Menu

Corrupção com prova na ditadura militar

O então presidente Emílio Garrastazu Médici vistoria as obras da Ponte Rio-Niterói Foto: Arquivo Nacional “‘Ah, na ditadura não tinha corrupção’. Tem que ser muito babaca para acreditar nesse lengalenga fascista”. O comentário é do jornalista Leandro Fortes em seu twitter, onde compartilhou o tweet de Matias Sepktor com a prova cabal de corrupção na […]

44 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O então presidente Emílio Garrastazu Médici vistoria as obras da Ponte Rio-Niterói

Foto: Arquivo Nacional

“‘Ah, na ditadura não tinha corrupção’. Tem que ser muito babaca para acreditar nesse lengalenga fascista”. O comentário é do jornalista Leandro Fortes em seu twitter, onde compartilhou o tweet de Matias Sepktor com a prova cabal de corrupção na ditadura, no governo Médici.

“Chefe militar no governo Médici pedia propina a empresários americanos (nem sempre por intermédio da Fiesp). Primoroso documento recém-aberto”, diz Spektor, professor de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em sua coluna de hoje na Folha de São Paulo, Spektor detalha mais o caso e questiona: se nossa podridão é de longa data, qual a diferença entre o esquema dos homens de farda e a mala de Rocha Loures, o infame assessor presidencial?

 

 

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rubens passos

12/06/2017 - 08h59

A diferença entre os governos militares e os governos petistas e pmdbisata e que no primeiro éramos idiota e não sabíamos e no seguindo sabíamos que éramos idiotas. É tem gente que quer continuar sendo idiota acreditando em petista pmdbisata psdbistas entre outros
Agora não é salvo conduto dos petistas dizerem que outros fizer

Eliseu Leão

09/06/2017 - 16h20

O povo brasileiro sofre hoje os efeitos daquela podridão civil-militar fascista.

Um jornalista escreveu em agosto de 2009: «A história muitas vezes demora a ser contada, mas algum dia acaba aparecendo em toda a plenitude. Foi o que aconteceu agora depois da revelação dos arquivos implacáveis do Departamento de Estado de 38 anos atrás mostrando que o então general de plantão Garrastazu Médici oferecia serviços subservientes aos Estados Unidos com o objetivo de desestabilizar governos eventualmente reformistas. ?

Dois anos antes do golpe que derrubou o presidente constitucional chileno Salvador Allende, Médici se reuniu com Richard Nixon, tendo como intérprete o general Vernon Walters, o adido militar estadunidense no Brasil que teve papel de destaque na derrubada de João Goulart. Médici colocou-se à disposição dos EUA para desestabilizar Allende e de quebra ofereceu ajuda, que se concretizou, para fraudar a eleição presidencial uruguaia. Na ocasião venceu fraudulentamente o candidato do Partido Colorado, Juan Maria Bordaberry. […]??

Como se tudo isso não bastasse, Médici chamou a atenção sobre o então presidente peruano, general Juan Velasco Alvarado, por considerá-lo pró-castrista. O documento tornado público revela o baixo nível do militar brasileiro ao fazer fofocas sobre questões pessoais de Alvarado. Na verdade, tanto Médici como Nixon e o famigerado Henry Kissinger, também presente na reunião na Casa Branca, temiam o surgimento de militares nacionalistas latino-americanos que defendessem os seus países contra investidas dos Estados Unidos. ??

Nos dias de hoje, o temor e o ódio que tinham do peruano Juan Velasco Alvarado, um general à frente de seu tempo e por isso acabou deposto por militares pró-Estados Unidos, transferiu-se para o atual presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez. A história é clara: militar que defende interesses nacionais, e ainda por cima com preocupação social, não pode ser aceito pelos Estados Unidos, que acionaram todos os seus serviços de inteligência para neutralizá-lo. ??

Na verdade, os arquivos do Departamento de Estado tornados públicos revelam o que já se conhecia a boca pequena, ou seja, a intromissão indevida da ditadura brasileira em assuntos internos dos países latino-americanos. […] Se os leitores pensam que os arquivos disseram tudo sobre o período, enganam-se. Há muito mais coisa escondida. É o caso de um brasileiro de nome Aristóteles Drumond, hoje âncora de um programa de entrevistas do Rede Viva, canal 26 da Net, que circulava pelo Chile no início dos anos 70 levando armas a grupos de extrema direita, como o denominado Pátria e Liberdade, segundo denúncia formulada pelo historiador René Dreifus em seu livro A Internacional Capitalista – Estratégias e Táticas do Empresariado Transnacional 1918-1986 (pg. 229), uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer a realidade daqueles anos de chumbo da história latino-americana. […]

Cristina Vanni

09/06/2017 - 14h20

Só não sabe quem não quer.

Josemar Paixao

09/06/2017 - 12h23

Fabiana Paixão Iora, vai vendo prima!

