Governo brasileiro fomenta tragédias cotidianas

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Quando um país não ataca a causa de seus problemas mas apenas o efeito, repete tragédias cotidianamente. A grande imprensa agradece e noticia os descasos com saúde, segurança, educação e economia. O ano está só começando.

Até amanhã.

  • JN

Exposição do caótico sistema carcerário brasileiro.

A 12 dias da posse, Trump é criticado por Meryl Streep no Globo de Ouro

Tempo da matéria: 2:37 min

Matéria destacou pequenos trechos da fala de Meryl na premiação do Globo de Ouro. A atriz fez críticas diretas a Trump, sobretudo em relação à presença de imigrantes no país, defendida por ela.

Brasileiros que desistem de procurar trabalho somem das estatísticas

Tempo da matéria: 2:55 min

Matéria mostrou brasileiros que desistiram de procurar trabalho. Comparou índice de desempregados com o ano anterior; são 33% a mais. Segundo especialistas entrevistados, pessoas com menos escolaridade são as que mais se deixam abater, o que as fez desistir de encontrar trabalho.

  • TV UOL

[vídeo] – Trump chama Meryl Streep de “amante de Hillary Clinton”

[vídeo] – Plano de recuperação fiscal do RJ sai na quarta-feira

[vídeo] – Petrobras anuncia recompra de U$ 2 bilhões em dívidas

  • Folha de São Paulo

Capa

EditorialPaís do presente

Brasileiros poupam menos que pessoas pertencentes a países de renda semelhante ou inferior. Quando considerados apenas os 60% mais ricos da população, as respostas pouco se alteram. Os dados apresentados no texto serviram como argumento em defesa da reforma da previdência.

Kim KataguiriPresídios precisam ser privatizados imediatamente

Separo trecho do colunista: “O déficit de vagas, também sem contar as prisões domiciliares, é de 206.307. Para suprir esse déficit seria necessária a construção de 413 estabelecimentos penitenciários com capacidade para 500 vagas, número recomendado como limite pela ONU (Organização das Nações Unidas). Alguém realmente acredita que os governos estaduais são capazes de construir esse número de penitenciárias num tempo razoável e posteriormente gerir todos esses complexos de maneira satisfatória sem o auxílio da iniciativa privada?

  • Senado

Regra para votação de vetos presidenciais pelo Congresso pode mudar

A PEC cancela a exigência de suspender deliberações enquanto determinado veto não for apreciado. A proposta é da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).

  • Câmara

Comissão aprova cumprimento de pena por detento primário em prisões exclusivas

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que determina que os presos primários cumpram pena preferencialmente em estabelecimentos prisionais exclusivos, nos quais eles sejam agrupados de acordo com classificação em exame criminológico.

  • PGR

PGR pede informações sobre funcionamento do sistema penitenciário em quatro estados

O objetivo é instruir os quatro procedimentos administrativos instaurados ontem, diante dos indicativos de graves problemas na situação carcerária dos estados. O ofício foi enviado ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e aos governadores dos estados de Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia.

  • O Globo

Lauro JardimMaia e o PT

Maia dirá com todas as letras que, se apoiá-lo, o PT poderá ter um nome, provavelmente Paulo Teideira, na mesa da Câmara. Mas não mais do que isso. Por enquanto, no entanto, o PT ainda ameaça seguir com a candidatura do pedetista André Figueiredo. A decisão final acontecerá semana que vem.

Destaques da página inicial sobre sistema carcerário

  • EL País

Três meses após brilhantismo dos Jogos, o Rio abandona o Maracanã

O Maraca está tomado por gatinhos, com a grama seca e sem luz. Concessionária e o Comitê Rio 2016 se enfrentam por causa da manutenção do estádio, que segue sem administração.

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Eder Casagrande:

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.