Audiência de Glenn na Câmara dos Deputados (ao vivo)

PETRO9 MACAE 18/03/2001 GERAL OE JT PLATAFORMA-ACIDENTE EQUIPES TRABALHAM PROXIMO A PLATAFORMA P36 NA BACIA DE CAMPOS TENTANDO EVITAR O AFUNDAMENTO FOTO DIGITAL POOL TASSO MARCELO-AE 5.70 MB

Terceirização tucana foi grande culpada pelos assassinatos da P-36

Por Tadeu Porto

10 de abril de 2017 : 11h29

Por Tadeu Porto*, no Diálogo Petroleiro

Romero Jucá, aquele mesmo que foi convidado para uma tal de suruba, era do PSDB-RR quando relatou no senado, há quase 20 anos, um projeto que regularizava a terceirização irrestrita.

Se no PMDB em 2016 o senador queria porque queria estancar a sangria da Lava-Jato com um Golpe de Estado, em 2002 o político quis ampliar a sangria dos trabalhadores (literalmente, pois é sabido que as mortes aumentam e muito comparando trabalhadores primários e terceiros) e acabou não tendo sucesso, provavelmente graças ao fim de feira que se tornou o final do segundo mandato FHC que conseguiu quebrar o país três vezes e pagar o preço de ser rejeitado nas urnas quatro vezes seguidas (voltou pela porta dos fundos com um Golpe que, de novo, quebrou o país).

Mas naquela época onde o Brasil tinha a campanha Natal sem Fome, o debate sobre a terceirização também foi acalorada, principalmente depois de um dos maiores acidentes da história da indústria petroleira nacional, o afundamento da P-36 no fatídico 15 de março de 2001. Isto porque, em diversas análises sobre o ocorrido, a terceirização irresponsável que FHC, Parente e cia foi apontada como uma das grandes culpadas pelo sinistro que matou 11 petroleiros.

Ambientalistas daquele tempo, por exemplo, criticaram diretamente as terceirizações promovidas pelo governo tucano, que enxugou o quadro de funcionários sem a devida reposição. Sem falar, também, nos petroleiros, aqueles que vivem efetivamente o dia a dia de trabalho nas instalações Petrobrás, que fizeram greve de 24 horas contra esse tipo de prática.

O Ministério Público, inclusive, somou-se as vozes contra os males da terceirização e abriu investigações contra a empresa. Já no âmbito parlamentar, a Alerj apontou a terceirização como a principal culpada do acidente e um estudo na câmara federal argumentou que “com aumento progressivo aumento de atividades terceirizadas… a deficiência de realizações de manutenções preventivas e programadas tornou-se significativa na P-36”.

Foi muito claro, naquele tempo, que a terceirização tucana foi a grande vilã num dos maiores escândalos da Petrobrás. Muitas pessoas pensam que os R$6,2 bilhões (U$ 1,68 bilhões), que não representam a realidade pois são números superestimados foi o maior escândalo de corrupção do país. Todavia, vale salientar que 2 anos de produção da P-36 – que afundou pela sanha entreguista de FHC – superariam fácil esse valor, sem contar no que a Petrobrás perdeu com danos a sua imagem e nas onze mortes que aconteceram na tragédia.

Essa mesma terceirização, que agora volta com o Golpe com ares triunfais, prometendo diminuir o desemprego no país, quando, na verdade, é mais uma agenda imposta pela elite econômica através de suas marionetes no legislativo.

 

Tadeu Porto é colunista do Cafezinho e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Face! :)

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

18 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos

11 de abril de 2017 às 10h11

Falar em FHC é falar do maior criminoso que o Brasil já tem, junto com o poder judiciário brasileiro, quanto o povo não paga por esse tipo de justiça mafiosa vejam o é exemplo de São Paulo.

Responder

Pedro Martini

11 de abril de 2017 às 10h06

Responder

Roberto Neiva

11 de abril de 2017 às 01h18

kkkkkkkk…….cuma é ?

Responder

Crazy Fla

10 de abril de 2017 às 21h09

estranho éq em todo final d ano tem retrospectiva na mídia, mas eles nunca falam desse fato, só falam do mensalão petista!!!

Responder

João Alves

10 de abril de 2017 às 21h32

DAQUI A POUCO VA~ FAZER LICITAÇÃO PARA TER BANHEIRO PUBLICO EM SAO PAULO , VOCE JA PAGA CARO PARA COMER E DEPOIS VAI PAGAR MAIS CARO PARA KKKKKK AAAAAAAA GGGGGG AAAAAAAA RRRRRRRRR É UM ABSURDO

Responder

Gojoko Jupira

10 de abril de 2017 às 20h43

SEM FALAR DE ALCANTARA

Responder

Xô corruptos

10 de abril de 2017 às 17h23

o autor do texto deve acreditar também que a Lava Jato é um complô da CIA, MPF, PF, Moro e Rede Globo para acabar com o PT. Kkkkk esses blogueiros e articulistas amestrados pela ditadura “companheira” são muito engraçados..

Responder

    C N Morais

    11 de abril de 2017 às 13h17

    Vejo que os tucanos ainda mantém cachorrinhos nos blogs sujos…

    Responder

Adriano Leal

10 de abril de 2017 às 18h44

Giovanni Santos Becker, vc que trabalha na PB, concorda ou acha que o que ocorreu com a P36 foi só um “acidente”! rs

Responder

Laercio Ferreira

10 de abril de 2017 às 16h05

A PETROBRAS UMA DAS MAIORES ESTATAIS DO PLANETA EM EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO , E HOJE É A MELHOR TECNOLOGIA EM BUSCAR O ÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS , COM A DESCOBERTA DO PRÉ SAL , UMA DAS MAIORES BACIAS EM PETRÓLEO , JÁ COBIÇADA POE GRANDES CONGLOMERADOS MUNDIAL, STÁ SENDO ENTREGUE AOS CAPITAIS FINANCISTAS , E EMPRESAS TRANSNACIONAIS COM EXXON?? PSDB , COM SEUS TUCANOS ABUTRES , DEU INICIO DOAÇÃO DESSA RIQUEZAS NATURAIS??

Responder

Torreal

10 de abril de 2017 às 12h33

Só me lembrem, Jucá é aquele ex-ministro, ex-líder do governo durante a era do Pt no poder?

Responder

    Ernesto

    10 de abril de 2017 às 16h44

    É ele mesmo, só que a mulambada petista tem memória fraca fraca !

    Responder

Atreio

10 de abril de 2017 às 12h16

No brasil de hj, terceirização é muito bem exemplificada nos presidios do AM.
tá trank por lá?
o MT já foi lá dar uma olhada e assuntar com a galera?
parece q não…nem o alex-plagiator-moraes foi…..
alias, pra onde essa galera vai q gasta tanto de avião e não ve nada doq rola no brasil?

paraty talvez?

Responder

Erneto

10 de abril de 2017 às 12h11

Esse é o discurso típico do pelego petista. A petrobras nunca terceirizou tanto no governo petista. O governo petista não só manteve a proporção de terceirizados, como aumentou. No governo petista chegou a haver a proporção de um funcionário efetivo para três concursados; ou seja, do total de prestadores de serviço na estatal, 75% eram terceirizados. É muita hipocrisia culpara o governo FHC por uma terceirização que o governo petista ampliou !

Responder

    Atreio

    10 de abril de 2017 às 12h18

    hi,..esse tomou 3 rivotrix de manhã pra “dar embalo”

    respira, filhao.
    bicho papao nao existe! foi só uma coisa q o bonner inventou pra te assustar.
    tente amar alguem hj!
    desejo melhoras!

    Responder

      Ernesto

      10 de abril de 2017 às 16h45

      Eu iria tomar o rivotrix, mas seu pai e sua mãe acabaram com o estoque, imundo petista ! kkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

    C N Morais

    11 de abril de 2017 às 13h20

    Dados não mentem, parça. Lula pegou a empresa com 49 mil funcionários próprios. Dilma a entregou vom 89 mil.

    Responder

Hilário Sousa

10 de abril de 2017 às 12h00

Logo, podemos concluir sem sombra de dúvidas, que o PMDB e o PSDB, deseja mesmo afundar o BRASIL.

Responder

Deixe uma resposta

x
WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com