Reinaldo Chaves Rivera

09/06/2017 - 05h39

…MENTIROSOS !!!!!!! …MENTIRAS SÓRDIDAS E SOLERTES !!! …… A imprensa, infestada de comunistas calhordas, prossegue na campanha sórdida de difamação contra os legítimos governos militares que nos salvaram de uma ditadura comunista facínora como as de Cuba, China e URSS. São solertes, mas não vão muito longe com suas mentiras, pois a internet pôs a nu os verdadeiros propósitos desta escumalha vermelha. Mesmo nas escolas e universidades, já há muitos alunos desmascarando estes comunistas que, hoje, se travestem de “esquerda progressista” ou, pior, “liberais”, mas são os mesmos comunistas criminosos de sempre com as suas artimanhas. Perderam mentirosos !!!

    Valerio Moreira Candido

    09/06/2017 - 10h31

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Elaine Loureiro

    09/06/2017 - 11h38

    Veinho gagá!

    Elaine Loureiro

    09/06/2017 - 11h39

    Vai ter que tomar uma anti-rábica.

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 12h10

    Essa aí sofreu trepanação marxista pelos professores maconheiros da faculdade. Estulta idiotizada pelos esquerdatas.

    Cristina Vanni

    09/06/2017 - 14h24

    Reinaldo Chaves Rivera você poderia ser educado ? Acho que não. Ditadura no Brasil foi para acabar com a nossa riqueza nacional e liberdade. Se com sua idade não sabe disto , não perdeu a chance, dá tempo é só procurar documentos sobre o milagre brasileiro.

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 14h35

    mentirosa !!

    Cristina Vanni

    09/06/2017 - 20h50

    Rsrsrsrsrs preguiçoso. …não gosta de estudar.

    Elaine Loureiro

    09/06/2017 - 21h20

    O veinho gagá pensa assim: “Eu tenho razão porque sim e o resto é mentiroso porque é viciado.” Kkkkkk!

    Elaine Loureiro

    09/06/2017 - 21h21

    E é professor de direito! Imagina se não fosse.

    ADIRSON

    09/06/2017 - 19h00

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ainda mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, como você é desequilibrado cara!

    Samuel Sousa

    12/06/2017 - 00h47

    E comíamos crianças também com batata…. Hoje só comemos mulheres de fascistas babacas como você mas sem batata mesmo.

Reinaldo Chaves Rivera

09/06/2017 - 05h38

Graças a Deus os militares evitaram se instaurasse no Brasil uma ditadura comunista. A mídia, regiamente paga com os nossos impostos, está fazendo uma campanha de difamação dos militares e do grande serviço que prestaram a esta nação. Por isso, engajo-me entre aqueles que acreditam que o Brasil só teve a ganhar com a contrarrevolução de 1964. Já os comunistas de plantão, querem fazer prevalecer a mentirosa versão de que defendiam a democracia. Bazófia ! Queriam uma ditadura comunista submissa a Cuba e à então URSS. Estes comunistas que fazem pose de democráticos (alguns deles condenados e presos !), são, ao ver de milhões de brasileiros de bem, uma ameaça à democracia e às liberdades conquistadas a duras penas. Por isso, não tenho receio de me colocar ao lado daqueles que, verdadeiramente, lutam por varrer de Brasília os que trabalham, lenta e dissimuladamente, pela “revolução democrática”, esta que poderá ser a cubanização do Brasil, como já ocorreu com os nossos vizinhos venezuelanos.

Reinaldo Chaves Rivera

09/06/2017 - 05h37

De qual ditadura vocês estão falando ? A ditadura de Cuba, onde os facínoras Fidel e Raul castro já mataram mais de cem mil em execuções sumárias nos paredões ? A ditadura da China, que matou mais de 40 milhões de fome, na maior carestia da história da humanidade ? A ditadura da ex-URSS que matou mais de 10 milhões de ucranianos, resultado do cruel confisco de alimentos e fechamento de fronteiras, conhecido como Holodomor ? Era uma destas ditaduras comunistas que vocês queriam no Brasil ? Vamos lá, tenham coragem, se posicionem, não apaguem meus comentários. Ou a verdade incomoda tanto assim ?

    Valerio Moreira Candido

    09/06/2017 - 10h31

    NÃO DEFENDO DITADURA NENHUMA. TODAS AO CORRUPTAS E VIOLENTAS. DE DIREITA E DA ESQUERDA. PONTO.

Jerônimo Netto De Azambuja

09/06/2017 - 02h05

Vera Ione Dos Santos

    Vera Ione Dos Santos

    09/06/2017 - 16h38

    Jeronimo Jerônimo Netto De Azambuja eu só quero que volte o regime militar,porque foram os melhores anos da minha vida…poderíamos andar sem medo de nada.Hoje ta uma pouca vergonha!politica não entendo nada;só sei que estão acabando com o nosso BRASIL.BJS

Rogério Rizo Vieira

08/06/2017 - 23h29

Viva 1964 bem que poderia se repetir.

Norberto F. Lubiana

08/06/2017 - 18h47

Toda corrupção deve ser combatida. Quero ver vocês escancararem aqui a corrupção da direita e da esquerda e combater ambas. As reportagens de vocês dão a impressão que voc~es querem justificar a corrupção da esquerda apontando a da direita.
O Brasil pode mudar se assim todos se comportarem, denunciando e combatendo todo ato de corrupção.

Cunha

08/06/2017 - 18h27

As mesmas mãos sujas de sangue, recebiam gratificações pelo serviço sujo. Pois é , “Pra Frente Brasil”, “Este é um país que vai pra frente…!!!”

Claudio Corrêa

08/06/2017 - 17h09

A corrupção sempre existiu, só que na ditadura empresarial militar de 64, quem denunciava “sumia”, era “suicidado” ou morria mesmo.

Quem não se lembra de Mario Andreazza? O que ele gastou na Ponte Rio Niterói dava pra fazer uma ponte até Vitória/ES. Deixaria Eduardo Cunha envergonhado. E quem escancarou as porta da Petrobras às grandes empreiteiras? General Geisel, quando era presidente da estatal e depois presidente da República. A Odebrecht pode fazer uma delação premiada post mortem. Vai ter Panteão tremendo nas bases.

O jornalismo da grande mídia sempre foi igual à justiça, “é cego quando interessa, vê demais quando lhe convém”.

Luiz Carlos P. Oliveira

08/06/2017 - 15h23

É só investigar quanto custou Itaipu na época. Todos sabem que o que foi gasto lá daria para construir 3 usinas iguais.

Ruy Campos Filho

08/06/2017 - 18h00

Quando a junta militar assumiu o governo era pra devolvê-lo ao povo em 1968 com eleições diretas, mas ao depararem com tanta riqueza e muitooo dinheiro fácil, resolveram ficar mais um tempinho, pra isso com ajuda da Arena fizeram o AI5 e tantas outras atrocidades!

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 05h40

    … A imprensa, infestada de comunistas calhordas, prossegue na campanha sórdida de difamação contra os legítimos governos militares que nos salvaram de uma ditadura comunista facínora como as de Cuba, China e URSS. São solertes, mas não vão muito longe com suas mentiras, pois a internet pôs a nu os verdadeiros propósitos desta escumalha vermelha. Mesmo nas escolas e universidades, já há muitos alunos desmascarando estes comunistas que, hoje, se travestem de “esquerda progressista” ou, pior, “liberais”, mas são os mesmos comunistas criminosos de sempre com as suas artimanhas. Perderam mentirosos !!!

    Matheus Meneguette

    09/06/2017 - 15h05

    Reinaldo Chaves Rivera ainda com essa opinião doentia de queriam q o país virasse comunista? Chega a ser engraçado, e pior q tem gente q acredita q tem comunista querendo dominar o país haha hilário

    Ruy Campos Filho

    09/06/2017 - 16h35

    Reinaldo é um exemplo claro de um alienado político, um coxinha mas que sonha em ser hamburguer!

Eduardo De Melo Machado

08/06/2017 - 17h48

Os militares foram o maior exemplo de honestidade

    Gerson Pompeu

    08/06/2017 - 19h47

    Tolinho.

    Julio Brentani

    08/06/2017 - 21h46

    Agora acorda e toma seu remédio ????

    Cázênrique Queiroz

    08/06/2017 - 22h53

    E quem discordasse morria…

    Elaine Loureiro

    09/06/2017 - 11h39

    E vc é a Alice no País das Maravilhas.

    Waldir Lobo Machado

    09/06/2017 - 13h31

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jun Athayde Usami

08/06/2017 - 17h10

Chefe militar no gov Médici pedia PROPINA a empresários americanos (nem sempre por intermédio da FIESP). Primoroso documento recém-aberto por Joe Binden dos EUA .

    Reinaldo Chaves Rivera

    09/06/2017 - 05h40

    … A imprensa, infestada de comunistas calhordas, prossegue na campanha sórdida de difamação contra os legítimos governos militares que nos salvaram de uma ditadura comunista facínora como as de Cuba, China e URSS. São solertes, mas não vão muito longe com suas mentiras, pois a internet pôs a nu os verdadeiros propósitos desta escumalha vermelha. Mesmo nas escolas e universidades, já há muitos alunos desmascarando estes comunistas que, hoje, se travestem de “esquerda progressista” ou, pior, “liberais”, mas são os mesmos comunistas criminosos de sempre com as suas artimanhas. Perderam mentirosos !!!

      Delio

      09/06/2017 - 09h48

      o disco arranhou, o cara só consegue repetir esse discurso hidrofóbico, kkkkkkk

      Samuel Sousa

      12/06/2017 - 00h53

      Gagá tú só aprendeiu o control-C , control-V ? Pede pro teu netinho te dar umas aulas vovô.

Rone Silva

08/06/2017 - 16h19

    Carrie Coleman

    08/06/2017 - 18h46

    Idiota!

João Sapucaia

08/06/2017 - 16h18


Leia mais

Recentes

Recentes