Menu

Por que a Globo agora quer a saída de Temer?

Na Carta Capital A crise política e o enigma da Globo por João Feres Júnior — publicado 20/05/2017 10h20 O que leva a empresa a descartar o arauto de sua agenda política? Não sei o que é mais ridículo nessa crise turbinada na qual o País embarcou com as delações da JBS, o tom de […]

53 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na Carta Capital

A crise política e o enigma da Globo

por João Feres Júnior — publicado 20/05/2017 10h20

O que leva a empresa a descartar o arauto de sua agenda política?

Não sei o que é mais ridículo nessa crise turbinada na qual o País embarcou com as delações da JBS, o tom de indignação dos âncoras e comentaristas da grande mídia perante o deslindamento dos esquemas de corrupção envolvendo Michel Temer, Aécio Neves et caterva (nunca essa expressão latina foi tão bem empregada), ou a reação de incredulidade e desilusão de boa parte da classe média perante o noticiário. No caso dos lacaios da grande mídia, o ridículo reside na farsa descarada de seu comportamento. Já a classe média passa pelo ridículo daqueles que dão sinais da estupidez em público sem se darem conta disso.

Ora, quem não sabia que Temer, Aécio e seus aliados estavam envolvidos em todo tipo de maracutaia? Resposta: somente os pobres de espírito, entendendo esta palavra no seu sentido filosófico de desenvolvimento da mente. Corta para o detalhe cômico de o delator Saud dizer que Temer e Kassab se distinguiam por abertamente reservarem propina para gastos pessoais, enquanto todos os outros recipientes pelo menos tinham o pudor de tomar o dinheiro para fins de campanha, prima facie, é claro.

Não há nada de muito novo nessas delações além da verdade escancarada dos fatos, no atacado, e de provas materiais contra alguns delatados. Apesar de isso não ser pouca coisa, os fatos em si não deveriam surpreender a ninguém. O que é na verdade surpreendente, ou seja, a grande questão que se coloca para a análise política nesse momento é o racha que começa a se desenhar entre os órgãos da grande imprensa.

Enquanto a Folha de S. Paulo e o Estadão adotam posição de bombeiro da crise, lançando em suas capas e editoriais dúvidas sobre as acusações contra Temer, a rede Globo, por meio de todos os seus meios, move campanha ferrenha contra Temer e de lambuja contra Aécio, até há pouco um verdadeiro darling das empresas dos Marinho, com direito a amizade sincera e pública com figuras como Luciano Hulk e Ronaldo Fenômeno.

Os jornalões paulistas fazem o que era esperado deles, apoiaram Temer desde o início, a Folha de modo bem mais recalcitrante, isso é verdade, e agora se aferram a sua opção política original, cerrando fileira com a defesa do presidente, ainda que já permitam colunistas bem mais críticos pedindo a cabeça de Temer em suas edições.

Quem se comporta de maneira muito atípica é o Grupo Globo. Temer é massacrado pela cobertura do jornal, da rede aberta e do canal noticioso de cabo. Dedicam a ela uma cobertura somente comparável àquela recebido por Lula, personagem ao qual o grupo dedica publicamente ódio mortal, descartando todos os rituais de pretensa neutralidade e equilíbrio jornalístico em favor de um tratamento abertamente persecutório.

O Globo
O editorial do jornal O Globo de hoje pede a renúncia de Temer, ainda que reafirme o apoio a sua agenda neoliberal
O editorial do jornal O Globo do dia 20, publicado antecipadamente no site na tarde de hoje (19 de maio), pede a renúncia de Temer, ainda que reafirme o apoio a sua agenda reformista neoliberal. Está aí mais um elemento de surpresa.

A grande empresa de mídia quer descartar o arauto de sua agenda política. O que leva a Globo a agir dessa forma? Quais seriam os planos por trás desse comportamento que a distancia dos demais membros da grande imprensa, até há pouco muito alinhados em suas posturas e ações políticas?

É muito difícil responder essa pergunta. Podemos, porém, tentar encaixar algumas peças do quebra-cabeça com a esperança de adivinhar os contornos da figura. O primeiro argumento a descartar é aquele contido no editorial, de que estariam fazendo isso porque o presidente não pode cometer atos eticamente tão reprováveis. O cinismo aqui é evidente e nem vale a pena perder linhas de texto em provar que tal argumento é pura balela.

Outro argumento improvável, que anda circulando pelas redes, é que a Globo (e uso essa expressão para me referir ao Grupo Globo) já tem sucessor para Temer e por isso não vê a hora de se livrar do presidente apodrecido. Ora, qualquer operação de substituição do presidente nesse clima de instabilidade é altamente arriscada e mesmo uma empresa do porte da Globo não tem como controlar todos os resultados.

A versão mais crível desse argumento fala de uma reunião entre a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e empresários, incluindo Carlos Schroeder, diretor geral da TV Globo, no último dia 8 para tratar de um desenlace para a crise que fosse operado por via judicial. Mesmo que os participantes tivessem informações privilegiadas sobre as delações dos irmãos da JBS, nada garante que a ministra tenha poder para controlar o processo de substituição de Temer.

Só sobra a informação, não confirmada, de que o Grupo Globo depende muito das verbas publicitárias da JBS, particularmente por passar atualmente por aperto financeiro, e isso estaria por trás de sua posição anti-Temer. Não é que a Globo seja contra Temer. Pelo contrário, já declarou inúmeras vezes em editoriais sua simpatia pela agenda tucana do pemedebista, assim como a cobertura de seus jornais lhe tem mostrado imenso favor, como podemos confirmar nas análises do Manchetômetro.

Agora, os destinos de Joesley Batista e de seu irmão Wesley se chocaram, porém, com o do presidente ilegítimo. Se a delação combinada com eles se mostrar inócua, provavelmente não escaparão da cadeia. Então, agora é Joesley e Wesley ou Temer. A empresa da família Marinho parece ter feito sua escolha.

Ah, já ia me esquecendo de Aécio. Esse parece ter ficado pelo caminho. Com a prisão da irmã, perdeu sua capacidade de operação. Só a ele esperar que Luciano Hulk e Ronaldão venham lhe prestar solidariedade nessa hora difícil. Afinal de contas, amigos são para essas coisas.

PS Cafezinho: Temer sempre foi um marionete descartável da Globo. Tanto que a emissora agora quer substituí-lo por Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Thomas turbando

12/01/2018 - 07h07

A culpa não é minha eu votei no Aécio kkkkkkkklk

Thomas turbinado da silva

12/01/2018 - 07h05

A culpa não é minha eu votei no Aécio kkkkkkkklk

Kezio lucio

25/07/2017 - 15h18

O texto em kestao é riko e de fácil kompreensao. A ” TV Globinho” sempre mandou no Brasil desde a époka da ditadura. Eles vivem do kaos e enrikessem Kom os miseráveis q produzem. Numa atuação dgna de novela produzem reportagens falando da miséria do povo e de todo seu desespero por edukaçao, segurança e saúde… Fingindo indgnar se.

Geraldo Silva

14/07/2017 - 19h33

Desta vez o Grupo Globo foi longe. Lamentável que seja um humor negro, mas transformaram-se em um grupo de humor. O Globo nunca se preocupou com o país, o saudoso Brizola já denunciava. Temer não é o melhor, nem o pior, é o único, depois é o caos.
Mesmo porque basta lembrar que chegou ao poder junto com a quadrilha petista.
Observem que já arrumaram outra heroína para substituir a Revolucionária Dilma, agora é Miriam Leitão, já tem até livro.
Tenho fé, o povo não é tão burro.

BRUNO SILVA

28/06/2017 - 09h22

Quem é eu falar de política: agora essa acusação contra presidente é armação Desculpa fala isso….

Eduardão

26/05/2017 - 21h59

Só loco e petista aqui, ki nojo. Todo mundo ganhando dos petralhas, para de mamar e vai trabalhar gurizada, inclusive este colunista, com o cheirino de Atibaia…

Crânio

22/05/2017 - 20h27

É um absurdo o que a turma da globenews está fazendo contra o Sr Temer. Como pode ser tão irresponsável e mesquinha essa rede globo.
Nota-se claramente a intenção da rede globo em incitar o povo contra o Governo do Presidente Temer; parece que todos os apresentadores e repórteres da globo estão engajados nessa sujeira de só falar mal do atual Governo.
Não bastasse esse relator do stf edson fachin ser um petista pró lula/dilma que, com toda certeza, também quer derrubar o Temer.
Tudo isso é muito ruim para o País que começa a se erguer depois que os petistas nos jogaram na lama.

UMA VERGONHA!

    Carlos

    23/05/2017 - 14h29

    Isso é ironia não é Crânio? Porque se não for, tira esse uniforme que você não é caveira e muito menos crânio.

    jane sanders

    10/06/2018 - 00h00

    Concordo plenamente com você. A globo que tirar o Temer por ele não ter perdoado a dívida da emissora contraída no governo Dilma. A Globo deve ao BNDES, sonega impostos e tem dívida com a previdência. https://brasilcorrupto.wordpress.com/r-615-milhoes-e-o-que-deve-a-rede-globo-em-sonegacoes/

genisio de sousa pontes

21/05/2017 - 20h09

Não interessa o motivo da globo o importante é que ta fazendo o seu papel alertando o povo enquanto o seu miguel do rosário esta provocando um debate que não interessa o povo .

    Carlos

    23/05/2017 - 14h31

    É claro que importa. Ou você quer continuar sendo manipulado? Essa Globo já deveria ter sido defenestrada do planeta durante o governo Lula. Se tivesse sido, não estaríamos na atual situação. ACORDA!

Elisangela Patricia Patricia

21/05/2017 - 18h22

Fora temer concerteza

Marcelo Cabaldi

21/05/2017 - 15h16

Carta CaPTal.Quem acredita nessa farsa?

Francine Colagrande Mercadante

21/05/2017 - 13h42

Claro que a Globo endividada, quer tirar todos os atuais e colocar o novo Luciano Huck. Presidente

Yanara Lima Dario

21/05/2017 - 13h22

Com Temer caído, já devem ter coisa melhor

Carlos Américo Rocha de Azevedo

21/05/2017 - 09h43

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/296820/JN-se-corrige-e-nega-contas-de-Lula-e-Dilma-no-exterior.htm
…”O apresentador William Waack reconheceu que não há conta dos ex-presidentes, mas apenas a alegação do dono da JBS de que teria mantido contas com finalidade de fazer frentes a gastos políticos.
Depois de espalhada a mentira, é “moleza” dizer que “não era bem assim”…

Carlos Américo Rocha de Azevedo

21/05/2017 - 09h34

Bom dia. Acho que a globo tem mais dois motivos. Primeiro é estar do lado vencedor, JBS. E segundo criar um clima de imparcialidade para poder continuar mandando bala em Dilma, Lula e no PT. Abraços, Carlos

Evandro

21/05/2017 - 07h49

Que pena segio moro com teme e piada nua foto da pra ver que tem emterece

Evandro

21/05/2017 - 07h39

Tudo ladrão o baixa renda no governo do Fernando Henrique Cardoso não tinha crédito nem pra compra uma bicicleta porque ele colocava o juros lê pra cima pro isso que o moro ta pardija nos processos ele tem que prede que tá com a grana e pega essa grana e ussa nos ospitas na educação o vou come todo dinheiro vcs são tudo faria do mesmo saco

Alessandro Candido

21/05/2017 - 07h18

Foratemer,fora globo golpista

Clécil Lima

21/05/2017 - 05h58

E de novo, foda-se o povo!

Clécil Lima

21/05/2017 - 05h54

Globo articula o golpe dos golpes…

roberio souza

21/05/2017 - 01h04

Não devemos deixar de lado que a grande mídia, em troca da permanência no poder, usaria a mesma arma que Aecio…e ai vale tudo, até mesmo cortar na carne pra prender Lula e manter a agente de destruição do Estado.

roberio souza

21/05/2017 - 00h58

A pergunta que fica é: se há tanta grana rolando de forma ilícita sendo declarada de forma oficial , porque será que a grana de publicidade nas tres esferas de governo não aparece em nada ????

Sidnei Brito

21/05/2017 - 00h45

Sei lá. Tenho impressão que boa parte das pessoas não foi enganada coisa nenhuma.
Tiraram Dilma sabendo que essa quadrilha assumiria o poder e mesmo assim apoiaram.

Marcos

21/05/2017 - 00h43

Para a Globo, mais importante do que proteger Temer e Aécio é garantir que o Lula seja preso. De nada adianta tanto esforço para implantar as reformas anti-sociais se o Lula vencer as próximas eleições. Depois do depoimento do Lula em Curitiba, sem que fossem apresentadas provas reais e concretas, chegou-se à conclusão de que não seria possível prender Lula sem entregar algumas cabeças coroadas neoliberais.
.
Após meses de silêncio e viagens aos EUA, Marina declarou apoio eterno à pinguela do PMDB e às reformas do fim do mundo. Numa eleição indireta, ela seria uma opção palatável para boa parte da população. Caso haja eleição direta, com Lula preso, ela teria boas chances de continuar o trabalho sujo do Temer.
.
Conspiração ou delírio?

Vitor De Matos

21/05/2017 - 03h01

Globo tentando reconquistar a confiança do povo …….

Vladimir Marsins

20/05/2017 - 23h44

O pior deste País , é que vem um cara dizendo que usou o dinheiro na campanha politica ,centavo por centavo e eu tenho que acreditar na carocinha . Alem de que este papo não pega para os mais crédulos dos seres humanos . estão querendo passar para nós a pecha que sômos o pova mais imbecíl da face da terra .Gastaram todo dinheiro com super faturados na campanha politica.
O politico que fez isto, é o mais imbecil da face da terra.kikkiki. Quando o PT ganhou a eleição e o PSOL pulou fora do governo , será que eles ja não sabiam no que se tranformaria o PT

Vladimir Marsins

20/05/2017 - 23h39

O pior deste País , é que vem um cara dizendo que usou o dinheiro na campanha politica ,centavo por centavo e eu tenho que acreditar na carocinha . Alem de que este papo não pega para os mais crédulos dos seres humanos . estão querendo passar para nós a pecha que sômos o pova mais imbecíl da face da terra .Gastaram todo dinheiro com super faturados na campanha politica.
O politico que fez isto, é o mais imbecil da face da terra.kikkiki.

Rogerio

20/05/2017 - 23h23

Virou uma disputa por poder e dinheiro descarada, ninguém pensa no povo!
Querem afundar o Brasil a todo custo.

Mônica

20/05/2017 - 23h18

Também achei ridículo, pensei que eu tinha ouvido errado ou algo do tipo.
Ouvi que o Temer usou o dinheiro para fins pessoais e todos outros não.
Ha não! Isso é chamar o povo de trouxa na cara dura!
O pior é o Lula aparecer em comerciais fazendo campanha, sendo que pode ser preso.
Nossa! Estamos bem demais em Brasil.
Pra que merda de impeachment se as eleições serão em 2018.

Vera Lúcia Leopoldo

21/05/2017 - 02h04

Quer implantar outro melhor.

LARISSA CALDAS

20/05/2017 - 22h57

E a parte da delação que dizem ter transferido “vantagens indevidas”, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para ex-presidente Dilma Rousseff ninguém aqui comenta?

    Valmor Bueno

    20/05/2017 - 23h30

    Tem provas verossímeis?

    Carlos Américo Rocha de Azevedo

    21/05/2017 - 09h38

    Como não tem provas parece ser aquele jogo acordado com a globo da qual JBS é bastante próxima. É por ai Larissa Caldas. Bom domingo

    Carlos Américo Rocha de Azevedo

    21/05/2017 - 09h41

    O apresentador William Waack reconheceu que não há conta dos ex-presidentes, mas apenas a alegação do dono da JBS de que teria mantido contas com finalidade de fazer frentes a gastos políticos.
    Depois de espalhada a mentira, é “moleza” dizer que “não era bem assim”. http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/296820/JN-se-corrige-e-nega-contas-de-Lula-e-Dilma-no-exterior.htm

Elizabeth G. Barbosa

21/05/2017 - 01h43

Porque o Temeroso construiu a ponte para o seu futuro.

luiz

20/05/2017 - 21h48

Desse golpe vou sentir saudade das mitagens contra os golpistas de Luiza Erundina (ver abaixo), Glauber (não jogo no seu time Jucá), Gleisi (calou o senado) e outras que não lembro agora.

“passo a palavra para o deputado Rogério Marinho, relator dessa DESGRAÇA DESSE PROJETO DE LEI.”
Salve Luiza Erundina :)

https://www.youtube.com/watch?v=M6o17DgrlKM

Roberto

20/05/2017 - 21h47

Presidente Temer recebeu na calada da noite na sua residência oficial um bandido?
Será que uma pessoa de caráter recebe anoite um bandido em casa?
E fica 45 minutos ouvindo crimes e vai dormir um sono de bebê depois disso?

Que mundo vocês vivem?

Michel Temer é corrupto sim.

O que aconteceu com a JBS é o que acontece com todas empresas nesse país, para se dar bem tem que pagar propina o restante da vida.
Costumo comprar frutas na feira, e essa semana o dono da banca falou que não aguenta mais tanta caixinha para fiscal.

Estou falando de uma? feira livre, agora vamos transportar isso para senadores, presidente é deputados.
São Valores pequenos que eles cobram?

Porque o Temer não recebeu na calada da noite o padre da paróquia para fazer uma doação sem ser divulgado?
Sabe porque?
Porque esses caras não pensam em ninguém, só neles!!!

O dono da JBS pode ser bandido, mas ele foi falar de crimes com outro bandido!

    LARISSA CALDAS

    20/05/2017 - 23h08

    E lula é inocente ou corrupto?

      Eduardo

      21/05/2017 - 13h00

      O QUE É QUE O CÚ TEM A VER COM AS CALÇAS????

Roberto

20/05/2017 - 21h39

Você cita que a Globo tem ódio mortal do PT, porém a única emissora que o Lula deu entrevista exclusiva no fantástico para falar do mensalão.
Será que Temer, lula, Aécio..todos são inocentes e batalham e dão a vida pelo país e pelo.povo brasileiro?
Acorda meu amigo.

jose edimar camarota

20/05/2017 - 21h12

todos da oposição querem o pior melhor. respeitosamente, a globo tem todo o interesse da jbs, todos sabem, até ´pq. soltaram uma bomba, sem nada que comprove qualquer coisa. Uma firma que deve tanto ao governo e que não pagam seus impostos. Aplicaram 1 bilhão de um dia na bolsa e no dia seguinte ganhou quase 1 bilhão. infelizmente, essa furada de funcionário da g…espero que a globo continue o seu trabalho excelente sem politicagem…\pois tudo Deus sabe de tudo. Infelizmente, precisamos muito de alfabetização.

Beth Constantino

20/05/2017 - 23h52

Porque eles querem escolher o novo presidente.

jose Eduardo

20/05/2017 - 20h02

Acho comentário perfeito sobre a Globo, mas achar que as mídias Paulitas estão certas não concordo. Como você disse todos sabiam do passado e presente dessas pessoas, logo o objetivo da mídia honesta é informar fatos, monstrando-se isenta. Zero para Globo e mídias Paulista.

MARIA ILZA DE ALMEIDA

20/05/2017 - 18h49

Nãoooooo. Henrique Meirelles é intragável, insuportável e também ficha suja.
Diretas já!!!!! novas lideranças pelo amor de Deus.

Decio

20/05/2017 - 18h47

Quem vazou para a Globo,e sob que condições, um assunto que apenas setores restritos do judiciário já conheciam e era frontalmente contrário aos interesses do grupo que vinha tangindo de forma satisfatória as reformas e que agora obriga a Globo mudar radicalmente em relação à Temer,embora mantendo os mesmos objetivos?Penso que a resposta está dentro da cúpula do judiciário.Não é demais lembrar que o vazamento atinge fortemente Gilmar Mendes,um ministro que recentemente, sem o menor pudor , fulminou um seu par no supremo com o epípeto de ” velho canalha” .Acrescente a isso a notória proximidade do ministro Gilmar com Aécio ,que foi ferido de morte pelo vazamento. Não podemos deixar de registrar os estilhaços que atingiram setores do MP ligados à lava-jato ,não é à toa que Moro e a turma de Curitiba,figurinhas frequentes na mídia desapareceram do noticiário.Dizem as más línguas que estão ocupadíssimos refazendo suas listas e fotos na galeria de amigos nas redes sociais.

Inez Esteves

20/05/2017 - 20h48

Ótimo!

Lili Brown

20/05/2017 - 20h30

Amanha seremos milhoes nas ruas do Brasil inteiro por DIRETAS JA!!! GOLPISTAS NUNCA MAIS!!!

Maria Mello Losso

20/05/2017 - 20h04

Porque Temer não aprovará mais nada.

Diego Cavaleiro

20/05/2017 - 19h52

Walter Willians

Najara Borges de Carvalho

20/05/2017 - 19h18

Como se eles não soubessem…

Roberto Oliveira

20/05/2017 - 19h15

Outubro ta chegando…


Leia mais

Recentes

Recentes