Menu

Muito além do impeachment – clipping analítico da grande imprensa

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Bom dia. O conteúdo deste clipping exclusivo para assinantes nos possibilita compreender o quanto magnatas das telecomunicações, como os da Organizações Globo, por exemplo, manipulam a opinião pública em favor de seus interesses. Ainda […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Bom dia.

O conteúdo deste clipping exclusivo para assinantes nos possibilita compreender o quanto magnatas das telecomunicações, como os da Organizações Globo, por exemplo, manipulam a opinião pública em favor de seus interesses. Ainda hoje, pessoas simples acreditam em tudo o que o JN noticia, sem nenhum senso crítico, e isso é grave.

Como verão nos vídeos desse post, os eufemismos usados pra falar de ajuste fiscal são inacreditáveis.

Nesse sentido, o jornalismo e a boa informação veiculada na internet é nossa resistência!

Até amanhã.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Trump e o muro na fronteira com o México

O correspondente da Globo foi até a fronteira entre os EUA e o México pra refletir sobre a situação dos imigrantes mexicanos. A matéria é uma resposta à afirmação de Trump de deportar todos os imigrantes com passagem pela polícia, assim como construir um imenso muro entre os países fazendo o México arcar com as despesas. A Globo tem se mostrado a favor da candidatura de Hillary. Essa matéria, por exemplo, deu a perspectiva dos mexicanos, sugerindo ao espectador que a política de fronteira dos EUA é perversa.

Dívida pública brasileira: o conto do vigário

Essa matéria é completamente manipuladora.

Para convencer a população das reformas (ou desmonte, como preferirem) que o governo golpista pretende fazer, o JN diz na matéria que a dívida pública existe porque o governo não soube equilibrar as contas, que gastou além do que podia com serviços sociais, como previdência, saúde, educação… Ora, por que o enfoque foi esse? Por  que ao invés disso não explicaram que a maioria dos governos, no mundo inteiro, é endividada? O que muda, portanto, é a maneira que o Estado paga essa dívida: retirando investimentos da saúde pública, educação, aumentando impostos e juros, ou taxando as grandes fortunas, desonerando impostos de alimentos, fazendo os ricos ajudarem no pagamento, etc.?

Nicolas Maduro de maduro não cai

A oposição do presidente venezuelano quer novas eleições. Acusam Maduro de ter violado a Constituição.

Crise econômica e política na Venezuela configurou o atual cenário de instabilidade, cujo efeito maior, além das dificuldades que a população enfrenta pra comprar alimentos, por exemplo, é o desejo dos opositores de Maduro por novas eleições.

Renan Calheiros bocudo!

A declaração do presidente do Senado, Renan Calheiros, chamando juiz de primeira instância de juizéco, repercutiu durante o dia todo. O que deu combustível à repercussão foi o posicionamento da presidente do STF, Carmén Lúcia, em defesa dos juízes enquanto classe (ou seria casta?).

O mais tragicômico da matéria é o que diz a correspondente em Brasília, ao final, sobre a motivação de Temer em manter no governo o ministro da justiça, Alexandre de Moraes, desafeto de Calheiros. Segundo ela, uma possível demissão de Moraes desagradaria ao PSDB, aliado do governo, e isso não pode acontecer, visto que o objetivo maior é a aprovação da PEC 241.

PEC 241 foi aprovada.

Agora terá duas sessões no Senado, onde deverá ser igualmente aprovada, para o lamento dos trabalhadores.

Câmara instaurou Comissão Especial para discutir Reforma Política. 

  • Globo News – Conta Corrente

Como funciona o teto dos gastos

O programa contou com uma entrevistadora e dois entrevistados; um professor e um homem de negócios.

Na tentativa de serem didáticos, comparações do tipo “o país está no cheque especial”, ou “o ajuste fiscal é como um cinto apertado numa gordinha”, foram feitas.

Quase 10 minutos de manipulação, engano, desonestidade para com o povo.

Por que não chamaram um especialista de posicionamento contrário à PEC 241? Seria democrático, não?

  • Jornal da Globo

Sobre aprovação do texto da PEC 241 na Câmara

De Brasília, o correspondente Heraldo Pereira conversou com Waack sobre votação do 2º turno da PEC 241.

Quase 8 minutos de matéria.

Todos os chavões conservadores e favoráveis à PEC 241 foram usados.

A Globo faz a lição de casa direitinho quando o assunto é convencer à população sobre o assunto que lhe interessa.

  • Folha de São Paulo

Coluna Élio Gaspari

Assim, a Lava Jato vai acabar absolvendo Lula

Trecho:Admita-se que resolvam prender Lula porque, de acordo com os documentos conhecidos, ele seria o “amigo” que recebeu R$ 8 milhões da Odebrecht. Nesse caso os trabalhos seriam dois: primeiro, prendê-lo; em seguida, soltá-lo. Em março o ex-presidente foi conduzido coercitivamente a uma delegacia. O balanço do episódio foi a sua martirização, papel em que há 40 anos ele se sente bem.

Capas Folha e Estadão

capas

  • Blog Reinaldo Azevedo – VEJA

Uma imagem vale mais que mil palavras. 

blog-reinaldo

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes