Menu

Precisamos falar sobre a imprensa – clipping analítico da grande imprensa

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. No conteúdo exclusivo para assinantes de hoje, vocês verão como a imprensa brasileira assemelha-se, pelos motivos errados, ao realismo fantástico – corrente literária de uma fineza só. A construção de narrativas fantasiosas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

No conteúdo exclusivo para assinantes de hoje, vocês verão como a imprensa brasileira assemelha-se, pelos motivos errados, ao realismo fantástico – corrente literária de uma fineza só.

A construção de narrativas fantasiosas e a ocultação de protagonistas políticos e sociais, como os secundaristas, tem sido a marca de nossa imprensa. O problema é que, diferentemente da ficção, os personagens não retratados, ou apresentados de forma distorcida, são diretamente afetados pelas diretrizes políticas e econômicas do país, ainda que a grande imprensa insista em dizer o contrário.

Até amanhã!

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Falta alimentos e medicação na Venezuela

Matéria usou relatório divulgado pela organização Human Rights Watch. Segundo organização, a crise de produtos na Venezuela pode ser comparada a países em guerra. Filas para comprar farinha, leite e arroz podem durar mais de 12 horas. Também faltam analgésicos, antibióticos, seringas, entre outros.

O diretor da Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, disse que como o governo venezuelano não solicita ajuda, a situação no país só melhorará se lideranças latino americanas fizerem pressão.

Eleições EUA: geração de empregos será desafio para próximo presidente

Usando Detroit e Ohio como exemplos, matéria mostrou a necessidade de gerar mais empregos, sobretudo em Detroit, que era um pólo da indústria automotiva. Apesar de Obama ter diminuído o índice de desemprego, não foi suficiente para que a classe trabalhadora melhorasse de vida. Não houve mobilidade social satisfatória.

Matéria encerrou dando os números da corrida à presidência, apontando Hillary na liderança.

Guerra na Síria

Os ataques a Aleppo, na Síria, intensificaram-se nas últimas 24 horas. O governo russo mantém apoio militar ao ditador sírio Bashar Al Assad.

Renan Calheiros e as varreduras

Matéria mostrou a entrevista coletiva que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) concedeu. Nela, Renan procura justificar os motivos pelos quais parlamentares solicitaram varreduras nas casas de políticos específicos, como o deputado cassado Eduardo Cunha, por exemplo.

Segundo Renan, além de ser um direito destes parlamentares, não pode ser caracterizado como obstrução das investigações feitas pela Operação Lava Jato.

Palocci é “o italiano” outra vez

A PF indiciou o ex-ministro Antonio Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais quatro pessoas. Para a PF, Palocci é mesmo “o italiano” mencionado nas planilhas da empreiteira.

Matéria mostrou documentos da investigação que apontam Lula como “o amigo”, embora isso continue sendo apenas uma suposição, porque não há provas concretas.

  • Folha de São Paulo

Coluna Kim Kataguiri

Quero escola sem partido e sem manifestação de secundarista

Na onda de deslegitimar as ocupações nas escolas do Paraná, o colunista chama atenção para a morte de um adolescente ocorrida ontem (24), na Escola Estadual Santa Felicidade, em Curitiba. É óbvio que é lamentável o fato, sobretudo tratando-se de alguém tão jovem, mas os reacionários da imprensa brasileira, como o Reinaldo Azevedo, por exemplo, vão usar a morte do garoto pra criminalizar o movimento dos secundaristas.

No texto de Kim, vocês verão aqueles argumentos toscos, do tipo “a PEC 241 não vai tirar investimentos da educação e saúde”, ou “é anti-republicano atrapalhar a agenda escolar”, típico pensamento da direita burra, que “luta” pra conservar o poder estabelecido, ainda que de um governo golpista e promotor do Estado de Exceção.

Capas Estadão e Folha

capas

Mais do mesmo. Sempre Lula. E as escolas ocupadas? São mais de 1000. Secundaristas contra a PEC 241, que será votada hoje (e aprovada) na Câmara. Mas os jornais preferem chamar atenção para a morte de um estudante, em uma das escolas de Curitiba. Fatalidade, sem dúvida, mas nós já conhecemos a música que a grande imprensa toca, e não é a que precisaríamos ouvir.

  • Revista Veja

Na mesma toada da Folha e Estadão.

veja

Evidentemente não fizeram matéria sobre o significado da ocupação.

Contraponto ao tratamento e omissão da grande imprensa em relação à luta dos secundaristas

  • DCM

O jogo sujo e calhorda de culpar a ocupação das escolas pela morte do jovem no Paraná

Matéria pontual e esclarecedora sobre o contexto da morte do aluno na escola de Curitiba. Também reflete sobre a motivação dos secundaristas em ocupar as escolas contra a PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio.

Contra a canalhice da imprensa; Pulitzer neles!

Artigo lindo reflete sobre a máxima de Joseph Pulitzer: “Acima do conhecimento, acima das notícias, acima da inteligência, o coração e a alma do jornal residem em sua coragem, em sua integridade, sua humanidade, sua simpatia pelos oprimidos, sua independência, sua devoção ao bem estar público, sua ansiedade em servir à sociedade.”

O quão distante a grande imprensa brasileira está disso?

Outros links:

Jornal CGN – Morte em escola: Ocupa Paraná divulga nota preliminar

Brasil de Fato – Morte de adolescente no Paraná reforça discurso de ódio contra movimento secundarista

Página do Movimento Ocupa Paranáocupaparana.org

  • BBC Brasil: Eleições EUA

Trump ou Hillary: quem seria melhor para o Brasil?

O texto levanta pontos chave de acordo com as inclinações políticas de cada candidato. Se levarem em consideração o preconceito e desprezo de Trump por latinos e imigrantes, sua postura machista e assediadora em relação às mulheres, e suas ideias gerais de política, fica fácil afirmar que não apenas para o Brasil, mas para o mundo, será um alívio ver Hillary ganhar.

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes