postulado de que o plebeu que chega a status sociais elevados é um usurpador. Lula é um usurpador e, portanto, precisa ser caçado. O PT no poder está usurpando o legítimo poder da aristocracia, ou melhor, do PSDB.

A corrupção é quase que apenas um pretexto. Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista. E que por isso mesmo não tem como sobreviver, pois seus apoiadores do DEM e do PSDB não o tolerarão após a neutralização da ameaça que representa o PT.

Savonarola, após ter abalado o poder dos Médici em Florença, é atraído ardilosamente a Roma pelo papa Alexandre 6º, o Borgia, corrupto e libertino, que se beneficiara com o enfraquecimento da ameaçadora Florença.

Em Roma, Savonarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes.

Ou seja, enquanto você e seus promotores forem úteis para a elite política brasileira, seja ela legitimamente aristocrática ou não.

ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE *, físico, é professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da Folha*

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Johnn Angeli

28 de dezembro de 2016 às 11h38

Eles não estão interessados no povo Brasileiro, são apenas funcionário lacaios do Gov. Norte Americano, fazendo o trabalho sujo, abrindo o caminho para facilitar a roubalheira. É como falou Darci, “nós já sabíamos do golpe a muito tempo”,(em 64). Eles estavam preocupados com as atitudes do Magalhães, do Lacerda, do Ademar, porque o Gov. de Jango já havia conseguido implantar uma grande reforma agrária, e o mais importante, taxados o lucro do capital estrangeiro mais o verdadeiro inimigo par traz do golpe, orquestrando, fomentando, financiando, era o governo dos Estados Unidos, que segundo Darci, não são nem um pouquinho confiáveis, e, eu concordo inteiramente, Ronaldo Montalvão, um dos mais conceituados jornalista deste País, criticou-me por achar-me muito radical (antiamericano do norte), contudo o que vem acontecendo é de uma gravidade atroz, e eles vem fazendo isso no mundo todo, criando discórdia, intriga, cooptando, corrompendo, tipo o chavão: “Dividir e conquistar, com fizeram anteriormente no Vietnã, um genocídio atroz, depois foi a vez da Coreia, depois Kuait, depois Iraque, Palestina, Síria, Colômbia, Paraguai, além de tentativas mal sucedidas como o caso Cuba, Venezuela, Brasil, este último por ter muito comparsas, lacaios capazes de tirar merenda escolar de crianças, roubar aposentado, e trabalhadores, desviar remédio de hospital, e pasmem eles tem o apoio dos criminoso da facção dos togados. Tudo que está acontecendo no nosso País é a reação desta quadrilha para defender o direito de continuar roubando sem ser incomodada.

Responder

label vargas

17 de outubro de 2016 às 16h26

Esse artigo “liberado” pela folha ,independente de qualquer análise da honestidade de Cerqueira Leite,me parece errado.Atribuir a este personagem nefasto comportamento fanático e conferir-lhe um caráter humano com desvios de conduta, é a meu ver,errado.
Acho sua tarefa perfeitamente planejada,e executada milimetricamente.Envolve uma vigilância permanente dos tempos políticos indispensáveis à seu sucesso e eventuais correções conforme conceitos não próprios e sim estabelecidos por alguém imensamente mais poderoso.
Falando claramente,é mais uma engrenagem de um mecanismo instalado no centro do poder,que como toda engrenagem ,quando estiver gasta ,será substituída..

Responder

Helio Hilario Ferreira

17 de outubro de 2016 às 09h50

O Físico é menos sensato que o Matemático, acredita nos seus modelos matemáticos para entender a natureza! Ai, Ai……!

Responder

    Carlos Baptista

    21 de outubro de 2016 às 15h07

    Boa Hélio, O Físico acima,(não merece nem pronunciar o nome) deve ser o oráculo da verdade, o que esta lutando contra toda a corrupção deste país e portanto o arauto do julgamento sobre terceiros, é mesmo merecedor de toda pena……

    Responder

waldomiropereiradasilva

17 de outubro de 2016 às 09h34

Há muito material para a psicanalise e psiquiatria estudar. O MPF e a (in) JUSTIÇA brasileira os esta fornecendo a todo momento.
Uma hora é um juizeco que espera a queda do dólar para viajar para o exterior, outra hora é outro juizeco que se apropria de um carro de um condenado para garantir que ficará bem guardado, outra é uma juizinha que aprisiona uma menor numa gaiola com 30 marmanjos, outra hora é a que condena mesmo não tendo prova, mas porque a literatura lhe permite. E a expressão máxima é a perseguição continua a Lula e ao PT e as prisões sem provas, mas para as procurar depois.
Creio que o Golpista temporário e sua gangue estarão deixando de investir em educação para justamente não formarmos mais médicos, principalmente psiquiatras e psicanalista.
E pensar que o brasileiro teria algum futuro…

Responder

Roberto

17 de outubro de 2016 às 09h21

Vocês são loucos? O “juizeco fala fino” já avisou que não se deve publicar esse tipo de texto.

Responder

    Doris Gibson

    17 de outubro de 2016 às 12h10

    Ui, que meda!

    Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou?